OFF-TOP SITE E PHP

LUIS.HERRERA 16/07/2010 08:45:12
#347513
Bom dia pessoal e desculpem o Off deste tópico, mas sei que aqui tem gente que usa PHP.
O meu site só dá suporte a PHP e não ASP. Estou querendo algo simples para que uma das páginas do meu site só possa ser acessada por alguns clientes.

Não tenho banco de dados no site, então estava pensando se existe alguma forma de montar uma única página em PHP que pegasse um arquivo TXT (por exemplo) no site que tivesse o nome do cliente e senha para conferir com o digitado na página e se existisse então abriria o conteúdo, do contrário não permitiria o acesso.

Alguém sabe como fazer isso?

Nota: Sei que isso não é muito seguro, mas não é nada crítico só para dar um certo [Ô]Ar[Ô] de restrição a quem for acessar, mas como cada cliente receberia o nome de usuário e a senha, tenho de ter isso em algum lugar, seja no próprio PHP ou num TXT que seria mais fácil, já que não uso MySQL e nem o PHP, sendo esses os recursos disponíveis no meu site.
RICATOM 16/07/2010 09:15:40
#347519
Bom dia Luiz

Achei esse Sistema de Login com arquivo CSV, fácil manipulação (não testei).

Outros:
http://www.phpbrasil.com/procura?q=login&tipo=script

Se vc tiver o Dreamweaver (dependendo da versão), ele criar um sistema de login atraves de assistentes (usando mysql)

Cara mas se manja um pouquinho de php, criar uma tabela em mysql é baba, estou meio na correria (pra variar rsrs) mas qualquer coisa posso te dar uma força.

Abs
LUIS.HERRERA 16/07/2010 09:41:52
#347522
Ricardo obrigado. Vou dar uma estudada nesses links que postou.
Meu conhecimento de PHP é só de programador mesmo, pego um código e vou analisando aqui, trocando e testando alí. Mas fazer algo aí é ZERO, inclusive MySQL que nunca usei.
Sim tenho o Dreamwever na versão 3.0, mas não conheço todos os recursos dele, uso o básico mesmo para manutenção nas páginas HTML que é a única coisa que uso, pois faz muito tempo que não trabalho com Web.

Agradeço muito pelas dicas.
RICATOM 16/07/2010 10:42:09
#347526
Resposta escolhida
O recurso de criação de login acho que existe a partir do Dreamweaver MX 2004

Veja este curso do Imasters, muito bom para aprender o basico sobre php+mysql

http://www.downsfull.net/2008/05/curso-imasters-de-dreamweaver-php-mysql.html
WEBMASTER 16/07/2010 12:23:47
#347547
Mexer com PHP é muuuuuuuuuuuito simples, tanto que é conhecida como a linguagem do sobrinho.
Se voce ja sabe montar sites com asp, nao vai ter muita dificuldade, acredite, é mais receio da sua parte do que efetivamente falando um desafio técnico.
Uma boa dica, baixe o help do php em formato .chm (Help do Windows) ele é a melhor fonte de informação, e não fique nessa de pegar scripts prontos e sair trocando coisas, faça do zero mesmo , assim voce aprende !!!

ps.: palavaras de quem passou por isso faz tempo
LUIS.HERRERA 16/07/2010 12:42:29
#347552
Maurício obrigado, vou ver o que consigo. O Ricardo indicou um código na web com arquivo csv, mas não entendi diretio. Tem uma classe PHP, um form de login que não sei como o botão enviar funciona, se não tem código e a tela index exibida se houver sucesso, mas nem informação de como inserir os dados no tal CSV tem, ainda que os dados nele estão criptografado pelo PHP. Entio o código se alguém tiver interesse.

O problema é que agora preciso apenas dessa [Ô]rotininha[Ô] de acesso, pois não tenho como aprender o PHP, já que estou aprendendo VB 2008 e ainda vou ter que estudar também o SQL Server para sair do Access.

Acho muita coisa junta para alguém com 45 anos, dois filhos pequenos e construindo uma casa, é muita [Ô]dor de cabeça[Ô] junta e muito código também (risos.....) Hoje durmo só 4 horas por dia, já tô igual a zumbi.
RICATOM 16/07/2010 14:09:25
#347567
Como tinha falado nao tinha analisado o exemplo com CSV, é meio estranho

Esse daqui é uma passo a passo, de um sistema de login bem simples (mas com mysql)

http://www.phpbrasil.com/artigo/AsEvb-bC36eS/sistema-seguro-de-login-basico
MARCOSLING 16/07/2010 16:41:59
#347583
Olha, diante dessa dificuldade, acho mais fácil e barato trocar de host...
LUIS.HERRERA 16/07/2010 22:28:02
#347610
Volto para agradecer aos colegas Webmaster e RicardoTom, pois acabei de conseguir, depois de 5 horas estudando, testando etc...realizar o acesso a uma página restrita com o PHP e MySQL, com criptografia MD5 das senhas. Uauuuuuuuuuuuhhhhhh.... gostei da brincadeira. Consegui até importar e executar um script de criação de tabela pelo phpMyAdmin que pensei ser um bicho de 70 cabeças.

Não estou nem engatinhando ainda, pois para cada pequena mudança no código original do artigo, apanhei [Ô]pacas[Ô], uma vez que qualquer caracter errado da erro geral. Até descobrir o que é o que e como fazer uma coisa simples, lá se vão muitos minutos pesquisando n sites até encontrar a resposta, como echo,
, entre um monte de detalhes da linguagem.

Isso para não falar no Collation do mysql, vixxxxiiiiii........ tem um para o banco, outro para tabela, um para cada campo, e até para conexão. Nossa pra que tudo isso ? Nem sei o que e como usar isso. Tem tantos e ainda varia de uma versão do MySQL para outra, criei o banco sem informar nada disso, pois não sabia qual usar também. Acho que o padrão no meu servidor hospedagem já é o correto, pois os registros funcionaram inclusive com os acentos em português.

Agora vou apanhar para criar o layout dessas páginas e integrar no site, mas isso deve ser mais fácil espero eu (risos).

Obrigadão novamente.
WEBMASTER 19/07/2010 12:59:26
#347728
O layout va ser facil se voce usar criatividade...
Procure pelo termos css templates ou free web templates e [Ô]encaixe[Ô] o seu codigo a um template ja existente.
Uma dica, futuramente, nao agora pois ainda nao eh talvez o momento, baixe o joomla , wordpress, phpnuke, enfim, algum sistema de gerenciamento de conteudo (CMS) em PHP para estudar, vale muito a pena.

E sempre que puder, visite o phpclasses.org, la tem muitas coisas legais e divertidas para se aprender sobre esta fantanstica linguagem !!!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas