A MAIS NOVA SOBRE O SAT FISCAL

NILSONTRES 22/05/2017 11:25:02
#474112
Pessoal esse nosso Brasil é sensacional, quem já trabalha com SAT Fiscal já deve ter no sistema a opção de puxar os dados operacionais do aparelho.
Reparem no item: Nível da Bateria.
Até hoje sempre via nível alto, no entanto começou a aparecer em alguns clientes nivel médio.
Pois bem, entramos em contato com os fabricantes e eles nos informaram, é claro com muita dificuldade pois teve atendente que até disse que não existe bateria no aparelho, então temos que ensinar para esses que existe sim, que inclusive existe a função para puxar o status. Mas a resposta final, pelo menos de três fabricantes (GERTEC, DIMEP e ELGIN), foi a seguinte, o aparelho deve ser trocado e a garantia do aparelho no caso de baixa de bateria é de 3 anos.
Que deve ser trocado isso é obvio, o SAT não tem manutenção, é lacrado. Então o aparelho tem dias contados para pifar, os clientes vão adorar saber disso.
O Curioso é que clientes que já estão a 2 anos, o nível esta alto, e 2 clientes com apenas 1 ano já esta médio(os dois da mesma marca).
As perguntas são:
1º. Porque isso não foi passado ao consumidor e para nós ?
2º. Depois de médio o nível é baixo ? E o aparelho funciona ainda depois disso ?
3º. O que faz um aparelho estar com mais carga que outro, sendo que o com mais carga esta a mais tempo em uso ?
Alguém aqui do fórum já esta estudando esse caso ?

LEANTRONIC 22/05/2017 13:42:41
#474114


NILSONTRES 22/05/2017 13:48:20
#474115
A Dimep, que se preocupa mais, como sempre, acabou de enviar um e-mail dizendo que vão trocar o aparelho para que seja estudado pelo controle de qualidade, mas ninguém conseguiu informar por exemplo, quanto tempo deve durar essa bateria ? As informações são muito vagas.
GUIMORAES 22/05/2017 15:00:12
#474117
NILSONTRES,

Acho que já não é a primeira vez que vejo a sua indignação com o SAT Fiscal, mas assim como você, também estou passando pelos mesmos problemas.
Independente do fabricante, o SAT é um equipamento que [Ô]parece[Ô] ter uma vida útil muito baixa, vários problemas que até quem fabricou não sabe responder, ou seja, não sei até quando isto vai durar.
Aqui na minha empresa, praticamente toda semana surge ao menos um SAT com problema, onde temos que efetuar a troca.

Esta questão da bateria é novidade, pelo menos para mim, mas até as impressoras fiscais sofriam com este problema, já cansei de ver clientes perdendo impressora porque a data foi para 2020, ou MFD danificada, bloco danificado, data voltando para 1899, etc...

A bateria do SAT tem uma função básica, que é armazenar horário e as informações gravadas em sua memória (como para quem foi ativado, etc...). Quando ela está ligada na USB, e o computador está ligado, o SAT continua em funcionamento, então, se o SAT está sem bateria mas o USB está ligado, o mesmo continuará funcionando, mas se o computador for desligado ou a corrente de energia for interrompida por algum motivo, já era, o SAT perde as suas configurações e as suas informações, e neste caso entra em fail.

Infelizmente enviar o equipamento para a fábrica não adiantará em nada, acho pouco provável a engenharia [Ô]descobrir[Ô] o problema da bateria, a solução mais simples seria trocar a mesma. Provavelmente isto será feito, o SAT talvez seja reciclado e recolocado para venda (não sei se isto é feito, mas desconfio que sim).
NILSONTRES 22/05/2017 16:50:33
#474121
Citação:

mas se o computador for desligado ou a corrente de energia for interrompida por algum motivo, já era, o SAT perde as suas configurações e as suas informações, e neste caso entra em fail.


é exatamente o que comentamos aqui, nesse caso fica apenas como fail né, o cliente dança nessa, tem que comprar outro e não vai ter essa de 3 anos, porque não tem como dizer que foi a bateria.
LLAIA 24/05/2017 12:11:24
#474150
O governo? Já mencionou alguma coisa? Foi acionado o setor responsável?
FOXMAN 25/05/2017 00:46:00
#474170
Manual de Especificação Técnica , Página 52 diz :

Citação:

3.6. Relógio Interno
a. O Equipamento SAT deve possuir um mecanismo interno de relógio, que será usado
para registrar a data e a hora de todas as suas operações (time stamp).
b. O relógio interno deve ser energizado por uma bateria com capacidade de manter seu
funcionamento por pelo menos 5 anos sem nova carga.
c. O relógio interno deve sair de fábrica configurado com a Hora Legal Brasileira, de
acordo com o Observatório Nacional, orgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
3.7. Bateria
a. Fonte interna de energia capaz de alimentar o relógio interno do SAT. A bateria
poderá ser recarregada através da fonte de alimentação do equipamento.



Diante disso, qualquer equipamento que apresentar falha na bateria possivelmente será trocado....
NILSONTRES 25/05/2017 01:23:10
#474171
Citação:

A bateria
poderá ser recarregada através da fonte de alimentação do equipamento.


Atualmente só gertec e talvez(não tenho certeza) Bematech tem fonte de alimentação.
Citação:

O relógio interno deve ser energizado por uma bateria com capacidade de manter seu
funcionamento por pelo menos 5 anos sem nova carga


Citação:

Diante disso, qualquer equipamento que apresentar falha na bateria possivelmente será trocado....


Isso eles não vão fazer mesmo.
LEANTRONIC 25/05/2017 08:31:51
#474172
Os SATs sweda que vendo tem fonte de alimentação tbm mas atualmente de cada 15 Sat que compro 1 vem com defeito...
MFLAVIO 25/05/2017 08:56:53
#474174
Resposta escolhida
Olha eu, já troquei um SAT em Garantia da Elgin por causa de Bateria, [ô]nível Baixo[ô] a única dificuldade que tenho com Troca de SAT e o Tempo que demora, Elgin já chego a demorar mais de 60 dias, Bematech no mínimo 50 dias, para driblar essa situação eu comprei um SAT de Estepe, sempre que um Cliente tem problema com SAT eu ativo esse SAT de estepe e deixo no cliente até o dele voltar, ai desativo reseto e deixo pronto para Outro Cliente (eu sei que não posso mais ativar o Mesmo SAT no Mesmo CNPJ)
NILSONTRES 25/05/2017 11:23:39
#474180
Citação:

sempre que um Cliente tem problema com SAT eu ativo esse SAT de estepe e deixo no cliente até o dele voltar, ai desativo reseto e deixo pronto para Outro Cliente (eu sei que não posso mais ativar o Mesmo SAT no Mesmo CNPJ)


Uma opção, mas certa vez tivemos 3 clientes sem.
Quanto as trocas já conhecemos a saga, a questão é saber se após 1 ano, essa bateria terá garantia, até porque, apenas acusara fail, e não a causa real, já tivemos vários casos desse, sera que não era apenas a bateria ?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas