ACENTOS NOS ALIASES DAS COLUNAS DO DATAGRIDVIEW
Olá pessoal, estou com um problema para exibir os nomes das colunas das minhas tabelas quando utilizo um SELECT com aliases acentuadas, preparei um exemplo bem simples para os veteranos de plantão me darem uma força. Segue a estrutura do banco de dados:
Quando faço um select com alias acentuado pelo workbench o retorno é perfeito: [Ô]SELECT usuario as Usúario FROM tteste[Ô] = [Ô]Usuário[Ô]
Porem quando faço o mesmo select pelo VS o nome da coluna fica ilegÃvel: [Ô]Usúario[Ô]
Segue o código que uso para popular o dgv:
Os dados em si vem com os acentos, somente os nomes das colunas que não. Alguém pode me ajudar?
CREATE DATABASE teste
DEFAULT CHAR SET utf8
DEFAULT COLLATE utf8_general_ci;
CREATE TABLE tteste(
usuario VARCHAR(30)
)ENGINE=INNODB;
Quando faço um select com alias acentuado pelo workbench o retorno é perfeito: [Ô]SELECT usuario as Usúario FROM tteste[Ô] = [Ô]Usuário[Ô]
Porem quando faço o mesmo select pelo VS o nome da coluna fica ilegÃvel: [Ô]Usúario[Ô]
Segue o código que uso para popular o dgv:
Using con As MySqlConnection = GetConnection()
Try
con.Open()
Dim sql As String = [Ô]SELECT usuario as Usúario FROM tteste;[Ô]
Dim cmd As MySqlCommand = New MySqlCommand(sql, con)
Dim da As MySqlDataAdapter = New MySqlDataAdapter(cmd)
Dim dt As DataTable = New DataTable
da.Fill(dt)
DataGridView1.DataSource = dt
Catch ex As Exception
MsgBox(ex.Message)
Finally
con.Dispose()
End Try
End Using
Os dados em si vem com os acentos, somente os nomes das colunas que não. Alguém pode me ajudar?
USUÃRIO desta forma.
Logo abaixo do seu código, coloque,
DataGridView1.Columns(0).HeaderText = [Ô]USUÃRIO[Ô]
Citação::
USUÃRIO desta forma.
Entendo, então pra vir direto com alias do select só se for palavras sem acentuação certo?
Os aliáses tem que vir dentro de aspas. Ex:
Dim sql As String = [Ô]SELECT usuario as [Ô] & Chr(34) & [Ô]Usúario[Ô] & Chr(34) & [Ô] FROM tteste;[Ô]
Dim sql As String = [Ô]SELECT usuario as [Ô] & Chr(34) & [Ô]Usúario[Ô] & Chr(34) & [Ô] FROM tteste;[Ô]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas