AJUDA SOBRE PROGRAMACAO EM TRES CAMADAS

ALYSSONLIME 21/02/2011 17:40:49
#366161
estou começando um projeto em C# que será em 3 camadas, UIL, BLL e DAL.

Até onde entendi, é da seguinte forma:

UIL - User Interface Layer - Formularios e tudo mais
BLL - Business Logic Layer - Lógica de negócio, validações
DAL - Data Access Layer - Acesso a dados para GRUD

até ai tudo bem, fiz o cadastro de cliente que ficou da seguinte forma
classes:
Models.Clientes
BLL.BLLClientes
DAL.DALClientes

no método gravar preenchi uma instancia da classe Cliente com as informações digitadas na tela
depois executei > BLLClientes.Incluir(objCliente);

que por sua ver faz validações e estando tudo certo, chama o DAL > DALCLientes.Incluir(objCliente)


me corrijam se eu tiver entendido errado.


agora como fica em relação a pequenas consultas e relatórios?

no formulário de venda quando escolho o cliente, ele checa se ta bloqueado ou inativo,
enfim, sempre existe aquelas consultas para pegar um ou mais campos na hora de escolher determinado opção na tela
e tudo mais, isso pode ficar na UIL, ou tem que ser dentro da BLL !??

as consultas sempre to retornando atraves de DataTables.

e essas pequenas consultas tem que ser feitas dentro do DAL!?

eu uso uma conexão compartilhadas entre os formularios e BLLs

de uma classe de conexão que fiz que reconecta caso haja perca de conexão com o servidor.

com isso posso fazer a consulta dentro da proprio BLL, isso ficaria errado, ou toda consulta tem que ser dentro da DAL?


SAMUKA 21/02/2011 19:17:22
#366177
ALYSSONLIME, blz?

Eu tb já me enrosquei com essas coisas, principalmente pelo fato, que vc não deve fornece mais informações do que o necessário ao funcionamento de cada camada.
Minha sugestão é que vc trabalhe com EntityFramework na camada de DAL e o retorno será um Query.
As informações entre as classes só deverão ser passadas através da Classe modelo (sendo que a Classe modelo só tem os campos e nenhum método).

Citação: