ARQUIVO XML

XAVIER 26/06/2015 15:02:25
#448181
Olá pessoal!

Quais dados devem ser montados em um xml para criação de uma nfce ?

O seguimento para o qual estou desenvolvendo a nfce é uma loja; é uma microempresa e inserida no simples nacional. Ou seja, tudo que ela vende é descontado 7,5% de qualquer produto.

Eu preciso emitir o cupom fiscal para o consumidor final.

Qual seria a idéia?
No momento do fechamento do cupom fiscal, o sistema gera o arquivo.xml (Emitente,CNPJ,IE,IM,Endereço, Cep, Bairro, Cidade, UF, Destinatário, Dados da venda), valida o xml com assinatura digital(A3) e envia para o SEFAZ (MG) e aguarda o retorno para montar o qrCode e emissão do cupom para o consumidor. é isso ?

E... todas as transações armazenadas em banco de dados para o Fisco ou Contador etc...

Me auxiliem por favor !

Desde já agradeço.


GUIMORAES 26/06/2015 16:43:29
#448187
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=9hd38oni4Nc=

O arquivo de retorno do web service poderá ser serializado e salvo em formato de XML, assim você pode armazenar e enviar para os contadores.
XAVIER 26/06/2015 19:10:47
#448192
Ok GUIMORAES!

Mas me explique uma coisa:

1º) Estes dados seriam o suficiente para montar o xml ?

Emitente, CNPJ, Inscrição, Estadual, Inscrição, Municipal, Endereço, Número, Complemento, Cep, Bairro, Cidade, UF, Destinatário (no meu caso o default é: Consumidor não identificado)
Dados da venda ( codprod, descrição, qtde, un, unit, total )

2º) Como que faz para validar o xml com a assinatura digital, com A3 e A1 ?

3º) Depois envio via webservice para o SEFAZ ? O SEFAZ vai me retornar um arquivo, um código ou o que ?

Aguardo.
SINCLAIR 26/06/2015 19:22:39
#448193
Resposta escolhida
Xavier,

Os dados que você mencionou não seriam suficientes. Exemplo, precisa de data no formato AA-MM-DD-HH:MM:SS-UTC (onde UTC fora do horário de verão é 03:00 e no horário de verão é 02:00). Há muitos outros campos necessários, que no manual do link estão espcificados.

Para validar, assinar e transmitir você precisará em VB6 usar CAPICOM e SOAP. é bem trabalhoso. Mas existe uma saída bem fácil: usar o uninfe (www.uninfe.com.br).

Funciona assim:
1) Você cria o XML e coloca na pasta de envio do uninfe
2) O uninfe vai validar seu XML e se tiver algum erro, o uninfe retornará na pasta de retorno (do uninfe) a descrição técnica do erro e o XML na pasta do uninfe destinada a receber os XML com erros
3) Se tudo estiver OK, o uninfe vai assinar e transmitir a SEFAZ
4) O retorno da SEFAZ será colocado na pasta de retornos do Uninfe. Se a SEFAZ acusou um erro, o erro apontado pela sefaz estará no arquivo que retornou de lá da SEFAZ
5) Se passou na SEFAZ também, então o XML vem da SEFAZ com aglumas tags a mais (exemplo, tags para o protocolo de autorização de uso da NF) e o XML fica na pasta de XML enviados e aceitos pela SEFAZ, bastando para isto você imprimir o DANFe (no caso de NFe) ou [Ô]danfinho[Ô] (no caso de NFCe)

O uninfe é gratuito. Para NFe tem outras opções de gratuitos, como o ACBr (mas este não conheço bem)

Para imprimir o DANFe/danfinho existe o unidanfe, que é [Ô]semi-gratuito[Ô], você poderá usar para imprimir o DANFe, mas não poderá gerar PDF através dele. Mas, para gerar PDF, existe a seguinte opção: instale uma impressora de PDF (por exemplo a PDFCreator) e mande imprimir nela.

Tudo de bom.
XAVIER 26/06/2015 20:24:49
#448197
Ok Euzébio !

Me diga, que link ???

Post o link por gentileza.

Preciso desenvolver uma solução que, logo que fechar o cupom fiscal, então realize automaticamente os procedimentos e gere a impressão para o consumidor.

Um outra dúvida que tenho: Todas as vezes que acontecer uma operação de frente de caixa, haverá sempre os mesmos procedimentos ?

Não poderia gerar um cupom fiscal alternativo para o consumidor, e de momento em momento o sistema verificar na base de dados, se existe ou não nota fiscal para enviar para a SEFAZ ?

O que me diz ? Qual é o usual ?



SINCLAIR 26/06/2015 20:59:58
#448199
Oi Xavier...

Está no texto

Citação:

Mas existe uma saída bem fácil: usar o uninfe (www.uninfe.com.br).



www.uninfe.com.br

Mas você vai precisar entender o mecanismo de funcionamento dos webservices da SEFAZ.... se bem que te resumi o que vai acontecer naqueles 5 passos que deixei no post anterior.
NILSONTRES 27/06/2015 08:41:45
#448205
Citação:

Mas você vai precisar entender o mecanismo de funcionamento dos webservices da SEFAZ.... se bem que te resumi o que vai acontecer naqueles 5 passos que deixei no post anterior.


XAVIER,
Impossivel você concluir um projeto desses sem entrar la no site da sefaz, baixar os manuais e estudar, mas estudar muito mesmo.
O UNINFE é ótimo utilizei por uns 2 anos, mas ele não faz tudo pra vc, gerar o xml é = ou + complicado que enviar o xml.
Você pode se basear no projeto da NFE que tem aqui no forum, é basicamente isso com algumas diferenças, não sei exatamente quais, porque não faço já que SP utiliza o SAT .
GUIMORAES 27/06/2015 09:05:31
#448208
XAVIER,

O link é este :www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=9hd38oni4Nc=

Citação:

Não poderia gerar um cupom fiscal alternativo para o consumidor, e de momento em momento o sistema verificar na base de dados, se existe ou não nota fiscal para enviar para a SEFAZ ?



Não tem como, pois o cupom precisa ser validado, caso os dados estejam inconsistentes, como você vai corrigir isto se o cliente já foi embora?
O processo é este que o ZEUZEBIO3 escreveu. O UNINFE é uma ótima opção, mais a integração direta com o WEBSERVICE é melhor.

Para uma integração com o webservice o .net é show, mais o vb6 deixa a desejar e muito. Sugiro que inicie um projeto novo em .net para atender este requisito, pois ele irá permanecer por muito tempo no mercado, e quem não se adaptar, se limitará a alguns clientes, ou nenhum.

Leia o manual do início ao fim, só assim você vai entender, caso contrário, vai ficar patinando.

NILSONTRES 27/06/2015 10:40:31
#448211
Citação:

Sugiro que inicie um projeto novo em .net para atender este requisito


2
VALDEMIRLUZ 27/06/2015 14:24:41
#448221
Xavier,
Alem de ler muito sobre o projeto, sugiro usar uma DLL de terceiros, para lhe ajudar nessa questão.
já implementei em dois projetos diferentes, a geração/emissão de NF-e e NFC-e, usando as DLL's da TecnoSpeed e FlexDocs.
Te aconselho a usar a DLL da FlexDocs, que é muito barata e que faz todo esse processo pra Voce.
Segue os sites da FlexDocs, vale a pena dar uma olhada... (não estou ganhando nada com isso, apenas tentando ajuda-lo).
- Sugiro nao usar undanfe/unimake, pois essa DLL que citei, te da a condição de imprimir através dela...
http://www.flexdocs.com.br/
http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/
XAVIER 28/06/2015 09:59:15
#448244
Ok colegas!

Eu inclusive tenho esses aí mencionados, achei o flexdocs bem tranquilo.
Da Flexdos eu baixei estes fontes. é isso, bastando registrá-lo em minha máquina ?

Bom...o arquivo xml é tranquilo, pois ao iniciar o cupom ele cria o arquivo xml e na medida em que vai entrando os itens ou cancelando algum deles, então vai montando o arquivo e ao fechar realmente o cupom, então finaliza (as tags) e a construção do arquivo xml.

Esse foi o primeiro passo.
O Segundo é assinar o xml e validar.
No meu caso, meu cliente possue o certificado digital A3. Ou seja, todas as vezes o frente de caixa terá de digitar senha, para prosseguir os processos. Já com o A1, eu poderia integrar sem essa etapa.




Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas