ARQUIVOS DBF X MDB

LORDAUTUNM 13/08/2010 19:42:06
#350218
BOA NOITE! TRABALHO COM VB E ACESS HA ALGUM TEMPO MAS O ACSS VEM APRESENTANDO MUITAS FALHAS .
TENHO SUBSTITUIDO MUITOS SISTEMAS EM MINHA CIDADE E A MAIORIA DELES POSSUEM O BANCO DE BANDOS EM DBF (VARIAS TABELAS FICAM SOLTAS SENDO CADA UMA UM ARQUIVO) GOSTARIA DE SABER DE VCS UMA OPINIAO SOBRE DBF, TIPO SÃO CONFIAVEIS, MENORES E MAIS RAPIDOS Q O ACESS?
MARCELOFAZAN 13/08/2010 19:52:55
#350220
OLÁ AMIGO, USO DBF ,
NÃO TENHO NUNHUM PROBLEMA COM AS MESMAS
SAO VARIOS ARQUIVOS PQ é UM ARQUIVO MEMO FTP , UM ARQUIVO QUE GUARDA DADOS DBF , OUTRO QUE GUARDA INDICES CDX OUTRO QUE QUARDA BACKUP BAK

LEMBRANDO QUE DBF SAO ARQUIVOS SOLTOS , ELES TEM TAMBEM TODO UM POTENCIAL DE BANCO DE DADOS COMO STORED PROCEDURES, TRIGGERS , INTEGRIDADE REFERENCIAL, VIEW CASO SEJA USADO ACOMPANHADO PELO ARQUIVO DBC

Lembrando tambem que DBF é o banco nativo do visual foxpro da microsoft assim como delphi tem btrive
antigamente usados tb pra aplicacoes em fox 2.6 e clipper

Venho trabalhando em um dos meus sistema , onde uso aplicacoes diferentes onde uso, MDB e DBF juntos , tive que fazer uma ponte com TXT
MARCELOKROL 13/08/2010 19:55:27
#350221
cara assim na minha opinião, se for mudar para dbf, fique com access, mais se for mudar de banco, prefira firebird, mysql, sqlserver, todos são otimos, so não vamos entrar em discusão aqui por causa do banco de dados preferido de cada um, ou qual é mais rapido, ou free, ou suporte melhor.

Mais isso é na minha opinião, gosto é gosto, tem gente que adora dbf, tem gente que gosta do access, eu por exemplo adoro firebird.

Agora provavelmente estes sistemas que vc tem substituído ai, foram desenvolvidos em delphi em uma versão mais antiga por isso do uso do dbf.

So mais uma coisa, tem um ditado que diz assim: [Ô]Não se mexe em time que se esta ganhando[Ô], se o access esta sendo satisfatório para vc e seus clientes continue assim, uma migração de banco de dados da sempre um pouco de dor de cabeça no começo.

Ate mais e boa noite.
MARCELOFAZAN 13/08/2010 21:31:17
#350237
Tambem acho que uma migração não seria ideal não
VB + ACCESS ou SQL tem muito material disponivel

mais caso voce souber como manipular DBF no VB estou precisando
testei varios exemplo e nenhum que consegui-se encaixar
AJSO 13/08/2010 22:00:25
#350239


access e dbf são para aplicações em pequenas escalas

quando vc faz um PDV e tem uma base temporária local o acces ou dbf resolve muito mas quando vc acumula centenas, milhares de registros e um numero de tabelas com indice e chave estrangeiras e ainda sendo multi usuários 5, 10 15 ou mais usuários acessando simultanaeamente a performance fica ruim sem contar na quebra de integridade de dados ou [Ô]Base de dados Corrompida[Ô].

Então SGBD é MySql, FireBird, PostGreSQL, Interbase, SQL Server, Oracle, AS400, DB2

Arquivos de Dados ACCESS, Paradox(*.dbf), txt, Dat, HEX

Valeu
LORDAUTUNM 13/08/2010 22:22:16
#350240
Vamos Falar entao do FireBird que é free tem como fazer a migrassao do acess para o firebird ou tem que ser manual mesmo, outra coisa o firebird nao possui plataforma de interface com o usuario, vcs conhece alguma free?
AJSO 13/08/2010 23:05:10
#350245

http://www.firebirdsql.org/

tem o banco
tem os drivers
tem Front end para acesso

Versões Win Linux 32 e 64 bits
JESUEL.OLIVEIRA 14/08/2010 00:44:05
#350250
Amigo, opinião é uma coisa complicada.
Da uma olhada no sql server e no mysql, não vou falar mau do firebird pois conheço pessoalmente o mantedor do firebird no Brasil, o Carlos Cantú, firebird no Brasil e até mesmo na Russia é com ele.
Só que pense, aplicação WEB ache um provedor de firebird, (MYSQL, SQL SERVER todo mundo oferece), é como você disse a aplicação esta crescendo logo você vai precisa intregar dados ai a coisa pega.
Eu comecei com DBF, depois Access e MUITO mas MUITO tempo depois fiu para o MYSQL, fiz a minha aplicação VB6 + MYSQL as 3 anos rodando, hoje acabei de chegar de um curso de PHP que conclui, onde não preciso fazer nada apenas publicar meu PHP e pronto.
Mas é como um dos amigos disse não dá para entrar no mérito qual o melhor qual o pior, um professor maluco meu me ensinou uma coisa, projete sua aplicação para os próximos 10 anos, até hoje eu não sei que matéria ele dava, mas a aplicação esta planejada para muitos anos.
MARCELOFAZAN 14/08/2010 17:46:28
#350278
LORDAUTUNM http://www.oracle.com

10g e sql developer
Não sei ao certo mais parece que tem como ficar em portugues

http://www.youtube.com/watch?v=pkQlYP7Tt94

a unica ferramenta a qual nao testei
alem de ter no SENACs Cursos preparatorio para Certificacoes

que no caso estou baixando AGORA ... is my dream
XXXANGELSXXX 15/08/2010 12:40:32
#350302
rsrsrssrs, discussão polêmica, amigo, veja so, experiencia propria, dbf não é considerado banco de dados, são apenas arquivos que guardam informações, arquivos soltos, DBF(Data Base File), muito utilizado em meados da decada de 80/90, hoje em dia estão praticamente extintos, eu não aconselharia em hipotese alguma voce fazer uma migração dessas , ou seja a forma certa de pensamento seria voce passar do DBF para MDB não o contrario, se voce instigou essa vontade de trocar de banco, trabalhe com banco de dados relacionais, ou seja, SQL, MYSQL, ORACLE, etc, como os amigos citaram acima, eu trabalho com MYSQL ha mais de ano com vb6, banco de dados on line, e funciona 100%, não dá um problema sequer.. ok??? pense em menos dor de cabeça.. nao mais dor de cabeça.. ok??
LORDAUTUNM 15/08/2010 14:44:58
#350309
Obrigado a todos, ate hoje o acess foi parte do meu sustento mas estou começando a ter problemas com arquivos conrrompidos(os clientes ficam uma fera e tenhos que dar um monte de desculpas) baixei uma versao do sql serve 2008 express, vcs conhecem? sabem se é uma versao muito limitada ou tem outra para indicar?
Página 1 de 2 [12 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas