BANCO DE DADOS ACCESS- RELACÕES ENTRE TABELAS

GLEDSON26 29/07/2015 22:49:21
#449375
Galera oq acham dessas Relações entre as Tabelas? estão Corretas? gostaria de umas Opniões, Sugestões. Se estou indo no Caminho Certo :) Agradeço desde de já pela colaboração de todos :)
TUNUSAT 29/07/2015 22:58:02
#449378
GLEDSONGABY,

+/- ... Tem três tabelas perdidas a saber:
- ContasPagar;
- cadEmpresa;
- usuarios;

Os relacionamentos dependem do que você quer fazer. Exemplos:
- O cadEmpresa se refere a compras? São empresas compradoras? Me parece, pois você tem um cadastro de fornecedores também.
- Os usuários registram vendas?
- ContasPagar se refere a compras ou vendas? Ou é um [Ô]batimento[Ô] das duas?

[][ô]s,
Tunusat.
F001E 29/07/2015 23:01:47
#449380
GLEDSONGABY.....faça normalização nas suas tabelas, exemplo..

Tabela de Vendas tem FK CodigoCliente mas a Tabela Cliente campo PK esta como codigo e o certo seria CodigoCliente. Sempre que for fazer relacionamentos os campos tem que ter o mesmo nome assim fica mais fácil de saber de onde vem só de bater o olho......
GLEDSON26 30/07/2015 08:16:48
#449386
TUNUSAT, aquelas 3 Tabelas ainda estou pensando em que fazer, no caso de CONTAS A PAGAR seria na tabela de compras, por ex. comprando a prazo iria as faturas no contas a pagar.
Já na tebala Usuarios e CAdEmpresa. seria do proprio sistema. o USuario de Login, e cadastrar a empresa seria o cadastro da empresa q iria adquirir o sistema pronto.

GLEDSON26 30/07/2015 08:18:07
#449387
F001E, vlw pela diga, to pensando em fazer isso mesmo. renomear todas as tabelas q estao relacionadas. por o mesmo nome em cada tabela. para facilitar logo de cara :) uma otima ideia vlw :)

OMAR2011 30/07/2015 08:23:25
#449388
Resposta escolhida
Acho melhor abrir outro tópico e perguntar, qual melhor
banco para ser usado.
Access não SGDB.
GLEDSON26 30/07/2015 13:12:44
#449402
OMAR2011, Mais o banco de dados ACcess tem ate quandos MEGA ou GIGA de memoria para gravar os conteudos ?
F001E 30/07/2015 18:04:30
#449411
Citação:

Mais o banco de dados ACcess tem ate quandos MEGA ou GIGA de memoria para gravar os conteudos



Já trabalhei com um sistema que o banco de dados era access e tinha tamanho de 800MB. Não era nada animador e tinha uma tabela com 100.000 registros que quando grava um novo registro sumia outro.....era um fenômeno....huahua....mudamos para MySql.
GLEDSON26 30/07/2015 18:41:33
#449413
Caramba ein kkkkkkkk ficar excluir é fods ein :( gostei tanto do access em questao de ser mais facil.. mysql achei um pouco complicado.

mais eu acho q da para começar ne como o access. qnd chegar a esse ponto pode mudar o banco. creio eu que nao seja muito dificil mudar o banco .
OMAR2011 30/07/2015 19:04:51
#449414
Pesquisei algo sobre Access, tinha algumas coisas como não era um SGDB e sim um semi.
Se não me engano, era entre 2 a 4 giga.
Fiquei chateado com o Access depois que perdi meus Dados.
Dei Cartão [txt-color=#e80000]vermelho[/txt-color] para ele.
ACCIOLLY 04/08/2015 17:21:05
#449552
Os relacionamentos não tem muito segredo. Sabemos que temos as cardinalidades um pra um, um pra muitos, muitos pra muitos...
E pelo que vi na sua imagem vc dominou bem esse conceito. Se vc se garante na sua regra de negócio, ou seja, na forma como seu banco está organizado, vc vai longe. Mas quero te dar umas dicas poderosas para deixar seu banco pelo menos nota 9,5 rsrsrsrs!

1º A segunda forma normal requer que vc reavalie o seu banco e reagrupe em mais tabelas informações repetitivas. Por exemplo: repare bem no seu banco e veja que nas tabelas de cliente e fornecedor vc repete várias informações como as de correspondencias. Seria mais interessante organizar outras tabelas como:

1 tabela de estados com os campos codigo_Estado, nome_Estado, uf_Estado;
1 tabela de cidades com os campos codigo_Cidade, nome_Cidade, estados_codigo_Estado(FK);
1 tabela de bairros com os campos codigo_Bairro, nome_Bairro, cidades_codigo_Cidade(FK);
1 tabela de enderecos com os campos codigo_Endereco, descricao_Endereco, CEP_Endereco, bairros_codigo_Bairro(FK);

onde FK = Foring Key = Chave estrangeira.

Depois é só fazer os relacionamentos: a tabela endereço vai se relacionar com a tabela bairros que se relaciona com a tabela cidades que por fim se relaciona com a tabela estados. Daí você retira todos os dados de correspondencias das tabelas que te falei e coloca apenas um FK que seria o enderecos_codigo_Endereco e relaciona ele com a tabela endereco.

Pense na possibilidade de não ter que ficar cadastrando várias vezes o mesmo endereço! a solução é essa! kkkkkkkkkkkkkkk sem falar que o banco fica bem mais leve. e como é access, isso aumenta a qualidade de vida dele já que é um banco mediano!

2º Para que seu banco esteja na terceira forma normal, você deve retirar todos os campos que guardariam resultados de equações, pois disso a aplicação se encarrega. Por exemplo na sua tabela itens venda eu retiraria o campo total_Item pois subtende-se que o mesmo seria o resultado da multiplicação entre valor unitario e quantidade, correto?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas