AINDA VALE A PENA ESTUDAR VB.NET EM 2020?

 Tópico anterior Próximo tópico Novo tópico

AINDA VALE A PENA ESTUDAR VB.NET EM 2020?

VB.NET

 Compartilhe  Compartilhe  Compartilhe
#494345 - 16/07/2020 17:38:27

NICKOSOFT
SANTO ANDRE
Cadast. em:Maio/2009


uma coisa é certa, que vai ter gente q nao quer andar pra frente daqui 20 anos fazendo um monte de gambiarra pra fazer algo do vb.net rodar no windows vai.....exatamente como tem gente fazendo varias engenharias no windows pra manter em funcionamento algumas coisas do vb6
da mais trabalho tamanha engenharia de gambiarra do q andar pra frente e aprender algo novo

eu nao ganho a vida com programação, mas nao vou ficar parado no tempo, ja fiquei muito tempo preso apenas em desktop, o passo é grande, c# em asp.net core, mas estou gostando muito....mesmo nao me apropriando muito de alguns detalhes

Cada dia vejo surgirem novos []programadores[] de cdigo pronto aqui



#494352 - 17/07/2020 19:45:54

CRISTIANLT
UBERABA
Cadast. em:Maio/2020


MARCELODAVID

show de bola seu pensamento e instrução, eu estava angustiado com que aprender, usei um tempo o Delphi mas nunca participei ou trabalhei com nenhum projeto, porque? porque sou amador e sua resposta me tirou um monte de coisa da cabeça.

Se sou amador não preciso de algo tão competitivo e nem debruçar num monte de livros, tutoriais e etc para acompanhar meu idioma de escolha.

Depois que estudei Delphi sem duvida nenhuma melhorei muito como profissional mas não com delphi e sim com vba (kkkk), como sou da área de gestão fiz muitas coisas boas em vba com excel e access, foi como se tivesse contrato um auxiliar para me ajudar no dia a dia.

Hoje estou voltando estudar novamente e como vou trabalhar da mesma forma criando mini aplicativos somente para mim e para alguns clientes em caso especifico vou optar por um idioma que esteja mais estável em relação as mudanças competitivas do mercado, algo que não tenha que exigir muito tempo de estudo mesmo porque sou gestor de empresas e o que mais crio são mini programas facilitadores.

Valeu de mais seu texto, me tirou um grande peso e me norteou o que estudar. Gratidão    

Cristian Luis Teixeira

#494355 - 17/07/2020 23:16:28

KERPLUNK
RIO GRANDE DO SUL
Cadast. em:Junho/2009


Membro da equipe
Se tua intenção é essa de criar facilitadores pro teu trabalho, sugiro Power BI, vai por mim, não vai se arrepender.

_______________________________________________________________________
Virei Orculo!
The end is nigh, be ready for the nukes!


#494356 - 18/07/2020 10:41:43

CRISTIANLT
UBERABA
Cadast. em:Maio/2020


Citação:
:
Se tua intenção é essa de criar facilitadores pro teu trabalho, sugiro Power BI, vai por mim, não vai se arrepender.


KERPLUNK

Vou abusar um pouco da sua bondade, mas antes de qualquer coisa Gratidão por ter me ajudado muito.
Mas se me permitir gostaria de contar um pouco mais detalhado meu objetivo com uma linguagem de programação.

Tenho 45 anos e decidi aprender programação agora! (espero que ainda dê tempo KKKK)

Trabalho com gestão empresarial e contabilidade a mais de 20 anos e sempre tive vontade de aprender programar para criar meus mini aplicativos para facilitar meu dia a dia, sendo que por mais sistemas que adquirimos nenhuma está totalmente apto a resolver 100% dos nossos problemas.

Tenho um escritório de contabilidade mas quero focar na gestão de resultados dos clientes!

Recentemente mudei de sistema de gestão contábil porque essa nova solução que adquiri eu consigo acessar o banco de dados e extrair informações para criação de relatórios gerenciais personalizados com excel, no entanto, quero evoluir, considerei o Power BI como uma excelente ferramenta mas quero criar mais mini aplicativos para melhorar a comunicação entre o banco de dados do meu sistema contábil com o power bi e com os meus mini aplicativos, e quando a coisa aperta, me falta uma linguagem de programação.

Minha dúvida é qual linguagem escolher dentro do .Net Framework e .Net Core, VB.net ou C# ? sendo que nunca programei então não possuo preferência por dialeto.

Vou fazer um cenário para você entender melhor o que vou precisar estudar.

1) Quero migrar aos poucos para uma gestão de empresas utilizando uma linguagem de programação em que eu possa desenvolver meus critérios, automatizar rotinas no meu escritório e facilitar ao máximo os processos internos, estou achando isso mais interessante hoje do que ficar analisando balanços e estar o dia todo cumprindo apenas as obrigações de um escritório. ( digamos que estou saturado kkkk)

2) Quando me aposentar (daqui 6 anos) tenho muito interesse em me dedicar a uma linguagem de programação, isso é apenas vontade minha mesmo, um desejo apenas, pois é pouco provável que eu vá trabalhar em uma empresa de software em novos projetos, mas com minha experiência de gestão empresarial e contabilidade, poderia trabalhar na manutenção de sistemas comerciais e/ou criar mini soluções para clientes diversos, nesse caso da manutenção qual maior legado entre Vb.net e C#?

3) Meus objetivos

* Criar mini soluções desktop;
* Manutenção em sistemas comerciais e criar mini sistemas como facilitador para clientes diversos;
* Criar soluções que interagem com a Web;
* Soluções que interagem com power bi e Microsoft Office;
* Aplicações web responsivas .

Lendo comentários muitos dizem que a sintaxe do VB.net é melhor para mim do que a do C#, considerações:

* Vb.net é mais fácil de aprender;
* Vb.net é mais produtivo
* Vb.net usa uma sintaxe menos profissional, é mais indicado para o meu objetivo;
* Vb.net faz atualmente em 2020 tudo que o C# faz menos app android com suporte direto do Xamarim ( Considerando que para Smartphone gostaria de chegar pelo menos em aplicações responsivas web).

O que me deixa um pouco com pé atrás é a notícia da Microsoft sobre o futuro do Vb.net e seu suporte, indicando que não haverá melhorias no idioma e que já está pronto, mas por outro lado foi incluso .Net core

Como não serei um programador de carreira e nem provavelmente irei trabalhar em uma grande projeto o que devo escolher?, a estabilidade do Vb.net ou as inovações do C# ( mas será que usarei isso tudo do C#? ou Vb.net é mais que suficiente? o C# para mim não seria um Camaro para andar em rua de terra?) e na sua experiência será que daqui 10 anos ainda estarei resolvendo grande parte (dentro do meu objetivo) com Vb.net ou serei obrigado a mudar para c# devido o suporte da Microsoft?

e para finalizar, qual teria melhor integração com o Microsoft Office e Power BI? Vb.net ou C#?

Gratidão.🙏


Cristian Luis Teixeira

#494359 - 18/07/2020 15:33:14

KERPLUNK
RIO GRANDE DO SUL
Cadast. em:Junho/2009


Membro da equipe
Citação:

Tenho 45 anos e decidi aprender programação agora! (espero que ainda dê tempo KKKK)

Nunca é tarde para aprender.

Não existe isso de dialeto mais fácil ou mais difícil de aprender. A curva de aprendizado é praticamente a mesma. Quem fala assim, é porque tem foco em sintaxe e não em paradigma. Geralmente vemos esse tipo de comentário de quem faz tudo procedural.

Se você vai usar operações CRUD(Create, Reade, Update e Delete, os famosos 'cadastros'), ter tabelas próprias para dados e utilizá-las em amostragens de dados e produtos cartesianos, o que você precisa é focar em OOP e Análise de dados e isso pode ser feito com praticamente qualquer 'linguagem' ou plataforma. Os preceitos de OOP e análise de dados serão sempre exatamente os mesmos, o que vai mudar é a sintaxe. Ter noções de sintaxe sem esses preceitos é o mesmo que saber falar sem saber pensar. O próprio conceito de BI é algo genérico e aplicável à praticamente todas as plataformas e linguagens. BI significa 'Business Intelligence' e é, muito grosseiramente simplificando, uma maneira de observar dados.
Para entender, uma analogia: imagine um cubo. Ele tem seis lados. Imagine que cada lado represente um tipo de dados: Cliente, Vendas, Contatos e Produto(tá, tem só quatro, mas vai servir para ilustrar). Esse cubo representa a ligação desses dados. Por exemplo: Coloque um cliente na 'face' de cliente. Na face de vendas, você terá todas as vendas desse cliente, na face de contatos, todos os contatos desse cliente e na face de produto, todos os produtos que estiveram em vendas desse cliente. O cubo, representa um 'set' de dados, que tem ligações, nem sempre diretas, mas ainda assim ligações.
Esse mesmo conceito pode ser extrapolado. Coloque um produto na face de produto. Na face de cliente, você terá todos os clientes que já compraram esse produto, na face de contato, todos os contatos desse cliente. Na face de vendas, todas as vendas à todos os clientes que compraram esse produto. Consegue visualizar isso mentalmente? Pois é, esse mesmo conceito serve para qualquer tipo de dados e o papel do BI é encontrar essas ligações e com elas elaborar planos e ações referentes aos dados vistos. Um exemplo: Você pega um produto e coloca no cubo. Todos os dados vinculados estarão presentes. Com isso você poderia elaborar coisas como:
- As datas das vendas, apresentam algum padrão? Se sim, isso quer dizer sazonalidade e com isso posso elaborar campanhas para estocar esse produto antes desses períodos de maior venda. Comprando dos meus fornecedores antes dos períodos de pico, consigo um preço melhor na compra e vendo o estoque na alta, maximizando lucros.
- O que os clientes que compram esse produto tem em comum? Encontrando esse fator, posso estabelecer quais outros clientes tem o potencial de comprar mas ainda não compraram.

Isso são só algumas sugestões baseadas no exemplo de dados que passei, mas podem perfeitamente ser aplicados à qualquer tipo de dados.

Esses dados(produto, cliente, contato e venda), devem ser normalizados corretamente. Um exemplo bem simples é uma coisa que vejo muito aqui no forum: Cliente possui contatos, não como uma tabela separada que os liga, mas sim como campos na própria tabela de cliente. Isso é um exemplo de erro de normalização de dados. Todos os dados que são múltiplos e tem um 'pai', devem ter sua própria tabela(classe) e um campo que faça a ligação entre eles. Esse conceito é aplicável À TUDO.

Percebeu que não falei nadinha ainda sobre programação em si? Que somente dei alguns exemplos sobre alguns conceitos? Pois é, antes de sair metendo a mão na massa à programar, esses conceitos devem estar completamente entendidos. Simplesmente porque colocar essas coisas em código deve ser a última parte e o planejamento do que você quer já deve estar pronto para então sim codificar.

_______________________________________________________________________
Virei Orculo!
The end is nigh, be ready for the nukes!


 Tópico anterior Próximo tópico Novo tópico


Para responder este tópico o login é requerido
Se você já possui uma conta de usuário por favor faça seu login
Se você não possui uma conta de usuário use a opção Criar usuário