ATIVIDADE DE EMPRESA

SACOFRITO 23/08/2012 23:12:23
#408497
Boa noite galera. Qto tempo nao entro no vbmania.
Bom vou perguntas uma coisa para a galera que com certeza ja passou por isso.
Eu ha alguns meses, acho que 4 abri um MEI para poder realizar alguns contratos e etc, porem estao aparecendo mais oportunidades com coisas maiores e preciso abrir uma empresa com atividade voltada a software.
Porem meu irmao é contador e me disse que para desenvolvimento de software MESMO, a tributação é muito alta.

Meu caso seria locação de software e prestação de serviços. O caso de eu cobrar por uma implementação do sistema, como eu poderia lançar isto ?


Qual seria a sugestão de voces quanto a isso ? Agradeço desde já
PROFESSOR 24/08/2012 02:18:42
#408509
Resposta escolhida
Uma vez Brasil, eterno Brasil!!

Coisas de Laurinha, SACOFRITO!!!

Aliás, nickname curioso esse seu: é sinônimo de PROGRAMADOR ?

Resposta rápida, abra a empresa de desenvolvimento SOMENTE se houver GARANTIAS REAIS de retirada em médio e longo prazos, pois ela é realmente mais [Ô]cara[Ô], beirando o inviável, e você ainda terá de acrescer aí as licenças dos softwares utilizados. Caso contrário, continue como está ou pense em PARCERIA.

Locação de software, por lei, pode ser dos seus próprios softwares ou de outros autores, que o credenciem. Se forem seus, caracteriza-se a empresa de DESENVOLVIMENTO, da qual você deve buscar distância, graças á tributação.
Assim, o que você faria? Novamente, parceira.Busque um parceiro que possa TE credenciar em comercializar as licenças de uso dos softwares que ELE desenvolve.

Sobre estes softwares, produzidos por terceiros, você não pode prestar serviços de manutenção nem de customização. Mas nada impede que você preste serviços como P.J. criando pequenos aplicativos que [Ô]complementam[Ô] o software com as ferramentas do cliente. Da mesma forma, findo esse serviço e o prazo de 30 dias legais da garantia, nada o impede de cobrar mensalmente por um serviço de manutenção [Ô]do ambiente[Ô] ou [Ô]da plataforma[Ô], jamais do software.

E saiba cobrar, valorize-se. Isso é o mais difícil.
ARCADYUM 24/08/2012 09:17:27
#408528
A tributação é a mesma para profissional liberal??
Talvez com essa característica profissional seja mais fácil e não tenha que pagar muito imposto a não ser o de renda.
SACOFRITO 24/08/2012 09:26:05
#408529

ARCADYUM
Nao entendi, poderia explicar melhor?
ARCADYUM 24/08/2012 09:41:37
#408530
Você trabalharia como profissional liberal, tipo dentista. Dentista não tem empresa, trabalha com o CPF. Seu irmão como contador pode te informar melhor se você poderia trabalhar como profissional liberal, ao invés de abrir uma empresa. Se puder, a tributação compensa??
Posta a resposta para a gente.
SACOFRITO 24/08/2012 09:54:56
#408532
O fato é que ja tenho CNPJ que abri pelo MEI(micro empreendedor individual)
Estou pesquisando sobre alterar a atividade deste CNPJ, uma vez que MEI nao tem opçao para desenv de software
ARCADYUM 24/08/2012 10:05:45
#408534
Entendi,
Mas toda empresa pode ser fechada. O que eu quis dizer é se não compensa você trabalhar como profissional liberal. A minha sugestão é que você realize uma pesquisa sobre o assunto é coloque no papel os prós e os contras. Quando eu trabalhava com contabilidade vi muita empresa saindo das [Ô]vantagens[Ô] do Simples Nacional para a tributação convencional por que era mais barato no final do mês. Só não posso te informar com certeza que trabalhando como profissional liberal é mais vantagem, por que, há 02 anos não trabalho mais com contabilidade e as coisas nessa área é muito dinâmica, muda muito. Porém, posso adiantar que algumas devem ser levadas em consideração como o imposto de renda que é um comprovante de rendimentos, entre outros. Aproveite que você têm como consultar essa possibilidade e faça uma pesquisa. Às vezes compensa.
ARCADYUM 08/11/2012 15:07:23
#413807
Então,
Alguma novidade???
SACOFRITO 08/11/2012 17:50:50
#413849
Ola ARCADYUM, ainda estou como MEI mesmo. Mas estou começando a sentir a necessidade de colocar algo mais voltado para evitar dores de cabeça. Mas ainda nao tenho condiçoes de pagar um contador. Vou esperar mais algum tempo ainda. Mas mesmo assim agradeço a atençao de todos que postaram e aceito mais sugestoes e experiencias.

Abraços
VELDRAME 09/11/2012 10:46:03
#413880
Façam com eu, criei um adastro de autônomo na prefeitura de SP (uma CCM) posso emitir nota se preciso porém não sou obrigado e só pago impostos se emitir NF.
Já vem automático a NFe-Online.

é ideal apar quem não vai fazer licitação.
Agora, se for contrato de prestação de serviço você será tributado em 11% de INSS, retido na fonte.

Dúvidas, procura sobre Cadastro de Contribuinte Mobiliário junto a prefeitura que você irá atuar.
Mas para quem morra em SP ou Grande São Paulo, recomendo a Prefeitura da Capital dor isentar o ISS. E você não fica impedido de atuar em outros municípios.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas