AINDA PODEMOS USAR JAVA?

MARCOS 09/05/2022 15:37:08
#499800
Boa tarde.
Mesmo depois de pesquisar na internet, ainda não cheguei a uma conclusão.

Eu não trabalho com Java. Meus aplicativos são em .NET.

Mas, me foi dada a tarefa, de pesquisar se a "empresa" ainda pode usar aplicativos Java,
nas máquinas dos usuários de modo gratuito.

Algum colega, que trabalhe com aplicativos "Desktop" em Java , pode me esclarecer?
KERPLUNK 09/05/2022 15:47:36
#499801
Até onde sei, a Oracle comprou e fechou o Java e as versões novas não são exatemente grátis. Mas existem inciativas comunitárias ainda "tocando em frente".
MARCOS 09/05/2022 16:06:53
#499802
Minha maior preocupação, Kerplunk é a questão legal.
Será que uma empresa que tem vários pequenos aplicativos rodando em Java.
Pode continuar a utiliza-los?
WEBMASTER 09/05/2022 16:32:43
#499803
Vamos pensar...na maquina do usuario vai estar rodando um JRE (Java RunTime) provavelmente...

Esse ai é 100% free, o que acho que se cobra não sobre execução ou runtime, mas sobre um possivel studio ou Framework (Java tem uns complicados que so Jesus na causa, mas enfim...)
Acho que o vale é pesquisar sobre o que de fato se cobra, runtime duvido que ele seja cobrado mesmo porque o bicho ta embarcado em tudo que anda, voa ou rasteja
MARCOS 10/05/2022 09:08:07
#499810
Pessoal,
Depois de ler os comentários e pesquisar mais.
Ficou claro que o Java JDK ainda é gratuito.
Mas, ao mesmo tempo uma tal versão de Java JDK (Lts)
é realmente paga.

Bom... Então pesquisei na internet, como saber se a versão que temos
na empresa é a Java JDK gratuita e a paga.
Mas, não achei nada!!!
Alguém que trabalhe com Java, sabe me dizer como eu descubro na máquina se a versão do Java JDK que tenho é a gratuita
ou a paga (LTS) ??????
VERA.PALI 11/05/2022 14:44:22
#499827
Resposta escolhida
TUDO que for LTS de certa forma é paga mesmo...
LTS - Long Term Service, ou seja, versões velhas que não são mais atualizadas e que demandam manutenções pontuais para manter compatbilidade com o SO e outros sistemas que circulam ao redor de sua aplicação.
Na prática, se voce manter atualizado para o último JDK e JRE em tese, voce não precisa pagar nada, pois a versão atual sempre é free, somente se voce tiver algo velho que nao pode ser atualizado/recompilado e depende da versao X ai sim, LTS na cabeça e bota a mão no bolso.

MARCOS 12/05/2022 16:51:27
#499834
Obrigado.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas