AJUDAPROJETO

ARTURZIMBA 09/02/2017 16:19:24

Boa tarde,

Estou a procura de uma ajuda para selecionar o meu projeto.

Estou trabalhando na área portuária, e meu gerente me pediu para ajudar em um projeto que seria construir uma tela de controle de preventiva. O que seria isso ?

Seria basicamente manutenções de equipamentos portuarios, como escavadeira, e etc.

No caso o mecanico iria informar a data da ultima Manutenção, e a data da proxima manutenção, feito isso teria que ter um contador que ficasse atualizando, em formato de horas, e essas horas atingir até o dia da proxima manutenção que o mecanico informou, apos isso emitir um alerta.

Alguem poderia me ajudar , ou teria algo semelhante a isso ?

Obs: sou novo na área da programação, creio que isso é um dos meus primeiros desafios.

abraço
SINCLAIR 09/02/2017 17:00:37
Resposta escolhida
Colega Artur,

O projeto que você precisa é muito simples.

Consiste de um cadastro com nome e talvez uma referência do maquinário, a data da última manutenção e a data da próxima manutenção.

Um evento baseado em controle Timer, me parece que você usa VB6, poderá a cada dia emitir alertas para datas que estejam por vencer, por exemplo, nos próximos 5 dias. O controle Timer nem é necessário, este alerta pode ser feito na abertura do sistema, todos os dias. O Timer seria para ficar avisando durante o dia, se quisesse.

é programação simples, com banco de dados de modelagem simples.

Mas precisa conhecer programação básica.

Pronto dificilmente encontrará. Mas se você começar a desenvolver, o pessoal aqui do fórum vai te ajudando com as dúvidas que tiveres.

Tudo de bom.
NICKOSOFT 09/02/2017 19:49:08
exatamente, se vc tem uma data marcada pra próxima manutenção, seria algo parecido com um despertador.....com múltiplos momentos de disparo pq tem vários equipamentos.....
KERPLUNK 09/02/2017 22:17:51
Em primeiro lugar, para poder te ajudar seria bom sabermos o seu nível de conhecimento. E se for um projeto novo seria melhor começar já com a plataforma .NET ao invés do VB6 como proposto no tipo do tópico...
ARTURZIMBA 09/02/2017 22:27:10
Citação:

:
Em primeiro lugar, para poder te ajudar seria bom sabermos o seu nível de conhecimento. E se for um projeto novo seria melhor começar já com a plataforma .NET ao invés do VB6 como proposto no tipo do tópico...

Então, Sabe o Excel normal, planilhas e etc, só está habilitado a aba [Ô] Desenvolvedor[Ô] no qual aperto e entro no visual basic for Applications.
Meu chefe me deu uma cópia do programa que é utilizado na oficina da empresa, e queria que eu criasse só mais uma tela, do qual falei anteriormente.
KERPLUNK 10/02/2017 00:46:22
Citação:

Então, Sabe o Excel normal, planilhas e etc, só está habilitado a aba [Ô] Desenvolvedor[Ô] no qual aperto e entro no visual basic for Applications.
Meu chefe me deu uma cópia do programa que é utilizado na oficina da empresa, e queria que eu criasse só mais uma tela, do qual falei anteriormente.

Hmmm, temos um problema... O que você quer fazer apesar de ser de nível fácil, mas um mínimo de conhecimento é necessário. Banco de dados, SQL, ADO, são várias pequenas coisas, mas indispensáveis. Seria melhor você aprender alguns tutoriais primeiro e com certeza esquecer no VB6, se vai começar, que comece com o .NET. Existem dezenas de tutoriais para iniciantes, basta uma pesquisa simples no Google. Acho que deveria começar por aí, caso contrário, o que aconteceria é uma vai e vem de código picado que vai acabar mais te prejudicando que ajudando.
SINCLAIR 10/02/2017 07:54:46
Bom dia, Artur Aguiar,

Citação:

Em resumo posso te dizer que teu chefe te deu uma tarefa de programação e você não tem formação na área ou conhecimentos por auto estudo.

Seria como teu chefe me dar cimento e areia, pedindo para eu construir uma calçada em frente ao prédio. Te garanto que a calçada seria toda desnivelada, esburacada, mal feita, reteria água e ainda causaria queda de pessoas. Não tenho o menor conhecimento de como fazer.

No seu caso, como nosso colega KERPLUNK escreveu, se desejares prosseguir com a tarefa, primeiramente estude .Net, esquecendo VBA e Excel. Também poderá desenvolver algo para Web, com PHP + HTML + CSS3 + JavaScript. Se eu fosse começar em linguagens de programação, seria este o começo. Claro que nunca começaria aprender linguagens de programação sem antes um longo e cuidadoso curso de Algorítimos e Lógica de Programação.

Peça mais tempo para seu chefe. Faça um curso de Algorítimos e depois aprenda C#. Será um bom começo. Explique para seu chefe que você precisa de tempo para poder entregar algo que funciona corretamente. Seria como eu explicar que preciso de tempo para entregar um calçada que não machuca as pessoas.

Tudo de bom.

MARCELO.TREZE 10/02/2017 08:31:17
Se não pretende virar programador e resolver apenas este seu problema eu indico este cara Mario Andrade
ARTURZIMBA 10/02/2017 13:32:12
Citação:

:
Bom dia, Artur Aguiar,

Em resumo posso te dizer que teu chefe te deu uma tarefa de programação e você não tem formação na área ou conhecimentos por auto estudo.

Seria como teu chefe me dar cimento e areia, pedindo para eu construir uma calçada em frente ao prédio. Te garanto que a calçada seria toda desnivelada, esburacada, mal feita, reteria água e ainda causaria queda de pessoas. Não tenho o menor conhecimento de como fazer.

No seu caso, como nosso colega KERPLUNK escreveu, se desejares prosseguir com a tarefa, primeiramente estude .Net, esquecendo VBA e Excel. Também poderá desenvolver algo para Web, com PHP + HTML + CSS3 + JavaScript. Se eu fosse começar em linguagens de programação, seria este o começo. Claro que nunca começaria aprender linguagens de programação sem antes um longo e cuidadoso curso de Algorítimos e Lógica de Programação.

Peça mais tempo para seu chefe. Faça um curso de Algorítimos e depois aprenda C#. Será um bom começo. Explique para seu chefe que você precisa de tempo para poder entregar algo que funciona corretamente. Seria como eu explicar que preciso de tempo para entregar um calçada que não machuca as pessoas.

Tudo de bom.

Boa meu garoto. Ótima explicação.
Atualmente estou fazendo curso técnico de Programação em tubarão/SC no Cedup. estou no 3 semestre, mais é um curso básico dos básico, estamos trabalhando com MYSQL, PHP, Delphi, porém eu estava meio distante dessa área , por causa das férias, mais estou tentando retornar, como sempre usei delphi, php, o VBA está sendo um desafio pra mim, mais sei que com a ajuda desse meio como de outros meios também vou conseguir chegar aonde pretendo.
SINCLAIR 10/02/2017 15:37:43
Prezado Artur Aguiar,

Citação:

Boa meu garoto. Ótima explicação.
Atualmente estou fazendo curso técnico de Programação em tubarão/SC no Cedup. estou no 3 semestre, mais é um curso básico dos básico, estamos trabalhando com MYSQL, PHP, Delphi, porém eu estava meio distante dessa área , por causa das férias, mais estou tentando retornar, como sempre usei delphi, php, o VBA está sendo um desafio pra mim, mais sei que com a ajuda desse meio como de outros meios também vou conseguir chegar aonde pretendo.

Na época de guri foi CEDUP que estudei. Naquele tempo chama-se CIS (Centro Interescolar de Segundo Grau). Depois de formado, mudei de estado para cursar faculdade (em Tubarão só tinha Ciências da Computação e eu queria Análise e Desenvolvimento de Sistemas).

Bons tempos aqueles. Tenho mais saudades da época de ensino médio do que da época da faculdade.

Como tu mencionou que trabalha na área portuária, creio que deva ser em Imbituba. Um bom lugar.

Boa sorte no teu desenvolvimento!

PS: só cuida para confundir o advérbio de intensidade mais com a conjunção adversativa mas. Aqui o pessoal, além de ser fanático por linguagem de computadores, é costumeiro rosnar quando alguém comete um deslize de linguagem humana (exemplo, língua portuguesa). Eu mesmo devo cometer vários.

Tudo de bom, Artur.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas