APLICATIVO EM REDE

ARCADYUM 19/02/2010 17:12:15
#334833
Pessoal,
Acabei de desenvolver um aplicativo em VB6 que funciona muito bem em um computador. Porém acredito que vou ter que compartilhar em rede para alguns usuários. A minha dúvida:
é preciso algum código ou mudança de propriedade para que ele possa ser compartilhado?
O banco de dados é access e será instalado no computador que trabalho.
Aguardando notícias.
JOAOBENEVIDES 19/02/2010 17:20:01
#334834
cara vou dar minha dica seria bom se vc tivesse isto num banco de dados sql por exemplo em vista que se vc nao tem dados dentro do banco de dados fica mais facil para vc manupular seu codigo ai sim depois disto fica facil somente vc alterar a string de conexao apontando para este banco de dados sql que estara resolvendo sua sugestao, vc podera ate acessar atraves de sua casa caso assim deseje

Obrigado

Joao
JOSIMARCSILVA 19/02/2010 18:20:25
#334842
Eu utilizo conexo via ODBC, desta forma não preciso alterar nenhuma linha de código em meus sistemas, basta configurar a conexão ODBC (no painel de controle do windows) apotando para o banco de dados.

Como o Joao comentou, seria interessante vc começar a pensar em um SGDB cliente servidor, pois apesar de funcionar com Access o desempenho e manutenção vão ser bem dificeis.
STEWARTCINTRA 19/02/2010 18:29:13
#334843
Eu fiz da seguinte forma apenas compartilhei a pasta do em que esta o banco de dados. ai consiguo usar meo programa em varios computadores e apenas um banco de dados

uma dica simples

abracos
RICART 19/02/2010 21:16:28
#334858
é o seguinte. Tudo depende de quantos usuários vc precisará conectar simultaneamente e do volume de dados que vc precisará processar.
Pontos a considerar:
Com o access em uma pasta compartilhada, vc poderá conectar o máximo de 10 máquinas clientes;
Há o limite de 2GB de armazenamento;
Não suporte a transações;

A conexão poderá ficar lenta em comparação com um SGBD, tipo firebird, sqlserver, mysql, etc.

Se vc fosse utilizar um windows server, poderá aumentar essa capacidade, utilizando conexão rdp, mas terá o custo servidor.

Já utilizei access em um banco que chegou a 1.8GB e 50 usuários simultâneos, mas não tenho mais coragem de fazer isso depois que vi a facilidade de utilizar outros sistemas e hoje só utilizo firebird.

RENNERFERNANDES 19/02/2010 22:46:46
#334861
Concorco com o RICART, se for um sistema de alto Fluxo de dados, e constante eu recomendo um SGBD, agora em caso de um sistema com biaxo fluxo, o access aguenta, tenho um sistema rondando em uma escola..onde o fluxo não é constante, tem uns 10 anos +ou- e até hoje não houve problemas com isso!

ABc!
ARCADYUM 20/02/2010 11:20:34
#334882
Pessoal,
Primeiramente obrigado pelas dicas. As informações adicionais a minha pergunta é:
Somente três máquinas vão ser autorizadas a acessar o programa.
O fluxo de dados é pequeno, tanto que em 02 anos que usei o Excel como Banco de Dados não chegou a 5MB de dados.

Eu tentei buscar na internet como trabalhar com outros SGBD mas não conseguir nada que me ensinasse a passar o banco para a máquina do cliente. Ficaria grato se alguém pudesse me ajudar com essa informação. Por que eu tenho o Firebird e o MySql, para instalar na minha máquina eu sei, mas como passar o banco e instalar na máquina do cliente?
Agradeço pelas dicas e aguardo novas informações.
RICART 20/02/2010 11:46:13
#334884
No macoratti vc encontrará tutoriais bem fáceis e aqui no VBM tem vários exemplos que vc pode baixar para entender. Em linhas gerais, vc só precisa trocar a string de conexão e configurar o driver de conexão.

Fazendo um paralelo entre a forma com que vc se conecta com base access e de um servidor de bd é como se o access utiliza a conexão de rede padrão, onde vc precisa de uma pasta compartilhada para acessar diretamente a base de dados, enquanto que o SGBD habilita ma porta específica de comunicação, onde a máquina cliente demanda a comunicação por esta porta e o aplicativo do servidor de banco de dados gerencia essa conexão, permitindo acesso somente à base de dados que o cliente está habilitado a acessar.
Em linhas gerais, vc precisará mudar pouca coisa na sua aplicação, sendo a maior parte do trabalho instalar o servidor de banco de dados, criar a base e migrar as informações.
RENNERFERNANDES 20/02/2010 12:01:32
#334888
existe um tutorial de conexão com Mysql, ao invés de você colocar localhost no programa do cliente. você coloca o IP do servidor(onde está o banco)
ARCADYUM 05/03/2010 09:04:57
#336147
Pessoal ,
Foi resolvido colocando o programa em rede sem código adicional, nem mudança de propriedade.
Agradeço a todos pela atenção
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas