AJUDA PARA FINALIZAR O MEU PROGRAMA.

GODMEC 21/08/2013 11:05:32
#427890
Bom dia.
Primeiramente quero agradecer imensamente a todos que me ajudaram chegar onde cheguei e pelo conhecimento compartilhado.

Meu cadastro de Clientes e produtos está ok agora falta só a tela de venda mas, não tenho a mínima ideia por onde começar quantas tabelas são necessário para a tela de venda e quais são os objetos que ela compõe. Alguém poderia me dar uma ajuda por gentileza;

Estou enviando uma foto para mostrar como está ficando o meu programa que sem a ajuda de vcs amigos jamais teria conseguido chegar onde cheguei.

Forte abraço a todos e que Deus os abençoe sempre!

TIMCOSEG 21/08/2013 14:08:01
#427892
Vai depender muito das funcionalidades existentes no sistema.
Geralmente duas tabelas a tabela [Ô]venda[Ô] e a tabela [Ô]detalhe da venda[Ô], a primeira armazena os dados principais da venda, a segunda os itens da venda que possuirá uma relação de 1x n (Venda x Itens) tanto com a tabela de venda quanto com a tabela de produtos (Produto x Itens).
O nº de tabelas varia de acordo com as funcionalidades que deseja apresentar em seu sistema (log, permissões, historico de movimentação, etc).
Aconselho a [Ô]desenhar[Ô] a arquiquetura de seu sistema para então extrair quais tabelas precisaria (diagrama de dados), tendo em vista que após a conclusão do sistema você pode ser obrigado a criar novas tabelas ou alterar tabelas existentes. Não sei como desenvolveu seu sistema, mas se puder ajudá-lo estou a disposição. Não tenho logado aqui constantemente, inclusive já fiquei alguns anos sem aparecer rsrs, mas se puder lhe ajudo ou envio diagrama de modelo de dados como exemplo, tão logo tenha tempo.
Se você tiver um diagrama de modelo de dados me envie ou poste aqui e com base nele te ajudo a analisar o que precisa criar para sua base de dados no quesito vendas.
SURI 22/08/2013 10:00:32
#427932
Caríssimo GODMEC... falando em agradecer os vbmaníacos que a décadas sustentam este maravilhosos intercâmbio de conhecimentos, eu não seria nada sem este site. Sou provavelmente o único angolano aqui!
Voltando ao teu assunto, eu uso duas tabelas um tbfactura onde num único registo tenhos os dados da factura que não se repetem, ex cliente, data, numero, etc. Os dados que se repetem e fazem o relacionamento 1 para muitos estão na tbfaturaprod onde vão os produtos referentes a tbfactura. Depois atente as chaves que farão o relacionamento por exemplo:

o número da fatura na tabela tbfatura deve tb constar na tabela tbfaturaprod como chave estrangeira, assim num consulta é fácil ir buscar todos os produtos referentes a fatura y.
Penso ter ajudao, envio em anexo uma imagel da minha tela de vendas e sucessos ai cara!!
GODMEC 22/08/2013 16:54:14
#427962
Bom pessoal vou postar uma foto do ponto de venda para vcs terem uma ideia do que pretendo fazer. Hé um formulário simples pois, é para uso pessoal.
Baseado nos campos do formulário vcs poderiam me explicar como faço para fazer a venda e quando eu precisar buscar o histórico da venda por cliente como proceder.

Desde já agradeço a ajuda.
GODMEC 23/08/2013 10:26:40
#427997

Na tabela VENDA eu coloquei: Vendedor, Cliente e Data da Venda. Na tabela DETALHES_DA_VENDA coloquei: Produto -> Valor_unt -> Qtd ->Estoque -> Total -> Valor_PG -> -> Troco e criei um novo campo de nome ID_VENDA e fiz o relacionamento 1.x1.


Poderiam fazer um modelo de relacionamento nesses critérios para eu ter uma ideia?
FELLIPEASSIS 23/08/2013 11:25:43
#428003
Resposta escolhida
bom tem um exemplo de modelagem de dados nesse site q eu segui q é bem simples de se seguir sql

GODMEC 23/08/2013 11:56:48
#428005
Estou postando um foto das tabelas para que possam me dizer se falta algo e o relacionamento de onde para onde.
TIMCOSEG 23/08/2013 14:04:52
#428014
GODMEC como você disse que é para uso pessoal vou postar um modelo simples para vocês se espelhar se quiser.
Mas adianto que um cadastro de venda robusto e escalável utilizaria mais algumas tabelas.
Nas tabelas de cliente, produto,vendedor inclua os campos que achar necessário, mas na detalhe de venda e venda acho que os campos são suficientes para o seu caso.
Como dica lhe digo que campos calculáveis não precisam ser armazenados como subtotal.
Informações inerentes a venda ficam na tabela de venda e inerentes aos itens vendidos ficam na tabela detalhe.
Vi que está utilizando Access e vi por qual motivo, bem sugiro utilizar arquivos SDF (base local SQL CE), se estiver utilizando visual studio e se tiver conhecimentos básicos de linguagem sql. Ficará mais robusto do que com Access.
Os relacionamentos com chaves estrangeiras ao exibir em tela ou relatório informações fazemos joins entre as tabelas assim você busca o nome do produto, o nome do vendedor e o nome do cliente que estarão sempre atualizados.
em anexo o modelo de dados.
Outra dica é nunca exclua os registro (principalmente dos produtos por causa do histórico e dos relacionamentos) utilize o campo status para definir a situação do registro (excluído, ativo, em falta, etc), pode-se até criar uma tabela Status e relacionar apenas o código e sempre validar nos retornos pelo status.
Quanto ao design cuidado com transparência nos formulários, fontes com negrito e outras formatações isto pode deixar seu sistema com a usabilidade um pouco ruim, procure utilizar cores que não cansem a vista e ofusquem as informações que o usuário precisa visualizar.
Se tiver complicado me mande um email para marctym@gmail com suas duvidas que tentarei ajudá-lo ou poste aqui mesmo, mas como disse as vezes levo um tempo pra voltar ao site.
Não estou querendo complicar, só quero ajudar pois quando comecei a [Ô]alguns[Ô] anos atrás dei muito murro em ponta de faca na hora de dar manutenção nos sistemas que havia criado.
Utilize o tipo de dados correto para cada campo (datetime, integer, numeric(para valores), nvarchar (para campos de texto) e etc). varia a nomenclatura de banco para banco. mas aconselho a começar log com bases de dados que exijam conhecimento em sql para ir se aprimorando, isto se sua intenção é atuar no mercado de trabalho de TI.

Abraços!
GODMEC 25/08/2013 11:04:04
#428078
Pessoal agradeço imensamente a ajuda de todos e entendo agora que preciso aprender sobre modelagem de banco de dados vou estudar esse trem porém vou deixar o tópico aberto e qualquer dúvida retorno.

Deus os abençoe.
ONBASS 26/08/2013 11:37:13
#428115
GODMEC, parece bem funcional seu sistema, poderia sugerir uma revisada no quesito cores?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas