ACESSOS DO SISTEMA

JABA 01/12/2010 18:48:35
#358594
Olá pessoal, tudo bem?

Como vc implementam a parte de acessos a telas do sistema por nivel de usuarios?

Por acaso vcs cadastram os nomes dos menus no banco e depois verificam quais os menus devem ser habilitados?

Qualque sugestao é bem vinda.

Um grande abraço. vlw
LLAIA 01/12/2010 21:12:23
#358598
Resposta escolhida
Eu costumo criar uma tabela para os usuários e outra onde faço o relacionamento e crio um registro pra cada permissão que o usuário terá. Nessas permissões coloco o nome do checkbox da janela de cadastro de permissões. Na hora do usuário tenta acessa um janela ou disparar um comando verifico se tal permissão existe. Não sei se esse é o melhor método, já pensei em estudar outro mas é o que sempre uso e é fácil de implementar quando surge novas funcionalidades no sistema, pois eu só preciso criar mais um chekcbox no cadastro de permissões, e chamar depois um função com dois parâmetros: (IdUsuario, permissao), retornou falso/true faz o que for necessário.

JONATHANSTECKER 01/12/2010 21:36:48
#358601
Bom eu cadastro no Banco um campo Permissao onde vai de 0 a 3.
0 - Sem permissão
1 - Usuário
2 - Administrador
3 - Analista

No código fonte coloco no método de inicialização do sistema um método que habilita os menus com base na permissão do usuário.
FOXMAN 05/12/2010 12:43:49
#358835
Bem No meu sistema eu não bloqueio menus até porque não tem menus no meu sistema, o que tenho são icones(pode ser considerado menus) mas não bloqueio.
No entanto tenho nivel de acesso ao sistema. Por exemplo no frmAcesso eu dou as seguintes opções ao usuário.

CONTAS A PAGAR:
Usuario JOSE
ALTERAR = TRUE
INCLUIR = TRUE
EXCLUIR=FALSE
VISUALIZAR=TRUE

Se o usuario JOSE tentar excluir uma conta, será informado que ele não tem permissão para executar a operação e abre o frmSenha.Então um usuário Administrador insere a senha e a operação é concluida.

Segue um exemplo de tela


Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas