AUTOMACAO COMERCIAL, O QUE E PRECISO

EVSAR3 06/03/2011 01:35:29
#367369
Olá gente,
Afinal de contas, atualmente, o que é preciso para um aplicativo de automação comercial funcionar perfeitamente do ponto de vista fazendário?
- A emissão do cupom fiscal ainda é obrigatória?
- E as NF-e[ô]s, são obrigatórias em quais estados? para que setores?
- é preciso algum tipo de homologação de algum órgão governamental para que meu software rode?
- O TEF é só mais uma coisa que eu posso implementar no meu software ou ele também é obrigatório?
- é possível fazer um aplicativo em VB6 para emitir as tais benditas NF-e[ô]s?

Como podem ver, são bastante dúvidas.
Agradeço muito aos colegas que quiserem me ajudar a saná-las.

Obrigado,
Evandro.
FNANDOOD 06/03/2011 01:52:25
#367371
O cupom fiscal é obrigatório dependendo do limite de faturamento anual, o uso do CF é em susbstituição a nota fiscal série [Ô]D[Ô] - Venda ao consumidor.

A obrigatoriedade da NF-e é de acordo com o CNAE (Código Nacional de Atividade), por enquanto o comércio varejista não é obrigado a utiliza-la exceto se a saída/venda for destinada para orgãos públicos.
As indústrias e o comércio atacadista é obrigado ao uso da NF-e.

é necessário a homologação do fornecedor e o credenciamento do usuário do sistema de processamento de dados, cada receita fazendária estadual tem as suas normas e formulários para homologação, inclusive exigem que sejam feitos testes antes de liberar autorização.

Sim, é possível fazer um aplicativo utilizando o VB.


EVSAR3 06/03/2011 02:02:28
#367372
FNANDOOD,
Não entendi bem a parte que se refere à homologação.
Quem seria o [Ô]fornecedor[Ô]?
E quem seria o [Ô]usuário do sistema de processamento de dados[Ô]?

Desculpe se estou abusando,
Mas eu pretendo ir fundo neste assunto, pois quero entrar no ramo de desenvolvimento de aplicações de automação comercial e não tenho nenhuma experiência no ramo.

Obrigado,
Evandro.
ANDPAG 06/03/2011 02:24:26
#367373
Se voce quer fazer um sistema ERP que emita NFe você não precisa homologar nada, a empresa que vai emitir as NFes usando seu sistema que precisa homologar o certificado,,, o sistema nao precisa de nada.... agora so o seu sistema por exemplo for ter uma frente de caixa onde faça venda direto consumidor, por exemplo uma loja de eletronicos... voce compra um componente vai ate o caixa pagar e la voce paga com cartao de credito ai sim voce precisa do PAF-TEF esse sim tem que homologar... Normalmente essa frente de caixa voce faz separado e só homologa ela.... mas existem solucoes que voce pode integrar no seu sistema, por exemplo existem frentes de caixas homologadas que voce pode comprar e integrar com seu sistema atraves de arquivos textos, e nao é caro nao, geralmente o pessoal cobra uns 600 reais pela frente....isso agiliza e facilita muito o trabalho...

basicamente é isso...

EVSAR3 06/03/2011 03:12:00
#367375
Humm...
Estou começando a entender, então não preciso fazer tudo, posso comprar essa parte que necessita de homologação de terceiros prontinho?
Essa [Ô]frente de caixa[Ô] seria apenas o programa que efetua a transação TEF?

Obrigado,
ANDPAG 06/03/2011 03:17:44
#367376
é isso ai,,, a parte chata que é a homolgação do PAF-TEF tem essas opções no mercado de integração,,, da uma pesquisada,,, a própria bematech tem uma que se chama Bemacash, só que por enquanto eles tiraram o produto de venda porque estao atualizando para novas mudanças das regras do PAF,,, mas como disse da uma ohada no Bemacash os outros que vc encontrar tb seguem o mesmo padrão dele...

abs
EVSAR3 06/03/2011 03:44:21
#367378
O esquisito é só você comercializar um programa e ficar estampado a logomarca de outro desenvolvedor, mas no geral facilita muito a nossa vida.

Valeu pelos esclarecimentos gente!

Vou deixar o tópico aberto pra quem tiver algo mais a dizer.

Abraço.
WEBIER 06/03/2011 10:05:36
#367384
Aproveitando o post de nosso amigo.

no caso de NFe... essa tal de homologação seria a liberação da empresa para emitir NFe ou seia a liberação do meu soft para NFe?

A homologação seria um código que receberia?

outra coisa.

Qual seria o processo para isso? tipo, onde tenho que ir, o que tenho q fazer e talz ?
FNANDOOD 06/03/2011 11:07:04
#367392
Citação:

:
FNANDOOD,
Não entendi bem a parte que se refere à homologação.
Quem seria o [Ô]fornecedor[Ô]?
E quem seria o [Ô]usuário do sistema de processamento de dados[Ô]?

Desculpe se estou abusando,
Mas eu pretendo ir fundo neste assunto, pois quero entrar no ramo de desenvolvimento de aplicações de automação comercial e não tenho nenhuma experiência no ramo.

Obrigado,
Evandro.



Fornecedor do Sistema = Empresa que produz e vende o sistema
Usuário do Sistema = Empresa que compra e usa o sistema.

Quanto a obrigatoriedade de credenciamento do Fornecedor, dependendo da legislação estadual de cada estado, tem que credenciar SIM.

NFE = Credenciamento de documento fiscal modelo 55

abaixo envio o link da receita estadual do paraná, onde fala sobre o credenciamento (fornecedor) e autorização de uso (usuário).

http://www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244

Quanto aos outros estados, pesquise na legislação de cada um.
ANDPAG 07/03/2011 00:45:29
#367438
Aqui em São Paulo não precisa de homologação para a NFe, apenas o cliente é que precisa retirar o certificado...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas