AJUDA PARA DAR BAIXA NO ESTOQUE

FBGSYSTEMS 19/11/2012 19:01:09
#414466
Boa noite galera. Queria uma ajuda de voces para resolver um problema de logica.
O procedimento do sistema é o seguinte
Suponhamos que eu sou a empresa fornecedora do serviço e tenho vários clientes.

O cliente tem um número de pedido(uma especie de contrato) que tem um produto que possui diversas materias primas salvas com suas respectivas quantidades.
Ex da tabela
ped
----
npedido
codprod

detped
----
npedido
codmat
qtd(%)

Entao chega a mercadoria e eu salvo o estoque numa tabela assim
estoque
---------
codpedido
codmat
qtd

..
Agora que chega onde eu quero.
Um cliente pode ter mais de um pedido rodando no mesmo momento.
Entao ao passar uma saida daquele pedido eu irei nessa tabela de estoque materia prima por materia prima dando baixa conforme as concentrações de cada uma. Porem o estoque de um pedido pode nao ter o suficiente para completar a quantidade exigida no peso do caminhao. Neste caso pensei em dar um select na tabela para ver qual registro daquele cliente com aquela amteria prima ainda possui estoque.
Acho que até aí funciona

Porem pode ter a situação do cliente nao ter mais nenhum pedido com estoque disponivel. Então eu irei emprestar meu estoque para expedir aquele caminhao. OK

Mas minha duvida é como voces fariam para repor este meu estoque que foi emprestado a meu cliente?
Deixo um pedido do meu cliente com qtd negativa e ao dar entrada isso é atualizado?

Alguem ja fez algo parecido e pode me dar alguma dica de como resolver?

Desculpem o texto enorme hehehe
F001E 19/11/2012 23:20:28
#414477
acho que você não precisa deixar a quantidade negativa..simplesmente você não libera esse pedido sendo que não tem a quantidade necessária...
Se esse pedido for urgente, você empresta de outro pedido e faz uma marcação nesse produto desse pedido que foi emprestado para o pedido tal...
Na hora da reposição, antes de abastecer o estoque, primeiro você verifica se existe algum pedido que foi emprestado algum produto, se sim atualiza a quantidade no pedido e depois da entrada nos produtos....lembrando que o produto que foi emprestado e você repôs já sai da quantidade do estoque....
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas