OFF ANALISTA DE SISTEMAS OU SUPER HOMEM?

MARCOS 28/11/2011 09:29:31
#390148
Prezados colegas,
Algum tempo atrás,postei um tópico no qual eu fiz uma crítica ao mercasdo de trabalho de TI no Brasil.
Eu até gostaria de não [Ô]reclamar[Ô] disto.O problema é que a todo momento, me deparo com situações [Ô]revoltantes[Ô].Rss

Eu acabei de fazer um concurso público.Que infelizmente seguiu o mesmo [Ô]Script[Ô] dos demais.

As vagas são para [Ô]Analista de desenvolvimento[Ô] (Software)

Eu confesso aos colegas,que estou longe de ser um Guru em desenvolvimento de software.Mas,fico imaginando a frustação de colegas
realmente [Ô]Gurus[Ô], experientes,com ótima formação e conhecimento de desenvolvimento ao fazer aquela prova.

Por exemplo:

- UML é uma tecnologia da qual hoje, qualquer analista de Sistemas, tem de conhecer.Até aqui tudo bem!
No entanto, para os que tem alguma curiosidade de pesquisar, UML na verdade tem origem em 3 outras
metodologias antigas. Pois bem, numa das questões sobre UML, se queria saber sobre um detalhe de funcionamento
de uma destas 3 metodologias [Ô]Antigas[Ô] que já não são usadas no mercado a cerca de uns 20/25 anos.

- Em outras 3 questões, perguntas sobre detalhes de funcionamento [Ô]interno[Ô] do sistema operacional. Ou seja,
aqueles processos que ocorrem nos [Ô]Bastidores[Ô] do Windows ou do Linux, que ninguém precisa saber.Mesmo
porque, não se pode modificar.

- Outra questão, queria que o candidado ( A Analista De Desenvolvimento), fizesse um calculo sobre um problema
de Gerência de Projetos, usando o PMBOOK.Detalhe,para resolver o problema,não bastava ter uma boa noção de
Gerência de Projetos, teria que conhecer a fundo o PMBOOK. Ou seja ,uma matéria especifica para Gerentes de
Projetos, sendo exigida para cargo de desenvolvimento.


Esta dificil.....

Me lembro que no passado, ao Analista de Sistemas era exigido:

Entre 1990- 2000 :

Ser um ótimo Analista, conhecedor de todas as disciplinas inerentes a sua função.

Entre 2000- 2010:

Conhecer tudo de sua função e ter conhecimento [Ô]Básico[Ô] de outras funções.

De 2010 para cá:

Ter conhecimento avançado sobre sua profissão e igualmente [Ô]avançado[Ô] de outros cargos ( DBA,Gerente de projetos,Analista de rede,etc...)


Será que estou errado, ao concluir deste modo????????
SAMUKA 28/11/2011 10:03:32
#390155
Não está errado não! O cargo analista de sistema só serve pra determinar o salário (provavelmente baixo) no fim das contas você poderá terá de arcar com gerencia de projetos por completo.
MARCOS 28/11/2011 11:57:28
#390174
Esqueci de mencionar outra questão que considerei absurda!

Nas questões referentes a [Ô]Idioma estrangeiro[Ô] , [Ô]ANTIGAMENTE[Ô] eles no concurso colocavam um texto
em lingua estrangeira (Inglês ou Espanhol) e você tinha de traduzir, ou responder perguntas sobre o assunto
tratado no texto.Mas.....
Agora resolveram inovar, colocaram questões onde se pergunta a respeito de [Ô]Gramática[Ô] da lingua estrangeira.
Lembra-se daquelas regras gramáticais em português. Só que da lingua estrangeira.Ou seja:

[Ô]Se você sabe ler ,escrever e Falar em Inglês, isto não é mais suficiente!!![Ô] Ao menos,para concurso público você
tem de conhecer os detalhes da gramática daquele idioma.

Sem comentário..............Rsss

KERPLUNK 28/11/2011 12:06:04
#390175
Resposta escolhida
é, estamos caminhando para a unificação do profissional de TI, com TODAS as outras áreas. Na idéia das pessoas, quem trabalha com TI tem que conhecer tudo de tudo, qualquer assunto, qualquer coisa mesmo, que se precisa, temos que saber. Estamos voltando a ser o [Ô]cara da informática[Ô]. Não me importaria com isso, contanto que o salário fosse compatível com o nível de exigência. O problema é que querem que vc saiba de tudo sobre tudo, saiba pelo menos 2 idiomas estrangeiros mas só vão pagar 2000 - 3000... não tem como não...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas