ACESSAR B.D. FIREBIRD VIA INTERNET

ADRIANOM 08/02/2014 15:22:15
#434448
Amigos do VBMANIA

Programo em vb6 + Firebird.

Preciso de um tutorial ou descrições de vocês mesmos, para acessar o banco de dados Firebrird da minha aplicação que está instalada em um computador com windows 7 (gostaria de uma noção independente de ser x32 ou x64) com internet velox comum (residencial) de 2mb, por outras máquinas (incluíndo notebook) utilizando internet (incluíndo a internet móvel).
Entendo que a velocidade dos processos dependerá da velocidade da internet. Na realidade não estou levando em consideração, para o momento, a velocidade.

Ah! o computador que está como servidor, está usando internet a partir de um roteador. Neste exemplo, um D-Link 624.

Comecei a ler sobre o OPENVPN mas não compreendi muito a funcionalidade...
Opto por soluções gratuitas.

Conto com vocês!
MARCELOKROL 09/02/2014 11:07:42
#434455
Basicamente é so isso:

1. liberar o acesso a porta 3050 no seu firewall.
2. criar uma conta no no-ip, dyndns, ou qualquer outro servidor de dns que o seu roteador aceitar. Se sua internet for com ip dinamico.
3. liberar o acesso (nat) do seu roteador para o ip de sua maquina (servidor firebird).

ate mais
ADRIANOM 09/02/2014 16:21:28
#434458
MarceloKrol... Agradeço a ajuda, mas sou leigo no tratamento de rede virtual.

Quando você fala para:

1 - Liberar o acesso a porta 3050 no firewall.... do windows, do meu antivírus e/ou do roteador?
2 - já criei uma conta só que não consegui acessar...
3 - liberar o acesso (nat) do seu roteador par o ip de sua máquina (servidor firebird)... como???? preciso mais explicações...


Como disse preciso de um tutorial para entender tais passo... caso possa montar.... agradeço...
MARCELOKROL 09/02/2014 22:04:59
#434462
bom isso é complicado, pois cada caso é um caso, ou melhor cada estrutura de rede se comporta de forma diferente. Mais tentando responder melhor as suas perguntas:
1 - se você usar o firewall do windows tem que liberar nele, geralmente os antivírus não bloqueiam isso, mais se tudo não funcionar no final desabilita o antivírus temporariamente para ver se resolve.
2 - para liberar procure no seu roteador , uma opção para uso de ddns ou dns dinâmico, isso varia de roteador para roteador e, coloca la as informações para se logar na conta criada.
3 - todo roteador tem uma opção de redirecionamento de porta (isso se chama nat) ou virtual server. Nessa opção você tem que informar o IP de sua maquina e qual a porta local e porta remota, que funciona mais ou menos assim:
você digita no navegador por exemplo: http://SeuEndereçoCriadoNoDynDns:8080, quando chega no seu roteador ele redireciona a conexão para o ip (192.168.1.10) e a porta informada no NAT (8080), e a conexão é feita.

mais como eu disse: isso varia de roteador para roteador, não tem como te dar um passo a passo para resolver, tem que verificar como que esta o seu cenário e aplicar os processo, que é mais ou menos como descrevi.

boa sorte
ADRIANOM 11/02/2014 23:38:27
#434600
Ok... tive que dar uma pausa nessa situação.. mas verificarei e retornarei.... pode deixar.. obrigado por enqto
Faça seu login para responder