ARQUIVOS .VB

HIDDEN 20/05/2014 10:26:16
#438356
Olá pessoal.

Estou começando, com muito atraso eu sei, programar em ASP.NET (com VB.NET). Estou com algumas dificuldades.

1. Antes eu criava um arquivo ponto alguma coisa (normalmente .asp) e colocava um monte de funções nele, e depois fazia um [Ô]include[Ô] na página principal. Pelo que vi em ASP.NET, devo criar um arquivo .VB com essas funções, e salvá-lo na pasta App_Code. Feito isso, como faço referência a esse arquivo na minha página?

GUIMORAES 20/05/2014 10:52:10
#438357
Geralmente quando você cria uma página em asp.net ele cria o .vb junto.
Você pode utilizar o botão [Ô]Show All Files[Ô] na solution explorer, você perceberá que existe dois arquivos vinculados a sua página aspx (suaPagina.aspx.vb e suaPagina.aspx.designer.vb).

Você também pode referenciar sua classe utilizando o codebehind na sua página, basta fazer assim: CodeBehind=[Ô]Teste.aspx.vb[Ô]

Abraços
HIDDEN 20/05/2014 10:57:13
#438358
Não estou utilizando o Visual Studio para editar a página. Não é um aplicativo, mas sim um site de internet. Estou utilizando o Dreamweaver para editar a página. Por isso a dúvida.
KERPLUNK 20/05/2014 13:22:21
#438362
Primeiro precisa entender como funciona o ASP.NET:
Existem diversos componentes que rodam no server. Uma ASP:Textbox por exemplo. Quando o pedido da página chega ao servidor, o código ASP.NET é interpretado pelo framework e resulta na viewport(browser), o HTML+CSS+Javascript correspondente. Em muitos casos, esses componentes tem processamento no codebehind(o código .VB). Ele é compilado em runtime juntamente com o pedido feito anteriormente pelo JIT e o HTML correspondente é enviado à viewport. Em resumo, você não vai conseguir fazer o que quer com o dreamweaver, pois ele não é capaz de fazer esse vínculo do frontend(HTML+CSS+Javascript) com o codebehind(.VB)

O que eu faria no seu cenário:
Você quer consumir dados mas não quer usar o ASP.NET, tudo bem, você pode fazer uma WebAPI para ser consumida para fazer interações de dados e usar qualquer linguagem capaz de fazer uma requisição ao server(como javascript por exemplo, que suporta AJAX). Então você desenvolve a WebAPI e desenvolve um client para consumir. A grande vantagem disso, é que sua WebAPI fica disponível para qualquer outra aplicação usar, como um smartphone por exemplo, ou uma ferramenta de terceiro. Como cada método da WebAPI pode ser autenticado validado de forma individual, você pode tratar isso com grande facilidade no código da WebAPI.
Faça seu login para responder