ACCESS 2007 E VB

WAGNER1310 15/04/2013 16:16:52
#421964
Olá!
Estou me aventurando no VB6.0 e sou novato. aprendendo por estudo autoditada através de livros e revistas, etc.
Estou montando um banco de dados e li que o VB só trabalha com access 97. é isso mesmo?
Eu só tenho o access 2007. Terei problemas na montagem da database com o VB e o access2007?
éxiste algum meio de resolver isto?

Desde já agradeço pelas informações e orientações!

att.,
Wagner
OMAR2011 15/04/2013 17:17:27
#421970
Não e bem assim.
Acho onde você leu queria dizer algo diferente.
Access não é Banco de Dados.
Com Vb6 acessa , Oracle, Firebird, interbase,Mysql,Sqlserver e maisssss.
Tu vai dando cabeçada que aprenderá.
Valeu.
OCELOT 15/04/2013 17:36:08
#421971
Resposta escolhida
As pessoas confundem muito o programa Access com o Jet Database Engine, o Access é feito usando o Jet, então o seu programa consegue usar o mesmo tipo de arquivo que o Access através do provedor OleDb do Jet, e isso é comumente chamado de usar banco de dados do access.

Você vai ter duas versões básicas do Jet, a 3.5 que é equivalente ao Access 97 e a 4.0 que é equivalente ao Access > 97 e menor que 2007, então Access 2000, 2003 e XP se não me engano usam o mesmo mecanismo do Jet e para o programa em VB todos são basicamente a mesma coisa, estes arquivos usam como padrão a extensão [Ô].mdb[Ô]

A partir do 2007 ele passou a usar uma nova engine para o banco de dados e não usa mais o Jet, e se quiser usar o arquivo dele tem que usar um novo provider Oledb chamado de ACE, e por padrão usam a extensão [Ô].accdb[Ô]

Mas se quiser o programa Access 20007 ele ainda consegue criar e abrir bancos de dados no formato do Jet 4.0, para o seu programa não faz diferença de quem criou ele desde que esteja no formato correto.

Agora como você diz ser novato eu diria para esquecer o VB6 e ir direto para o VB.Net, ele não tem nada a ver com o VB6 a não ser uma pequena semelhança na sintaxe, e pode ir direto para a versão 2012 sem problema algum, ela tem basicamente tudo das outras versões do .Net

Se ainda quiser ir de VB6, o que eu não recomendo, eu diria para pelo menos não usar nada do DAO e ir direto para ADO no acesso a banco de dados
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas