RECURSOS E DICAS - SEGREDOS E DESCOBERTAS

LUIS.HERRERA 06/07/2011 10:16:13
#378572
Bom dia Amigos!

Coloco uma sugestão para apreciação, inicialmente dos Moderadores(Maurício) e depois dos membros. Postei aqui no VB.NET mas ela seria destinada a todas as linguagens do site.

Apesar de existir aqui uma área que compartilha componentes e projetos, acho falta de um lugar específico para Recursos Especiais (códigos, técnicas, componentes ou expansões de recursos e bibliotecas), aqueles que na maioria das vezes são [Ô]Segredos[Ô] do programador ou [Ô]Ferramentas[Ô] encontradas por acaso na Web com um verdadeiro GARIMPO.

Sei que todo programador possui recursos assim e que até gostariam de compartilhar, mas não o fazem por (n) motivos:

- é algo muito bom para colocar num lugar sem destaque, que por vezes nem será visto por muitos, pois ficará [Ô]perdido[Ô] no meio de várias outras coisas sem tanta importância.

- Gostaria de compartilhar, mas queria que outros fizessem o mesmo e não somente eu. Assim haveria uma troca e aprendizado mútuo com muitos beneficiados.

- Nunca tiveram uma MOTIVAÇÃO para publicarem o material.

- etc...etc...etc...

IDéIA
Ter um espaço onde todos poderiam postar este MATERIAL com Algumas Regras. Esse material seria avaliado por um grupo de MODERADORES do site que aprovariam ou não sua publicação e de forma diferente das liberações atuais.

Ao ser publicado, o material só poderia ser acessado pelos membros do VBMania que igualmente tivessem postado outros conteúdos nesta área e também aprovados. Assim seria tipo uma área restrita para os membros que realmente participarem contribuindo com seus [Ô]segredos[Ô] de programação, aqueles recursos muito úteis no dia a dia, ou uma rotina específica de extensão de componentes.

Nota: Que fique bem claro que a sugestão não é para incluir PROJETOS completos, ou rotinas específicas de empresas protegidas por direitos autorais, nada disso, mas sim coisas que facilitam o desenvolvimento e que muitos desconhecem ou não tem acesso, seja de desenvolvimento próprio ou descoberto na Web de uso livre.

Vou dar 03 exemplos Meus:

A alguns anos, navegando pelo GOOGLE, me deparei com dois sites, um Russo e outro Francês, onde descobri dois controles OCX para VB6. Ambos gratuitos e muito úteis.

1- Uma OCX que cria uma área dentro do formulário que simula uma janela onde se pode colocar qualquer objeto dentro dele, desde um Picturebox até um outro form de modo muito prático, criando automaticamente as barras de rolagem se necessário, seria o princípio dos Subforms do MSAccess para VB6.

2- OCX que cria frames como se fosse um HTML de navegadores, mas para formulários no VB6. Você pode mover as divisórias com o mouse, horizontais e verticais como quiser, criando área diferentes no mesmo formulário.

3- Tivei uma necessidade de digitar um texto num DBCombo e ir preenchendo/selecionando na lista de opções do controle. Esse recurso não existe nele, mas há vários códigos para fazer isso com um combobox comum. Pesquisando achei um código de um ListBox e me veio a idéia de como implementá-lo no DBCombo com parte deste e do código para combobox comum, além de algumas adaptações com o recordset. Funcionou perfeitamente. Fiquei tão contente que publiquei esse código em vários sites, inclusive aqui no VBMania a uns 3 anos +/-. Uso esse controle muito, pois á fácil associar um recordset a ele com preenchimento instantâneo da lista de itens, além de poder usar dois campos nele, um ID e outro descritivo, ótimo para fazer associações, onde selecionamos um Nome e pegamos seu ID para gravar.

Estes são exemplos de recursos que não estão disponíveis em qualquer lugar, por mais que se procure e possível que não sejam encontrados, pois são coisas bem específicas de alguns sites ou até fóruns, onde membros trocam esperiência e compartilham o que tem ou encontraram, mas fica restrito a quele site ou fórum.

As Regras Poderiam Ser:

1- Material Novo e não publicado no site em outros lugares
2- Não ser algo já conhecido e simplesmente copiado de outros sites bem conhecidos
3- Se forem componentes de terceiros, deve ser gratuito e algo bem difícil de encontrar (Recursos do VbAcelerator e Planet Source Code por exemplo não valem).
4- Se for componentes (OCX e DLL) que originalmente possuam os fontes, eles devem ser também disponibilizados junto
5- Deve ser informado no texto para download, a linguagem destinada e versões compatíveis
6- Só poderia baixar esse conteúdo quem: Fosse membro do VBMania e tivesse enviado algum recurso para essa área específica e aprovada pelos gestores. Assim seu usuário passaria a ter permissões de acesso na área.
7- Outras que os moderadores julgarem necessárias (se a sugestão for aprovada).

Aguardo o comentário dos colegas e quem sabe a implementação de um lugar de referência no site para coisas muito boas, a exemplo do que já fizeram para TELAS do MÊS. Eu publicaria esses recursos para dar o [Ô]ponta-pé[Ô] inicial. Todos sairiam ganhando.

Se algum moderador julgar interessante colocar este tópico em DESTAQUE para facilitar que todos tenham conhecimento e não fique para baixo na lista do fórum?

Obrigado pela atenção.
JONATHANSTECKER 06/07/2011 11:02:23
#378579
Luis,

Eu achei uma excelente ideia.
Estou disposto a contribuir com esse novo espaço e já curioso para conhecer novas ideias.
As vezes uma pequena ideia, uma técnica ou até uma dica bem compartilhada é de grande utilidade e melhora para nossos códigos.

Tenho em VB.NET e C# vários componentes comuns do Visual Studio com uma classe estendida, me facilitando absurdamente o manuseio e criação das telas. E ainda por cima, me economizando algumas linhas de código fonte e principalmente o tempo de programação.
Esses componente foi eu mesmo quem criei, com base em vários outros já vistos na WEB.

Em relação as regras, eu concordei com todas.
LUIS.HERRERA 21/07/2011 12:28:42
#379670
Boa tarde a todos.
Após ver que não houve intersse do pessoal na idéia, conversei com o Jonathan e solicitei que o tópico fosse retirado do Destaque. Assim estou finalizando o mesmo, infelizmente.

Abraços
Até a próxima.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas