ACESSOS DO SISTEMA
Olá pessoal, tudo bem?
Como vc implementam a parte de acessos a telas do sistema por nivel de usuarios?
Por acaso vcs cadastram os nomes dos menus no banco e depois verificam quais os menus devem ser habilitados?
Qualque sugestao é bem vinda.
Um grande abraço. vlw
Como vc implementam a parte de acessos a telas do sistema por nivel de usuarios?
Por acaso vcs cadastram os nomes dos menus no banco e depois verificam quais os menus devem ser habilitados?
Qualque sugestao é bem vinda.
Um grande abraço. vlw
Eu costumo criar uma tabela para os usuários e outra onde faço o relacionamento e crio um registro pra cada permissão que o usuário terá. Nessas permissões coloco o nome do checkbox da janela de cadastro de permissões. Na hora do usuário tenta acessa um janela ou disparar um comando verifico se tal permissão existe. Não sei se esse é o melhor método, já pensei em estudar outro mas é o que sempre uso e é fácil de implementar quando surge novas funcionalidades no sistema, pois eu só preciso criar mais um chekcbox no cadastro de permissões, e chamar depois um função com dois parâmetros: (IdUsuario, permissao), retornou falso/true faz o que for necessário.
Bom eu cadastro no Banco um campo Permissao onde vai de 0 a 3.
0 - Sem permissão
1 - Usuário
2 - Administrador
3 - Analista
No código fonte coloco no método de inicialização do sistema um método que habilita os menus com base na permissão do usuário.
0 - Sem permissão
1 - Usuário
2 - Administrador
3 - Analista
No código fonte coloco no método de inicialização do sistema um método que habilita os menus com base na permissão do usuário.
Bem No meu sistema eu não bloqueio menus até porque não tem menus no meu sistema, o que tenho são icones(pode ser considerado menus) mas não bloqueio.
No entanto tenho nivel de acesso ao sistema. Por exemplo no frmAcesso eu dou as seguintes opções ao usuário.
CONTAS A PAGAR:
Usuario JOSE
ALTERAR = TRUE
INCLUIR = TRUE
EXCLUIR=FALSE
VISUALIZAR=TRUE
Se o usuario JOSE tentar excluir uma conta, será informado que ele não tem permissão para executar a operação e abre o frmSenha.Então um usuário Administrador insere a senha e a operação é concluida.
Segue um exemplo de tela
No entanto tenho nivel de acesso ao sistema. Por exemplo no frmAcesso eu dou as seguintes opções ao usuário.
CONTAS A PAGAR:
Usuario JOSE
ALTERAR = TRUE
INCLUIR = TRUE
EXCLUIR=FALSE
VISUALIZAR=TRUE
Se o usuario JOSE tentar excluir uma conta, será informado que ele não tem permissão para executar a operação e abre o frmSenha.Então um usuário Administrador insere a senha e a operação é concluida.
Segue um exemplo de tela
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas