[OFF] JAVASCRIPT PURO, PORQUE NÃO?

 Tópico anterior Próximo tópico Novo tópico

[OFF] JAVASCRIPT PURO, PORQUE NÃO?

ASP.NET

 Compartilhe  Compartilhe  Compartilhe
#491130 - 07/11/2019 21:47:56

JORGESALES
CEARA
Cadast. em:Maio/2015


Última edição em 07/11/2019 21:48:24 por JORGESALES

Pessoal, tenho visto muita discussão/pedido de dicas sobre
qual biblioteca de javascript usar (Vue/Angular etc).
Com um pequeno conhecimento fiz um sistema
utilizando ASP.Net Core para cadastros de moradores.
Acontece que utilizei apenas javascript puro e tudo
funciona perfeitamente.
Minhas perguntas aos mais experientes seria:
Preciso aprender uma dessas bibliotecas?
Quais problemas terei em utilizar apenas o javascript?

Como sempre é apenas um bate papo descontraído e todas
as opiniões são bem vindas.


Cursos de Excel e VB6:
cursoexcelvba.com.br




#491132 - 07/11/2019 22:31:21

KERPLUNK
RIO GRANDE DO SUL
Cadast. em:Junho/2009


Membro da equipe
Bem, com certeza é possível alcançar grandes resultados sem usar bibliotecas prontas. No final das contas, tudo é mesmo um gigantesco javascript que pode sim perfeitamente ser simplificado. O caso é que essas bibliotecas resultam em um gigantesco ganho de produtividade, ainda mais quando se trata de aplicações maiores e/ou mais intrincadas. Muito possivelmente o que você fez é algo simples e com poucas funcionalidades avançadas. Mas imagine o caso de aplicações que possuem funcionalidades bem complexas, principalmente relacionadas à exibição de dados em lista ou grid. Imagine o trabalho que daria desenvolver todo o javascript para um grid de colunas móveis, redimensionáveis em largura, ordenáveis, ativáveis(tipo, exibe a coluna ou não), com agrupamento de dados por linha(tipo um tree grid), enfim com muitos recursos. Obviamente que é possível de se conseguir isso sem o uso de uma biblioteca ou framework pronto, mas com certeza vai dar muito trabalho, estar bastante suscetível à erros e demorar bastante para ficar pronto.

_______________________________________________________________________
Virei Oráculo!
The end is nigh, be ready for the nukes!


#491133 - 07/11/2019 22:35:10

JORGESALES
CEARA
Cadast. em:Maio/2015


Obrigado pelo feedback, mas tirando a parte da produtividade, um site/sistema
somente com javascript teria algum problema?
Meu receio é acabar ficando desatualizado das coisas.

Cursos de Excel e VB6:
cursoexcelvba.com.br




#491134 - 07/11/2019 22:42:00

MARIOANDRADE
SANTO ANTONIO DE JESUS
Cadast. em:Abril/2012


Jorge Sales,
O ideal é saber um pouco dos dois (javascript puro e uma framework de sua escolha),
veja este vídeo:


Cursos de Excel e VB6:
cursoexcelvba.com.br



#491152 - 08/11/2019 12:56:37

JORGESALES
CEARA
Cadast. em:Maio/2015


Citação:
:
Jorge Sales,
O ideal é saber um pouco dos dois (javascript puro e uma framework de sua escolha)...

Obrigado professor, como sei um pouco (bem pouco mesmo) de javascript vou me aprofundar
um pouco mais e só depois escolher uma dessas frameworks.
Vou manter o tópico aberto para quem desejar opinar (é sempre bem vindo).


Cursos de Excel e VB6:
cursoexcelvba.com.br




#491158 - 08/11/2019 15:14:52

JCM0867
BALNEARIO CAMBORIU
Cadast. em:Março/2012


Última edição em 09/11/2019 11:31:25 por JCM0867

Eu optei pelo framework Angular, relativamente difícil de aprender. Mas acredito ser uma das melhores opções.
Vamos ver, depois de aprender a nível mediano, a coisa deslancha. Quero sair do MVC C#
JAVASCRIPT é imprescindível.
Ainda estou nível abaixo do basicão no Angular.





#491160 - 08/11/2019 22:32:38

WCOSTA
VASSOURAS
Cadast. em:Dezembro/2003


Membro da equipe
Amigo JORGESALES,
Como falaram os amigos acima, com destaque ao Guru Kerplunk, tudo depende da necessidade que você terá. Vejo como bons olhos construir seu próprio JS, pois você saberá da sua necessidade e  dimensionará de acordo com a real uso e enxugando o tamanho dos arquivos .js e caso ocorra saberá onde consertar erros e não dependerá de uma correção do Frameworks (Fix ou Patches), veja que recentemente o JQuery desde a versão 1.X até 3.X vem apresentando uma falha no quesito segurança 84% of all websites are impacted by jQuery XSS vulnerabilities , afetando principalmente as versões 1.X e isso me deixa muito preocupado, veja 84% da zorra toda está comprometida de certa forma. Entretanto, como Kerplunk disse um Framework é uma mão na roda, para um projeto maior, a escalabilidade que estas bibliotecas oferecem é brutal mas a sempre o porém, como apresentei anteriormente. Obviamente que no caso do JQuery não é todo a biblioteca está comprometida, mas , parte dela. Portanto ponham as barbas de molhos meus amigos e corrijam suas versões principalmente aquelas locais e mesmo as oriundas de CDNs.

AntSoft Systems On Demand



#491165 - 09/11/2019 09:55:50

MRSILVA
MARINGA
Cadast. em:Julho/2015


Última edição em 09/11/2019 11:23:59 por MRSILVA

Olá JorgeSalles.
Tenho a mesma dúvida que você,  sempre programei para aplicativos desktop utilizando C#, mas aproximadamente um ano e meio comecei a desenvolver aplicação WEB e tive que aprender JAVASCRIPT e agora gosto muito mais de desenvolver em JAVASCRIPT do que em C#. Ha um tempo atrás iniciei meu aprendizado em  REACT mas tive muita dificuldade e como estava com prazo apertado em um sistema que estou desenvolvendo resolvi utilizar somente JAVASCRIPT puro  e desenvolvi varias classes que utilizo em todo meu projeto facilitando muito a minha vida, como exemplo tenho uma classe que a chamo de baseController onde consegui fazer a abstração de crud completo, passo por parâmetro no momento do instanciamento os id's dos objetos (campos)  da pagina em HTML e as   url's da WEB API e por incrível que pareça tenho uma pagina completa onde consigo gravar, excluir, editar, fazer validação e mostrar os erros, movimentar entre registros, ir para uma pagina de consulta entre outras coisas,  o trabalho que tenho e desenvolver o HTML com CSS, essa classe está atualmente aproximadamente com 800 linhas contando com espaços e linhas em branco, está menor que uma classe  que tinha feito para uma pagina de cadastro. Como não tenho amigos programadores e participo somente desse forum as vezes me pergunto, será que tenho necessidade de utilizar um framework nesse projeto? Será que ele ficaria melhor se estivesse utilizando um framework como REACT? Sei que é importante apreender essas tecnologias inclusive vou me dedicar a isso em breve.






#491168 - 09/11/2019 11:34:12

GUIMORAES
ITAPETININGA
Cadast. em:Agosto/2009


Acho que o pessoal já disse tudo, mas vou escrever as minhas considerações.

Hoje, existem inúmeros frameworks, e daqui dois anos, existirá no mínimo o triplo desta quantidade, cada um com uma particularidade.

Qual caminho seguir? Posso usar JavaScript puro em meus projetos? Há algum problema nisso?

Não, nenhum! A grande questão, e que já foi abordada aqui, é a produtividade. Quando o tempo é curto para se desenvolver projetos, estes frameworks poupam muito tempo. É obvio que você terá que dispor de um tempo para aprender, entender o que o framework faz, e se ele irá te auxiliar, mas depois de ter ciência, você ganha em produtividade.
Para empresas que necessitam de agilidade no desenvolvimento (quase todas), utilizar um framework bug-free, estável e escalável, faz total diferença.

Hoje eu utilizo React, React Native e Node em meus projetos, mas ainda tenho os projetos "legados" (muitos por sinal), que estão no .net, e que pretendo migrar aos poucos para esta plataforma.
Quando tenho um projeto simples (como um cadastro), e não quero matar uma formiga com um canhão, eu utilizo o Vue.

Se você somar tudo isto que estou falando, já temos no mínimo 6 tipos de frameworks diferentes (React, React Native, Node, TypeScript, Vue, JavaScript, etc...) envolvidos no desenvolvimento de um sistema. E tudo isto é automático, quando bato o olho, já consigo reconhecer a "linguagem" e começar a trabalhar com ela.

O Kerplunk sempre bate na tecla do paradigma da linguagem, para não nos prendermos a ela, pois a partir do momento que você começa quebra este paradigma, qualquer coisa fica interpretável, e você se adapta para trabalhar em qualquer ambiente, em qualquer situação.
Já perdi a conta de quantas linguagens de programação já desenvolvi, fora os frameworks. Quando digo desenvolver algo em uma linguagem, não é fazer um "Hello World", mas sim algo que será vendido e utilizado por alguém ou corporação.

Em fim, resumindo tudo, sou a favor de utilizar os frameworks a criar um do zero, mas que para isto seja possível, precisamos passar por progressões, e está é a sua progressão, você já entendeu o conceito, e pode partir para soluções mais complexas, a fim de ganhar produtividade.
Tudo na vida é progressão, ninguém, ninguém mesmo (inclusive o Kerplunk), nasceu sabendo tudo. Todos nós passamos por essas progressões, alguns mais rápidos, outros nem tanto, mas sempre amadurecemos o nosso conhecimento. Isto só é possível se você sair da zona de conforto, e enfrentar o problema de frente.



#491169 - 09/11/2019 11:35:56

JCM0867
BALNEARIO CAMBORIU
Cadast. em:Março/2012


Última edição em 09/11/2019 11:57:09 por JCM0867

Citação:
:
Olá JorgeSalles.
Tenho a mesma dúvida que você,  sempre programei para aplicativos desktop utilizando C#, mas aproximadamente um ano e meio comecei a desenvolver aplicação WEB e tive que aprender JAVASCRIPT e agora gosto muito mais de desenvolver em JAVASCRIPT do que em C#. Ha um tempo atrás iniciei meu aprendizado em  REACT mas tive muita dificuldade e como estava com prazo apertado em um sistema que estou desenvolvendo resolvi utilizar somente JAVASCRIPT puro  e desenvolvi varias classes que utilizo em todo meu projeto facilitando muito a minha vida, como exemplo tenho uma classe que a chamo de baseController onde consegui fazer a abstração de crud completo, passo por parâmetro no momento do instanciamento os id's dos objetos (campos)  da pagina em HTML e as   url's da WEB API e por incrível que pareça tenho uma pagina completa onde consigo gravar, excluir, editar, fazer validação e mostrar os erros, movimentar entre registros, ir para uma pagina de consulta entre outras coisas,  o trabalho que tenho e desenvolver o HTML com CSS, essa classe está atualmente aproximadamente com 800 linhas contando com espaços e linhas em branco, está menor que uma classe  que tinha feito para uma pagina de cadastro. Como não tenho amigos programadores e participo somente desse forum as vezes me pergunto, será que tenho necessidade de utilizar um framework nesse projeto? Será que ele ficaria melhor se estivesse utilizando um framework como REACT? Sei que é importante apreender essas tecnologias inclusive vou me dedicar a isso em breve.




Ando procurando um CRUD completo em Javascript puro e CSS com SQL server ou mySQL bem enxuto. Sou mais acostumado com SQL server
Com os objetos mais comuns: campos string, button. chekbox, Listbox, combobox, data, numéricos com decimais, grid e mascaras. Um de cada.
Alguém tem um link com isso?




#491170 - 09/11/2019 13:07:39

MRSILVA
MARINGA
Cadast. em:Julho/2015


Olá JCM0867.

Citação:
Ando procurando um CRUD completo em Javascript puro e CSS com SQL server ou mySQL bem enxuto.  
.

Quando mencionei  crud  completo quis dizer as funcionalidades de envio das requisições  (verbos HTML: post, put, delete, get)  do lado do cliente (JAVASCRIPT), ou seja, o lado do servidor tem outro tratamento quando os dados chegam lá ai você pode usar o que quiser, no meu caso utilizo EntityFramework.

Na verdade não tem muito segredo,  é como é feito em WINDOWSFORMS e principalmente em WPF, ou seja, faz a ligação das propriedades da classe JAVASCRIPT com os Id do HTML, depois cria os eventos desejados, claro que terá que criar uma logicá para determinar qual evento deve ser executada cada item do seu html,  por isso que é difícil de passar uma receita pronta e muito peculiar no padrão de desenvolvimento de cada programador ou equipe.

Nunca pesquisei se tem isso pronto na internet.

Sugestão para o aprendizado:
Crie uma classe para cadastro de um produto faça toda ligação das propriedades do HTML com as propriedades  da classe JAVASCRIPT, implementes todos os métodos necessários (validação de dados, campos obrigatórios, avisos, métodos a ser executados após os eventos etc) deixe a classe funcionando perfeitamente.

Após isso tente fazer uma classe que abstraia tudo isso que fique tudo automático, ou seja  que você consiga passar por parâmetro no construtor da classe os Id's do HTML  e os métodos que devem ser executado, pode acreditar a classe base  é muito mais fácil de ser implementada, você já tem os métodos prontos na primeira classe que fez e já resolveu todos os problemas comum de um crud.

Talvez minha sugestão seja um caminho difícil mas foi a forma que mais progredi no aprendizado e vai muito o que o GUIMORAES disse sobre progressão.





 Tópico anterior Próximo tópico Novo tópico


Para responder este tópico o login é requerido
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Criar usuário