ABANDONAR O VB6 : EIS A QUESTAO ?

PROGRAMADORVB6 01/02/2011 14:29:57
#364018
Olá , boa tarde a todos.
Após vários anos a programar em VB6 , dei o chamado [Ô]salto[Ô] para a plataforma .Net , muitos foram os colegas programadores a Full e Part Time que me aconselharam a o fazer, a bono da verdade que a plataforma .Net (2010) nos oferece uma maior versatibilidade em todos os aspectos, metendo o nosso velho amigo no bolso.
A questão que me tem atormentado ao longo deste tempo foi com o aparecimento dos IPad.
Vou então descrever e talvez seja um bom ponto de partida, para um debate aqui no VBMania sobre esta tormenta.
Na passada semana, fui a uma loja que vende IPads e estava curioso com o funcionamento do aparelho criado por Steve Jobs (Aple) , depressa constactei que este aparelho é de facto muito robusto e fiável para quem está confinado a um tipo de negócio, direi mesmo excelente; após ter feito inúmeros testes entre os vários aparelhos que se encontravam á disposição dos possiveis compradores, houve um que me despertou uma atenção especial, tratava-se de um modelo que não da marca APPLE e que continha dual Boot ; ou seja, havia a oportunidade de o utilizador escolher qual o tipo de systema a utilizar : ANDROID ou Windows 7 (Numa versão + leve) ; e aqui começou o meu dilema , pois quando escolhi o S.O. Windows , tal não foi o meu espanto que esbarrei logo com uma aplicação feita em VB6!
Pior ainda foi quando chamei uma pessoa especializada, e a questionei se o que tinha aberto era uma aplicação proviniente de VB 6
Á qual me respondeu que era possível conter aplicações feitas em VB6, visto ser uma das linguagens, que consome poucos recursos perante aquele Sistema.
Todos nós sabemos que a plataforma .Net é bastante pesada devido ás suas bibs. e para funfar na prefeição naquele aparelho precisava de pelo menos de 3Gb de momória.

- Não sei até que ponto será melhor abandonar defenitivamente VB6?
- Á medida que as coisas estão a evoluir os Tablet e as torres que temos em casa irão desaparecer, tomando o seu lugar o IPAD.
- Ainda estou a estudar .Net , mas já vi uma brexa para programadores IPAD.

Neste momento gostaria de saber a vossa opinião.
JLAUROSOUZA 01/02/2011 16:33:27
#364038
Meu conselho é continuar estudado o .NET, pois o Framework é uma diferença Absurda [Ô]Pra Melhor[Ô], Estou entrando na Programação em C#, e Aconselho a Todos o Mesmo!!!
HIDDEN 01/02/2011 16:49:02
#364042
Eu costumo dizer que linguagem [Ô]boa[Ô] é aquela que você domina. Eu tenho um ERP escrito totalmente em VB6, com opção de banco de dados SQL Server e MySQL. Desenvolvo com VB desde a versão 1.0, aquela para DOS.

Se você parar para pensar um pouco, e levar em consideração que tem muito programa rodando por aí (em grandes empresas, inclusive) cujo o código-fonte foi escrito em COBOL, estamos bem. O VB6 é e continuará sendo uma linguagem muito poderosa, capaz de criar qualquer tipo de aplicação.

Eu tive muita resistência em mudar para o .NET devido a complexidade dos sistemas que desenvolvi. Daria muito trabalho converter, pois mesmo com a sintaxe praticamente identica, muda muita coisa. Mas encarei o VB.NET e gostei muito. A versão 2010 é fantástica. Posso não migrar, por hora, meus sistemas para VB 2010, mas todas as novas aplicações são criadas com VB 2010.
NICOLLAS2 01/02/2011 17:05:19
#364043
Citação:

:
Eu costumo dizer que linguagem [Ô]boa[Ô] é aquela que você domina. Eu tenho um ERP escrito totalmente em VB6, com opção de banco de dados SQL Server e MySQL. Desenvolvo com VB desde a versão 1.0, aquela para DOS.

Se você parar para pensar um pouco, e levar em consideração que tem muito programa rodando por aí (em grandes empresas, inclusive) cujo o código-fonte foi escrito em COBOL, estamos bem. O VB6 é e continuará sendo uma linguagem muito poderosa, capaz de criar qualquer tipo de aplicação.

Eu tive muita resistência em mudar para o .NET devido a complexidade dos sistemas que desenvolvi. Daria muito trabalho converter, pois mesmo com a sintaxe praticamente identica, muda muita coisa. Mas encarei o VB.NET e gostei muito. A versão 2010 é fantástica. Posso não migrar, por hora, meus sistemas para VB 2010, mas todas as novas aplicações são criadas com VB 2010.



concordo, lingaguem boa eh a que voce domina.
foi instalado aqui na clinica um sistema medico (a empresa eh de Orlando - EUA) totalmente em vb6, e ele eh simplesmente fantastico, acredito que o vb6 ainda vai durar umas decadas.
FUTURA 01/02/2011 20:31:41
#364049
eu não penso em largar o vb6, com ele, vc pode fazer de tudo, e se precisar usar ocxs e dlls de terceiros, inclusive em .net, ele roda beleza...então migrar pra que ?, hj meu exe zipado com upx, é menor q 2 mega...leve e rápido, com um bom banco de dados, no meu caso, sql server 2005 ou 2008 - fecho...........
MARCOSLING 01/02/2011 21:09:37
#364052
Citação:

:
eu não penso em largar o vb6, com ele, vc pode fazer de tudo, e se precisar usar ocxs e dlls de terceiros, inclusive em .net, ele roda beleza...então migrar pra que ?, hj meu exe zipado com upx, é menor q 2 mega...leve e rápido, com um bom banco de dados, no meu caso, sql server 2005 ou 2008 - fecho...........



isso depende... as vezes quem determina a linguagem de programação é o cliente.
LLAIA 01/02/2011 21:39:22
#364055
Pois é, o problema todo é que o futuro é incerto. Não dá pra prever até onde a MS vai ser boazinha em manter retrocompatibilidade, até quando existirão PCs que suportarão Windows que suportarão aplicativos em VB6. Não digo que o fim do VB6 vai ser súbito, mas a velocidade é incerta. é algo que não depende só de nós. Podemos ser pegos de surpresa ou não. Se a MS abrir o código do Visual Studio 6.0 e surgir um grupo sério pra mante-lo, como foi o caso do Interbase que gerou o Firebird, aí acredito que a coisa muda muito.

Claro que podemos nos arrebentar com o .Net também se a MS resolver abandoná-lo. Espero que não. Espero que o Project Mono mostre-se forte.

Recentemente tá ocorrendo um dilema com Java. Depois que a Oracle comprou a Sun já começou aparecer dúvidas sobre a gratuidade e produção de futuras versões da JVM. O governo brasileiro pra evitar qualquer transtorno futuro, já assinou até documentos mostrando total apoio ao projeto OpenJDK, para poder garantir que os investimentos ao longo de anos em softwares não se perca. O governo tem muitos softwares em Java.

Embora muitos produzam aplicações desktop em Java e .Net, o potencial dessas plataformas é para aplicações web. Onde o cache no servidor das VMs trabalha muito bem.

Quem tem interesse no iPad e iPhone, vai ter que estudar Objective-C.
LEONARDO.LOBO 01/02/2011 23:23:37
#364062
Hoje conversei com um cara que programa a 30 anos e inclusive em fortran...Esse lance de ficar so preocupado com a tecnologia sei nao viu...acaba agente indo ver Jesus e as linguagens ainda funcionando, creio que devemos preocupar com o cliente e o aplicativo funcionando. O exemplo foi a SUN que o amigo Leandro disse, veja o que aconteceu, quebrou igual arroz de terceira preocupada so com engenharia, escreve coisa bonitinha, não podia fazer isso ou aquilo veio o tio Larry Ellison e crau ....Eu particularmente depois que a microsoft fez conosco não confio nela nem a pau, muda e não esta nem ai...tem um projeto ai o WINE que ta quase roandando minhas aplicações em vb6...se a microsoft nao ta nem ai ...eu tambem não estou nem ai para ela, estou tentando escrever e estudar python, to dando uma olhada no php-gtk, migrar eu vou mas to fora de .NET e JAVA...são uns trairas de mão cheia
LLAIA 04/02/2011 21:37:04
#364394
Estou testando o Ruby e estou gostando. Ainda vou checar o Rails que segundo o que li, é fantástico. Quem quiser brincar com Ruby, dá pra usar esse console online. Tem um help passo a passo pra testar as principais características da linguagem. é bem legal.

http://tryruby.org/
TECLA 04/02/2011 21:48:25
#364398
A nível de mercado, é muito mais FÁCIL você encontrar vagas para programador VB.NET / C# / ASP.NET que VB6.
Pra quem trabalha por conta, pode [Ô]até[Ô] segurar um pouquinho mais.
Maaaaaas, comece a se preparar enquanto a necessidade [txt-color=#e80000][Ô]ainda[Ô][/txt-color] não bateu à porta.

[txt-size=2]Pensem nisso![/txt-size]
ARCADYUM 05/02/2011 12:46:31
#364428
Concordo com o Tecla,
Já postei minha opinião uma vez sobre esse assunto e acredito que depende não só da linguagem de programação. Se avaliarmos todos os aspectos, e o principal que eu vejo hoje, e a estrutura computacional do cliente, é grande a possibilidade do VB6.0 continuar por muito tempo, até mesmo por que se o cliente tiver uma estrutura computacional muito grande, migrar para Sistemas Operacionais mais novas é muito caro, inclusive a migração dos aplicativos entram no orçamento, mas se preparar para a migração é uma necessidade nossa como programadores.
Então estudar é uma necessidade, pois encontraremos clientes, também, com estruturas diferentes.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas