APLICACAO - DIVERSOS UTILIZADORES
Boas pessoal,
Estou a pensar desenvolver uma aplicação para diversos utilizadores.
A base será ter a informação especifica para cada utilizador e cada utilizador ter os seus registos, ou seja ninguém ver a informação do outro.
Como fazer isto?
- Trabalhar com a mesma BD?
- Ter BD[ô]S para cada utilizador?
Qual a vossa opinião?
Estou a pensar desenvolver uma aplicação para diversos utilizadores.
A base será ter a informação especifica para cada utilizador e cada utilizador ter os seus registos, ou seja ninguém ver a informação do outro.
Como fazer isto?
- Trabalhar com a mesma BD?
- Ter BD[ô]S para cada utilizador?
Qual a vossa opinião?
Citação:Como fazer isto?
Existem vários bancos que são facilmente compartilhados.
Citação:Trabalhar com a mesma BD?
Sim.
Citação:- Ter BD[ô]S para cada utilizador?
Não precisa, sendo um banco bom, ele pode se trabalhar com multi usuarios perfeitamente.
Bom realmente terá que estruturar bem mas vamos lá .
- Trabalhar com a mesma BD ?
Sim, não sei qual a finalidade do seu sistema, mas logico trabalhe com o mesmo BD.
A aplicação é uma aplicação nova correto ?
Então, crie uma tabela com os campos [Ô]USUARIO[Ô],[Ô]SETOR[Ô] por exemplo..
[Ô]USUARIO[Ô]->Avale
[Ô]SETOR[Ô]-> TI
No seu sistema faça a lógica, para consultas, update, insert etc....
If strSetor = [Ô]TI[Ô] then
FUNÇÃO......
[ô]OCULTA BOTÕES, ÃREAS E POR AI VAI....
Endif
OBS: Claro, pode criar uma coluna como [Ô]VISIVEL[Ô], como os valores [Ô]sim[Ô], [Ô]não[Ô], por mais que seja do mesmo setor não irá visualizar as informações, ou se [Ô]select * from xxx where usuario=[ô]USUARIO LOGADO[ô] etc.......
Sugestão.
Criei uma coluna, como a unidade,estabelecimento ai futuramente se o sistema for para outra empresa outro site já estará pronto para isso !
- Trabalhar com a mesma BD ?
Sim, não sei qual a finalidade do seu sistema, mas logico trabalhe com o mesmo BD.
A aplicação é uma aplicação nova correto ?
Então, crie uma tabela com os campos [Ô]USUARIO[Ô],[Ô]SETOR[Ô] por exemplo..
[Ô]USUARIO[Ô]->Avale
[Ô]SETOR[Ô]-> TI
No seu sistema faça a lógica, para consultas, update, insert etc....
If strSetor = [Ô]TI[Ô] then
FUNÇÃO......
[ô]OCULTA BOTÕES, ÃREAS E POR AI VAI....
Endif
OBS: Claro, pode criar uma coluna como [Ô]VISIVEL[Ô], como os valores [Ô]sim[Ô], [Ô]não[Ô], por mais que seja do mesmo setor não irá visualizar as informações, ou se [Ô]select * from xxx where usuario=[ô]USUARIO LOGADO[ô] etc.......
Sugestão.
Criei uma coluna, como a unidade,estabelecimento ai futuramente se o sistema for para outra empresa outro site já estará pronto para isso !
nao tenho ideia do q vai ser, porem todos os registros obrigatoriamente precisam de um campo identificador do usuario
de acordo com uma tabela de usuario, q devera ser usada pra logar, e ter um identificador unico pra casa usuario, q sera usado no campo identificador dos registros...
id/usuario/senha
usuario/nome/endereco/telefone
tipico uso de agenda ai....o id do usuario sera usado na outra tabela no campo usuario
de acordo com uma tabela de usuario, q devera ser usada pra logar, e ter um identificador unico pra casa usuario, q sera usado no campo identificador dos registros...
id/usuario/senha
usuario/nome/endereco/telefone
tipico uso de agenda ai....o id do usuario sera usado na outra tabela no campo usuario
Bem na realidade tenho de fazer duas aplicações no entanto os princÃpios serão os mesmos.
1ª Aplicação
Registo de Contactos
- Cada utilizador tem acesso aos seus contactos
2ª Aplicação
Registo de estatÃsticas de uma época de futebol
- 1 Utilizador
- Dados divididos por época
Estou a pensar usar access.
1ª Aplicação
Registo de Contactos
- Cada utilizador tem acesso aos seus contactos
2ª Aplicação