AGENDA DE CLIENTES

BISEWSKI 10/04/2010 16:10:27
#339035
Boa tarde...

Gente, tenho o código abaixo, para conectar um banco de dados a um dataset:

Dim connString As String = [Ô]Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=d:
orthwind.mdb[Ô]
Dim myConnection As OleDbConnection = New OleDbConnection()
myConnection.ConnectionString = connString
Dim da As OleDbDataAdapter = New OleDbDataAdapter([Ô]Select * from Categories[Ô], myConnection)
Dim ds As DataSet = New DataSet()
da.Fill(ds, [Ô]Categories[Ô])

Como passo o dataset para uma listview agora?
Tenho um dataset e um datatable...

O que eu quero fazer é algo semlehante a imagem abaixo.
é um programa que eu fiz
Veja que eu tenho uma lista com meus clientes e quando clieco nele, os campos ao lado mostram todos os dados sobre ele. Abaixo inclusive tenho mais informações como pedidos, cotações e etc....

Como eu posso fazer algo parecido do Visual Basic?

Tentei fazer com o Datagrid, mas não é por que ele cria campos para editar as informações e não age como um botão que pode abrir as informações.

Acho que o que mais se aproxima é o ListView mas não consiguo para o dataset para o list view.

Outro dealhe interessante, é a forma como trabalhar, eu inseiro informações nos campos e clico em inserir e pronto, um novo registro é adicionado.
Para excluir, basta pegar e clicar na lista do lciente, selecionando o cliente e clicar em deletar...

Eu quero fazer isso no VB, para ficar mais profissional....

EDIT1:
Eu consegui fazer a lista de clientes com datagridview...ficou legal, tive que mudar várias configurações mas deu certo.


EDIT2:
Bom consegui pegar o valor da celula selecionada com esse código:
DataGridView1.CurrentCell.Value
Assim quando clico na celula do datagridview ele preenche um textbox com o valor.

Como faço agora para preencher os outros campos com os valores das colunas que não estão aparecendo no datagridview, mas que existem na minha tabela do mdb?
ALEXPASSOS 11/04/2010 16:33:20
#339066
Vc faz o seguinte...

Vc já conseguiu recuperar o id do registro no banco

ai é só fazer um select no banco e preencher os campos desejados
BISEWSKI 13/04/2010 11:44:33
#339185
Bom dia a todos.
Como ficaria esse código gente para access?

Eu fiz o seguinte. Criei um datagridview e inseri informações através daquela opção de Choose Data Source no canto superior direito do datagridview. Fui seguindo as orientações do programa e ele conectou o banco de dados.

Agora eu quero clicar sobre o datagrid onde só é mostrado o nome do cliente e preencher em textbox os outros dados dele.
Abaixo parece que o código faz isso, para como faço ele para access?


Private Sub upload_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
Dim sqlcn As New SqlConnection([Ô]server=shailu;uid=sa;pwd=;database=master;[Ô])
Dim sadapt As New SqlDataAdapter([Ô]select * from abcd[Ô], sqlcn)
Dim ds As DataSet = New DataSet
sadapt.Fill(ds, [Ô]abcd[Ô])
DataGridView1.DataSource = ds.Tables([Ô]abcd[Ô])
End Sub


Private Sub DataGridView1_CellClick(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.DataGridViewCellEventArgs) Handles DataGridView1.CellClick
Dim i, j As Integer
i = DataGridView1.CurrentRow.Index
TextBox1.Text = DataGridView1.Item(0, i).Value
TextBox2.Text = DataGridView1.Item(1, i).Value
TextBox3.Text = DataGridView1.Item(2, i).Value
TextBox4.Text = DataGridView1.Item(3, i).Value
End Sub


EDIT1:
Consegui passar para o access, meu problema é que quando clico em uma celúla em branco o visual encerra o meu programa e diz que deu um erro de gbNULL, alguma coisa assim...Como faço para ele entender que o fato de estar em branco não é problema...
BISEWSKI 13/04/2010 14:53:34
#339206
Gente, como faço para mostrar somente uma coluna via código em um datagridview?
Tenho uma tabela com várias colunas, quero mostrar somente uma coluna, como faço?

Grato

EDIT1:
Qual a opção que modifica a forma como clicar no datagrid? Eu tenho um datagrid onde quando clico, seguro o clique e arrasto o mouse por exemplo, ou clico arrastando o mouse, ele seleciona a linha mas não liga as funções. O mouse tem que estar parado sobre a linha para disparar as funções do código....

EDIT2:
Consegui, bastou mudar para CellMouseDown
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas