ALGUEM USA DFD DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS ?

USUARIO.EXCLUIDOS 07/04/2007 10:43:41
Pessoal,

Estou fazendo um sisteminha e estou apanhando bastante [S51]. Isso porque comecei a faze-lo e no meio dele tive outras ideias que tive que implementar. Com isso uma parte do que tinha feito foi refeita. Para evitar isso o melhor seria usar alguma ferramenta na qual poderia ver o todo do sistema. Me lembrei do DFD (Diagrama de Fluxo de dados). Queria saber se alguem usa o DFD ou alguma outra ferramenta que ajude na visualização total do sistema (antes de começar a programar)? Existe algum software que faz isso?
Não me lembro bem se foi aqui que vi, mas tinha uma dica / topico explicando uma ferramenta parecida com o DFD. Pesquisei no site, mas não achei.
USUARIO.EXCLUIDOS 07/04/2007 17:47:49
Mem Luz, uma das melhores ferramentas para modelagem de dados é o ERWIN. Dá uma pesquisada (procure o download) deste software.
USUARIO.EXCLUIDOS 08/04/2007 16:43:52
Frau,

Obrigadão! Vou dar uma olhada!
USUARIO.EXCLUIDOS 08/04/2007 18:20:12
Puxa, meu login no vbm ainda existe? rssssssssss

Diagramas de Fluxos de Dados são abordados nos modelos de análise estruturada e análise essencial.
Procure no google por livros sobre esse assunto.

Mais uma coisa não confunda DFD com DER e MER, se não me falha a memória o ERWIN só serve para MER.

USUARIO.EXCLUIDOS 09/04/2007 07:51:54
o erwin é para a contrução de DER, diagrama de entidade e relacionamento
RXGOMES 09/04/2007 08:57:20
Olá para ser ter uma visão global do seu sistema, acredito que a melhor maneira é usar a UML. Com ela podemos visuaizar as entidades, use cases, diagrama de atividades. Neste link você irá conseguir algumas ferramentas de UML, na minha opnião a melhor é a JUDE.

HUGOSSOUZA 09/04/2007 09:37:59
Resposta escolhida
pelo que eu ouvi falar o DFD não é mais usado...
como algumas pessoas ja informaram você pode usar o MER que é um conjunto do DER.
tem a UML tbm para documentar todo o sistema.
tem varios tópicos aqui no forum sobre isso, e você acha muitas apostilas na internet.
para modelagem UML você pode usar o jude que é free http://jude.change-vision.com/jude-web/index.html
O EA - Enterprise Architect - é uma ótima ferramenta para modelagem UML, documentação de sistemas, com os diagramas prontos você pode gerar scripts para criação do banco de dados.
o unico problema é que custa uns $200 ... =/ http://www.sparxsystems.com.au/ea.htm

tem o dbdesigner para modelagme de base de dados que é opensource http://fabforce.net/dbdesigner4/

DIOGOMUNARIN 09/04/2007 09:44:44
o ERWIN é para DER mesmo, inclusive a ultima versao ate gera o BD q desejar, agora DFD tem o Smart Draw, eu usava na faculdade.
Agora o seu problema acho q esta na entrevista com cliente, hj nao faço mais dfd, ate mesmo por causa do pouco tempo q tenho, mas atraves de uma boa entrevista da para fazer um sistema ja, caso nao seja muito complexo
USUARIO.EXCLUIDOS 09/04/2007 20:17:41
Pessoal,

Agradeço a todos pelas respostas!
Vou dar uma olhada e deixar o tópico aberto para ver se existem outras maneiras de fazer o que preciso.

Valeu mesmo!

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas