AJUDA COM RELACCOES

DELETETHIS 31/05/2011 14:06:12
#375442
Boas primeiramente nao sei se estou a postar no sitio certo porque tenho este problema na bd e tambem no vb6. é assim eu tou com 1 problema relaccionar 2 tabelas. Tenho 2 tabelas (Formandos e Formadores, em anexo) e ao ligar as 2 á contactos no access ao tentar por exemplo adicionar o contacto ao formando X diz que precisa de ter tambem na tabela formadores. A minha melhor tentativa foi criar uma ContactosFormandos e ContactosFormadores. é esta a soluçao mais correcta? E depois para exibir os dados das 2 tabelas utilizamos o JOIN nao é? Por fim, como eu estou a trabalhar com o vb6 depois precisava de uma ajuda de como fazer os dados serem gravados em 2 tabelas ao mesmo tempo, mas isso sera para a outra secçao talvez? Obrigado.
LLAIA 31/05/2011 14:43:56
#375448
Pessoal = Formadores ?
DELETETHIS 31/05/2011 15:09:53
#375453
Sim, pesso desculpa foi distracçao minha
LLAIA 31/05/2011 17:22:24
#375479
Citação:

A minha melhor tentativa foi criar uma ContactosFormandos e ContactosFormadores. é esta a soluçao mais correcta?



Sim, pois tanto Formandos quanto Formadores poderão ter inúmeros contatos, e vc não vai precisar criar campos posteriormente para novos contatos nas duas tabelas.

Olhando para o seu modelo, dá até pra aplicar o exemplo clássico de Generalização do MER, aí apenas teríamos uma tabela para Contatos.
DELETETHIS 31/05/2011 18:28:10
#375491
Se for pela tentativa de fazer 1 tabela contactos para cada 1. Atravez do SQL consigo fazer uma nova? :o De modo a que apareça o numero_sigo (um numero unico para qualker 1 das 2 tabelas) , o nome e os seus respectivos contactos? Assim no vb6 poderia fazer um form a mostrar os contactos de todos e tal
LLAIA 01/06/2011 12:49:25
#375571
Fazer eu não posso pois não tenho VB aqui.

Vc move todos os atributos em comum entre Formandos e Formadores em uma tabela e deixe os específicos. Essa nova tabela é que vai fazer relacionamento com Contactos. As tabelas Formandos e Formadores devem possuir como chave estrangeira a chave primária dessa nova tabela.

O procedimento de registro ficaria assim:

insere os dados na nova tabela, pega o id criado, e em seguida insira os dados pertinentes em Formandos ou Formadores.

Tentei criar um MER aqui, mas estou com dificuldade de instalar um bom aplicativo aqui no Debian.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas