BACKUP COM VB.NET???
Boa tarde, colegas!
Estou dentro de uma aplicação VB.NET (Desktop).
Tenho que criar um botão, que execute um código que faça um Dump(Backup)
de uma base de dados(MariaDB/Mysql).
Eu sei me conectar ao BD, sem problemas usando ADO.
Mas, não sei a sintaxe da "instrucao Sql" que posso executar para fazer o Backup (Dump) ser feito em uma determinada pasta.
Procurei na internet, mas só encontrei modos de se fazer o Dump "no console", ou com utilitários.
Obs: Tenho um usuário e senha com as devidas permissões.
Só preciso da instrução Sql que "faça o Backup numa determinada pasta" , na extensão .sql
Algum colega, pode me orientar?
Estou dentro de uma aplicação VB.NET (Desktop).
Tenho que criar um botão, que execute um código que faça um Dump(Backup)
de uma base de dados(MariaDB/Mysql).
Eu sei me conectar ao BD, sem problemas usando ADO.
Mas, não sei a sintaxe da "instrucao Sql" que posso executar para fazer o Backup (Dump) ser feito em uma determinada pasta.
Procurei na internet, mas só encontrei modos de se fazer o Dump "no console", ou com utilitários.
Obs: Tenho um usuário e senha com as devidas permissões.
Só preciso da instrução Sql que "faça o Backup numa determinada pasta" , na extensão .sql
Algum colega, pode me orientar?
Colegas,
Li o manual do MariaDB, conforme recomendado.
Mas, ao utilizar a sintaxe recomendada , é exibida uma mensagem de erro "indicando que a sintaxe da instrução Sql esta errada.
Algum colega, que acesse bd mySql ou MariaDB, sabe me indicar o erro?
Este é meu código:
'Declara variáveis
Dim StringDeConexao As String
Dim InstrucaoSql As String
Dim Con As MySqlConnection
Dim Cmd As MySqlCommand
Try
'Define String de conexão MariDB ( Produção )
StringDeConexao = "server=10.1.1.29;user id=meuusuario;password=minhasenha;database=DB_Teste"
'Define instrução Sql
InstrucaoSql = "mariadb-dump -Y,--all-tablespaces"
'Cria objeto conexão
Con = New MySqlConnection(StringDeConexao)
'Abre conexão
Con.Open()
'Cria objeto de Comando
Cmd = New MySqlCommand(InstrucaoSql, Con)
'Executa Instrução Sql
Cmd.ExecuteNonQuery()
Catch ex As Exception
MsgBox("Erro:" & ex.Message)
MsgBox("Erro:" & ex.StackTrace)
End Try
Li o manual do MariaDB, conforme recomendado.
Mas, ao utilizar a sintaxe recomendada , é exibida uma mensagem de erro "indicando que a sintaxe da instrução Sql esta errada.
Algum colega, que acesse bd mySql ou MariaDB, sabe me indicar o erro?
Este é meu código:
'Declara variáveis
Dim StringDeConexao As String
Dim InstrucaoSql As String
Dim Con As MySqlConnection
Dim Cmd As MySqlCommand
Try
'Define String de conexão MariDB ( Produção )
StringDeConexao = "server=10.1.1.29;user id=meuusuario;password=minhasenha;database=DB_Teste"
'Define instrução Sql
InstrucaoSql = "mariadb-dump -Y,--all-tablespaces"
'Cria objeto conexão
Con = New MySqlConnection(StringDeConexao)
'Abre conexão
Con.Open()
'Cria objeto de Comando
Cmd = New MySqlCommand(InstrucaoSql, Con)
'Executa Instrução Sql
Cmd.ExecuteNonQuery()
Catch ex As Exception
MsgBox("Erro:" & ex.Message)
MsgBox("Erro:" & ex.StackTrace)
End Try
Se você leu, não entendeu nadinha do que diz lá. O comando é um comando de linha(por isso o "shell") na documentação.
Dump não é comando "interno" como um select ou coisa do gênero, mesmo porque ele concorreria com ele mesmo.
Entenda-o como algo a parte do processo de conexão do banco, é um utilitário executado por fora...
Entenda-o como algo a parte do processo de conexão do banco, é um utilitário executado por fora...
Agradeço a colaboração dos colegas!
Cheguei a conclusão , que tenho duas alternativas se quiser fazer o Dump de modo automático e periódico:
1.) Posso criar um "Bat" na minha máquina , que seja executado periodicamente, onde eu posso colocar o comando (Shell) , usando o mysqlDump.
2.) Creio que também posso, me conectar no BD , ler todas as tabelas do BD, e salvar o Script num arquivo Texto .exatamente como qualquer aplicativo
como o DBeaver faz.
Cheguei a conclusão , que tenho duas alternativas se quiser fazer o Dump de modo automático e periódico:
1.) Posso criar um "Bat" na minha máquina , que seja executado periodicamente, onde eu posso colocar o comando (Shell) , usando o mysqlDump.
2.) Creio que também posso, me conectar no BD , ler todas as tabelas do BD, e salvar o Script num arquivo Texto .exatamente como qualquer aplicativo
como o DBeaver faz.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas