ANEXAR DOCUMENTO DENTRO DO ACCESS COM VB

EDUARDONICE 20/11/2014 16:05:00
#442662
Não tenho muita experiência com Vb, mas a cada dia fico mais entusiasmado.

Se alguém puder me ajudar, gostaria de saber como faço para anexar um documento dentro de uma coluna de tabela do Access.

Eu criei uma tabela, dentro do Access, e uma das colunas foi definida com o tipo [Ô]Anexo[Ô].
No form do VB a funcionalidade seria:
- um text box para que eu digite o Id da tabela
- um text box multiline para exibição do arquivo texto
- um botão com label [Ô]Carregar[Ô] onde eu acessaria a tabela, através do Id, e traria o conteúdo da coluna que tem o tipo anexo, para o text box multiline
- um botão com label [Ô]Salvar[Ô] onde eu gravo o text box multiline na coluna da tabela

Resumindo: como eu transformo o conteúdo da coluna da tabela, que está em binário, para exibir no multiline e como eu gravo o multiline como binário na tabela
DAMASCENO.CESAR 20/11/2014 16:47:00
#442664
Eduardo, se sua intenção é apenas inserir texto na tabela, mude o tipo do campo para text (tamanho até 255 caracteres) ou para memorando.
EDUARDONICE 24/11/2014 09:49:11
#442726
Olá Damasceno.Cesar

Não posso mudar para texto porque o objetivo é armazenar documentos relativamente grandes em word, pdf, txt

TUNUSAT 24/11/2014 15:10:18
#442730
Resposta escolhida
EDUARDONICE,

O que DAMASCENO.CESAR disse também é para você mudar para [Ô]MEMO[Ô] (memorando). Mas o maior tipo é [Ô]Objeto OLE[Ô]... veja:

http://office.microsoft.com/pt-br/access-help/sobre-tipos-de-dados-e-tamanhos-de-campo-mdb-HP005187521.aspx

[Ô]Use o tipo de dado Memorando se você precisa armazenar mais de 255 caracteres. Um campo Memorando pode armazenar até 65.536 caracteres. Se você deseja armazenar texto formatado ou documentos longos, crie um campo Objeto OLE, em vez de um campo Memorando.[Ô]

http://office.microsoft.com/pt-br/access-help/armazenar-imagens-em-um-banco-de-dados-HP005280225.aspx

Mas você também pode, talvez, fazer assim:
Coloque somente o caminho (path ou diretório) onde fica o documento que você quer armazenar. Assim você não armazena um [Ô]monstrinho[Ô] dentro da sua base de dados deixando-a super pesadona...
... claro que é sempre bom fazer um backup regular de tudo.

[][ô]s,
Tunusat.
EDUARDONICE 25/11/2014 13:56:27
#442761
Obrigado pelas dicas dos links Tunusat

Já fui aconselhado, inclusive, a sair do Access e fazer no SQL Server. Como escrevi, o objetivo seria controlar a versão de documentos relativamente grandes e ainda preciso ver qual das idéias é melhor: armazenar somente o caminho ou realmente colocar o documento dentro do banco.

Att
Eduardo
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas