ACESSAR BD FIREBIRD REDE

ADRIANOM 07/08/2011 21:47:47
Como faço, passo-a-passo, para acessar um banco de dados firebird na rede?

Eu criei meu banco de dados, copiei o arquivo GDI32.dll para a pasta, no servidor, c:\windows\system32\gdi32.dll - isso no windows XP Professional SP3.
A rede é edificada por um router dlink + wireless dl-624.... IP no esquema 192.168.0.xxx.
o Primeiro ip é o do Servidor.
o restante é dos clientes. (6) - 3 no fio e 3 wireless.

No programa, há um form, onde o usuário poderá localizar o pc-server e definir o caminho do banco de dados......
A conexão é feita por este código

[ô]Variáveis do arquivo INI

Public CONEXAO As String
Public BANCODEDADOS As String
Public IDENTIDADE As String

[ô]Variáveis ADO
Public CNN As New ADODB.Connection

[ô]Função para iniciar a conexão com o Banco de Dados.
Public Function CONECTA(ByVal Valor As Boolean)

[ô]Verifica a condição para conectar ao banco de dados.
If Valor = True Then
[ô]Define uma nova conexão
Set CNN = New ADODB.Connection
[ô]Lê as definições do arquivo ini para iniciar o banco de dados
BANCODEDADOS = ReadINI([Ô]BANCODEDADOS[Ô], [Ô]CAMINHO[Ô], App.Path & [Ô]\CONFIG.INI[Ô]) [ô]Pega o endereço do Banco de Dados
IDENTIDADE = ReadINI([Ô]BANCODEDADOS[Ô], [Ô]IDENTIDADE[Ô], App.Path & [Ô]\CONFIG.INI[Ô]) [ô]Pega a senha do Banco de dados firebird
[ô]Preeche os dados com os valores obtidos no arquivo ini e executa a operação
CONEXAO = [Ô]Provider=SIBPROvider.2; SIB:Character Set =WIN1252; Data Source=[Ô] & BANCODEDADOS & [Ô];User ID=[Ô] & [Ô]SYSDBA[Ô] & [Ô];Password=[Ô] & IDENTIDADE & [Ô][Ô]
CNN.Open CONEXAO
CNN.CursorLocation = adUseClient
Else
[ô]Caso não seja verdade, ele automaticamente encerra a conexão
CNN.Close
Set CNN = Nothing
End If
End Function

Onde o BANCODEDADOS é uma string de INI com o endereço do server....

Mas qndo conecto da erro..
Alguém me explica como fazer????
RODRIGOFERRO 08/08/2011 07:06:23
sim e so ir testando se conecta usando o IBEXPERT...

Abraços
ADRIANOM 08/08/2011 07:59:59
OCELOT - AINDA NÃO DEFINI O CAMINHO, ESTOU TESTANDO POR IP DA MÁQUINA FORNECIDO PELO ROTEADOR TIPO: 192.168.0.XXX. JÁ TENTEI TAMBéM 192.168.0.XXX:C:\PASTA\BANCODEDADOS.GDB E DÁ ERRO!

ZEROCAL - COMO FAZ ISSO?
PAULOHSV 08/08/2011 09:48:15
ADRIANOM tente substituir o IP pelo nome do Servidor, na logica seria a mesma coisa, mas ja tive casos que com o IP não funcionou somente com o nome do Server.
RODRIGOFERRO 08/08/2011 10:06:29
nunca usou o IBEXPERT ? como voce monta seu banco de dados ? digo criar tabelas essas coisas!

Abraços
EDERMIR 08/08/2011 10:57:46
Como eu faço:
    Wfile_check = Wip_connect & [Ô]:f:\Sistema\banco.FDB[Ô]
SQL_STRING = [Ô]Provider=SIBPROvider.2;Data Source=[Ô] & Wfile_check & [Ô];User ID=[Ô] & [Ô]USUARIO[Ô] & [Ô];Password=[Ô] & [Ô]SENHA[Ô]
SQL_CONN.ConnectionString = SQL_STRING
SQL_CONN.Open

Além disso, utilizo a SIBPRO2.DLL (DLL a ser registrada para o acesso ao banco).

Ah, sim. O DATASOURCE deve ser o IP do servidor e o caminho para chegar ao arquivo. Veja a variável Wfile_check.

Aliás... Que erro aparece?
ADRIANOM 08/08/2011 21:24:32
EDERMIR me explica melhor essa função Wfile_check... como declarar?!
EDERMIR 09/08/2011 13:43:50
Wfile_check é uma variável que recebe o caminho completo do arquivo. Nada mais.

No FIREBIRD você deve colocar o IP DO SERVIDOR seguido de DOIS PONTOS seguido do DRIVE DO SERVIDOR ONDE ESTÁ O FDB, o CAMINHO até o banco e o NOME DO BANCO.
ADRIANOM 17/08/2011 20:11:27
Tem que copiar aquela dll criada no ibexpert para todas as maquinas que instalar o programa, ou só no servidor?

Outra.. meu projeto funciona legal em uma máquina local, porém quando eu instalo em rede (via router d-link cabeado) e coloco o endereço 192.168.0.123:C:\pasta\bancodedados.gdb ele me dá um erro que não é possível encontrar a base de dados no diretório mencionado.... e o banco de dados está lá...
o Windows [Ô]servidor[Ô] é um seven e a máquina que está acessando é um XP... porém o compartilhamento da rede em ambas as máquinas, estão totalmente liberados.. coloquei a máquina o máximo vulnerável e desativei o antivirus e firewall por questões de poderem bloquear o acesso... e ERROOOOOO!?

aLGUéM PODE ME MANDAR UM EXEMPLO DE COMO USAM. COM FIREBIRD... ADD...EXCLUIR E ACESSAR TUDO EM REDE?! SÓ PARA CONFERIR COM O MEU E VER ONDE ESTOU ERRANDO!?
Página 1 de 2 [20 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas