AJUDA > ABRIR ARQUIVOS .TXT E .JPG

ROCSP 26/06/2015 08:46:32
#448168
Olá Galera! Sou novo no Fórum e também em Programação! (e agora percebo o quanto tenho ainda para aprender!!!). Tenho que fazer um trabalho de conclusão de curso que é um programa que gera uma mensagem na tela do PC, ao ligar, sendo gerado um texto e imagem diferente a cada dia (tipo Calendário da Seisho-no-Ie)

Todos os arquivos de texto (.txt) e Imagem (.jpg) estão alocados em uma unica pasta denominada [Ô]Arquivo[Ô] onde os nomes do arquivo são no seguinte formato: 116X.txt e 116X.jpg , onde os números representam o dia e mês e o [Ô]X[Ô] represento o ano. (X para 2015, Y para 2016 e Z para 2017). Sendo assim, no dia 11/06/2015 o programa deve abrir os arquivos citados anteriormente.

Fiz a seguinte sub que funciona para criar o nome do arquivo mas não consigo abril-los!



Public Class Form1
Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

Dim Dia As Integer = Microsoft.VisualBasic.DateAndTime.Day(Now)
Dim Ano As Integer = Microsoft.VisualBasic.DateAndTime.Year(Now)
Dim Mes As Integer = Microsoft.VisualBasic.DateAndTime.Month(Now)
Dim AnoLit As String
Dim SantDia As String

MsgBox(Dia & Mes) ..... mostra: 116 (OK)

If Ano = (2015) Then AnoLit = [Ô]X[Ô]
If Ano = (2016) Then AnoLit = [Ô]Y[Ô]
If Ano = (2017) Then AnoLit = [Ô]Z[Ô]

SantDia = (Dia & Mes & AnoLit)
MsgBox(SantDia) ....... mostra: 116X (OK)

[ô] comando para abrir arquivos
Process.Start([Ô]C:\Users\ROC\Desktop\Arquivo\SantDia.txt[Ô])
Process.Start([Ô]C:\Users\ROC\Desktop\Arquivo\SantDia.jpg[Ô])

End Sub
End Class
Penso que o erro está no fato do programa não reconhecer [Ô]SantDia[Ô] como números(que são os nomes dos arquivos), mas sim como [Ô]String[Ô], como faço para para que ele reconheça como número e abra os arquivos?
KURTGU 26/06/2015 09:29:54
#448169
Aqui pra voce ler o arquivo txt usando o vb.net
http://www.macoratti.net/vbn_txt.htm

Aqui pra voce exibir a imagem que esta em um pasta, dentro da pasta aonde se localizar o seu .exe
Picturebox1.imagelocation = Application.StartupPath & [Ô]\imagens\1.png[Ô]
ROCSP 26/06/2015 18:08:34
#448191
VALEU!!!, NÃO ABUSANDO...GOSTARIA DE MAIS UMA DICA!
Preciso concatenar duas strings e com o resultado, gerar um nome de arquivo. Ex.
String a=10, String b= 4E,...(A & B)= 104E, sendo que este valor é o nome do arquivo e tem que entrar num comando tipo:

Process.Start([Ô]C:\Users\ROC\Desktop\104E.jpg[Ô]) a dúvida é: Como colocar este [Ô]104E[Ô] neste comando?

SINCLAIR 26/06/2015 19:24:34
#448194
ROCSP

Citação:

Process.Start([Ô]C:\Users\ROC\Desktop\104E.jpg[Ô]) a dúvida é: Como colocar este [Ô]104E[Ô] neste comando?



Faça

Process.Start([Ô]C:\Users\ROC\Desktop\[Ô] & a & B & [Ô].jpg[Ô])
ROCSP 29/06/2015 11:16:03
#448273
Veleu Euzebio!....Funcionou Beleza!!!
Agora por favor me conta o segredo! Porque vc usou esta forma de escrever a concatenação ou me indique um local onde eu possa pesquisar a respeito pois acho que vou precisar bastante disso no futuro!

Obrigado!
SINCLAIR 29/06/2015 12:33:14
#448279
Olá, ROCSP

Foi só concatenação, de fato.

Juntou uma string ([Ô]C:\Users\ROC\Desktop\[Ô]), mais o conteúdo da variável A (10), mais o conteúdo da variável B (4E), mais uma string ([Ô].jpg[Ô])

O operador é o &, em alguns casos pode-se usar o + (mais) mesmo, mas é pouco indicado, porque se a variável tiver conteúdo numérico, vai somar o número e não o conteúdo dela.

Exemplo:

[Ô]10[Ô] + [Ô]20[Ô] = [Ô]1020[Ô]
10 + 20 = 30

é preciso cuidar quando for concatenar variáveis numéricas (como no segundo caso), transformar para string, como no exemplo
A = 10
B = 20

A + B = 30
CSTR(A) & CSTR(B) = [Ô]1020[Ô]

O caminho é por ai.

Tudo de bom.
Faça seu login para responder