ACCESS EM REDE PERDENDO DADOS

SARAGIOTTO 08/03/2012 17:01:20
#396710
Oi amigos,
Tenho um sistema vb6 com access e
em um cliente onde tem uma rede ponto a ponto, e vira e mexe meu cliente diz q some um produto do CADASTRO
ja virei e revirei o sistema e vi q nao tem nada de errado
dai eu lhes pergunto:
sera q é a rede q esta fazendo perder dados?
em caso positivo, existe alguma maneira de verificar se é ela mesmo?
se existe algum software q acusa isso?
MARCELO.TREZE 08/03/2012 18:13:15
#396716
Resposta escolhida
Olha, minha sugestão é se criar um histórico de transações, ou seja inclusão ou exclusão, 80% dos casos parecidos com o seu um operador do sistema Faz exclusão não autorizada, ou erroneamente.

este histórico poderia ser um arquivo texto, nele vc poderia colocar os seguintes dados

data, hora, transação(inclusão, exclusão, alteração), operador, e os dados alterados

seu sistema possui controle, tipo quem pode fazer o que no mesmo, ou todos, incluem excluem e alteram qualquer coisa no sistema?

Na função ou botão incluir, excluir e alterar você por um acaso colocou algum On Error Resume Next? se sim retire o mesmo, pois ele pode estar ocultando algum erro.

SARAGIOTTO 08/03/2012 19:15:02
#396722
Tenho esse controle sim, mas infelizmente nao é erro do programa nao, e sim da rede
TECLA 08/03/2012 20:06:28
#396725
Sugiro que você implemente uma rotina de exclusão lógica (ou seja, crie um campo na tabela e marque o mesmo como EXCLUÍDO) de forma que o registro continue na base (mesmo não aparecendo para o usuário final).
Veja se ainda assim os registros continuam [Ô]sumindo[Ô].
MARCELO.TREZE 08/03/2012 22:56:56
#396732
Sara comenta este On error rensume next e complila e deixe o usuário trabalhar, pra ver se ele gerar algum erro

MARQUITOVB 09/03/2012 01:54:07
#396735
Eu tinha muito isso no passado, hoje eu rebato com o campo LIXEIRA

Nesse campo eu gravo

S & [Ô]-[Ô] & NOW & [Ô]-[Ô] & USUÁRIO

Com isso ja me salvei de vários problemas, eu tenho sempre oculto os registros deletados por eles

Já tive vários usuários me dizendo [Ô]o seu sistema apagou um registro[Ô] e sempre são eles que excluem e esquecem

Quando abro a tabela

SELECT * FROM Clientes WHERE LIXEIRA=[ô]N[ô]

Assim para eles so apresenta os ativos, mas quando ocorre esse tipo de problema e provo com data / hora e quem excluiu

O que já ocorreu muito pe clicar errado, tipo

BOTÃO NOVO, ELES CLICAM EM ALTERAR, AO INVES DE GRAVAR

Esconda todas as opções ao incluir, o que ocorria no meu cliente, ele gravava com alterar, ai o que fazia, gravava um por cima do outro

So deixe na tela o botão GRAVAR depois de clicar em NOVO
ADILSOO 09/03/2012 08:22:00
#396738
Esse negocio de Exclusão de dados é um problema serio, no meu caso tenho uma tabela que grava tudo oque o usuário fez, tipo, tem os campos, [Ô][Ô]HISTORICO - USUARIO - DATA - HORA - aí em historico eu coloco se foi Inclusão, Exclusão, Alteracão, acessou, fechou, etc..., qualquer problema que houver o proprio cliente pode ver oque aconteceu, e claro, esse relatório é só de visualizacao, nao pode ser alterado.. , é uma boa ideia isso..
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas