AJUDA SOBRE PROGRAMACAO EM TRES CAMADAS
estou começando um projeto em C# que será em 3 camadas, UIL, BLL e DAL.
Até onde entendi, é da seguinte forma:
UIL - User Interface Layer - Formularios e tudo mais
BLL - Business Logic Layer - Lógica de negócio, validações
DAL - Data Access Layer - Acesso a dados para GRUD
até ai tudo bem, fiz o cadastro de cliente que ficou da seguinte forma
classes:
Models.Clientes
BLL.BLLClientes
DAL.DALClientes
no método gravar preenchi uma instancia da classe Cliente com as informações digitadas na tela
depois executei > BLLClientes.Incluir(objCliente);
que por sua ver faz validações e estando tudo certo, chama o DAL > DALCLientes.Incluir(objCliente)
me corrijam se eu tiver entendido errado.
agora como fica em relação a pequenas consultas e relatórios?
no formulário de venda quando escolho o cliente, ele checa se ta bloqueado ou inativo,
enfim, sempre existe aquelas consultas para pegar um ou mais campos na hora de escolher determinado opção na tela
e tudo mais, isso pode ficar na UIL, ou tem que ser dentro da BLL !??
as consultas sempre to retornando atraves de DataTables.
e essas pequenas consultas tem que ser feitas dentro do DAL!?
eu uso uma conexão compartilhadas entre os formularios e BLLs
de uma classe de conexão que fiz que reconecta caso haja perca de conexão com o servidor.
com isso posso fazer a consulta dentro da proprio BLL, isso ficaria errado, ou toda consulta tem que ser dentro da DAL?
Até onde entendi, é da seguinte forma:
UIL - User Interface Layer - Formularios e tudo mais
BLL - Business Logic Layer - Lógica de negócio, validações
DAL - Data Access Layer - Acesso a dados para GRUD
até ai tudo bem, fiz o cadastro de cliente que ficou da seguinte forma
classes:
Models.Clientes
BLL.BLLClientes
DAL.DALClientes
no método gravar preenchi uma instancia da classe Cliente com as informações digitadas na tela
depois executei > BLLClientes.Incluir(objCliente);