APLICATIVO SEM MUITAS JANELAS

CAIO.FR.SP 10/01/2014 02:06:01
#432887
Galera alguem sabe como faz para criar um aplicativo onde todo o conteudo fique em uma unica janela.

Exemplo, o usuario abre o software e cai na tela inicial, dai ele clica em cadastro de clientes, ao invez de abrir um nova janela, no local da tela inicial o conteudo é alterado para a tela de cadastro de clientes.
KERPLUNK 10/01/2014 10:27:10
#432893
Tecnicamente, sim é possível, mas totalmente contraproducente. Os forms, sejam Web ou Desktop, foram criados justamente para isso, para separar cada artigo.
CAIO.FR.SP 10/01/2014 13:56:09
#432908
KERPLUNK, eu acredito que seja mais trabalhoso mesmo, mais também acho que para o usuário o software fica mais simples e menos poluído. Por isso queria saber como é feito, parece ser um pouco como os mdiforms. Olha esse print em anexo, é desse tipo que eu estou falando.
GUIMORAES 10/01/2014 14:28:45
#432910
Resposta escolhida
Você pode utilizar um fomulário comum, com um painel adicionar as janelas ao painel. Assim você pode remover as bordas do formulário e apresentar o mesmo no painel.

Ex: Imagem

Agora vou dar minha opinião, não acho legal este tipo de aplicação, onde o usuário fica restrito a utilizar uma janela por vez. Vamos supor que o usuário quer acessar o cadastro de clientes e o pedido de venda ao mesmo tempo, não dá! Não vejo vantagem!

KERPLUNK 10/01/2014 14:49:11
#432912
Bem, já nem lembro direito da última vez que fiz uma aplicação Desktop. Acredite, elas estão com os dias contados. Comece a voltar seu foco para aplicações Web e mobile.
LUIS.HERRERA 10/01/2014 15:24:19
#432913
Seguindo a tela de ex do caio, não há limitação de abrir só um form não guimoraes, basta usar tabs, uma para cada módulo que quiser abrir, ai com um botão fechar no canto direito superior que fecharia cada aba, com isso é possível abrir quantos forms (abas) quiser simultaneamente.

O único problema que vejo em aplicações assim é a atualização dos dados de um form, com o cadastro do segundo ou terceiro, etc.. por isso não gosto de abrir vários cadastros simultaneamente, ex:

Tenho o cadastro de vendas, com o combo de clientes, aí clica para incluir um novo cliente no cad. clientes, pronto, o combo do primeiro form está incompleto, ai tem que fazer gambiarra para forçar o form 1 a atualizar o combo com o novo cadastro, isso gera complicações quanto maior o número de combos ou forms abertos que utilizem essa tabela, ou outros controles semelhantes, apesar de pro usuário ser uma mão na roda, pro programador vira um inferno.
GUIMORAES 10/01/2014 15:46:33
#432916
Luiz Herrera, bem lembrado no uso das tabs, neste caso pode ser utilizado assim.

Agora vem em contrapartida a atualização dos dados nos formulários, isto depende da forma que você utiliza, como a forma que citou, fica inviável abrir várias janelas, mas no meu caso, em todos os módulos do meu sistema, ao consultar um cliente,produto,vendedor, seja o que for eu abro um formulário de pesquisa, trazendo os dados atualizados, não sendo necessário fechar o fomulário principal e nem carregar as informações ao abrir o mesmo.

Isto fica a critério de cada um, de como planejou o sistema, por isto é importante o planejamento do mesmo, para que futuramente não seja necessário fazer [Ô]Gambiarras[Ô].

Abraços

LUIS.HERRERA 16/01/2014 11:25:10
#433144
Guimaraes concordo, mas cada solução trás problemas também kkkk, imagina ter vários campos para preencher um cadastro, com dados de várias tabelas, sendo todos obrigatórios no preenchimento, ex:
Departamento responsável, funcionário responsável, Tipo do dado (um documento, um problema, etc...) nome do cliente, etc...

Ao abrir o form, todos os combos destes dados, já são populados, num único acesso ao banco. Pela sua solução (vejo muito isso em sistemas, inclusive dos correios que é muito, mas muito lerdo) a cada vez que for entrar um determinado dado, fará uma consulta ao banco, com isso o fluxo de dados na rede aumenta absurdamente, e quanto mais usuário houver, pior fica.

Só um comentário. A solução é ótima, mas o desempenho dependendo da aplicação pode ficar muito comprometido, exemplo o sistema dos correios que citei.

Por isso uso apenas um form por vez no sistema, claro meu sistema permite isso, pois um módulo não tem relação com outro. E o acesso ao cadastro de cada tipo de informação, é responsabilidade de pessoas diferentes, assim se não tiver um dado na combo, o funcionário não pode incluir, pois quem tem privilégio de acesso para isso é outro funcionário, sendo necessário solicitar a inclusão para continuar. Claro que todo o cadastro é feito antes de iniciar o uso do sistema, mas se houver um novo o responsável tem de incluir. (Só comentário blz)
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas