BANCO DE DADOS EM REDE

BLACKPIC 11/12/2013 10:25:20
Bom dia,

estou sofrendo um pouco para utilizar um banco de dados access em dois pc[ô]s em rede.

A intenção é fazer ordens de serviço, onde o pc principal grava no banco de dados o pedido e o pc da oficina visualiza na tela a modificação do banco de dados com todos os serviços a realizar, e também grava os dados no banco de dados referente à situação do serviço.

estou usando um exemplo do Marcoratti - http://www.macoratti.net/acc_comp.htm

mas acontece que não estou conseguindo conectar ao banco.

Seria o caso de utilizar o winsock para conectar as máquinas?

Agora to meio perdido.

Obrigado.

BLACKPIC 11/12/2013 10:56:53
Uma observação, quando o programa acessa o arquivo config.ini não encontra o caminho [Ô]x:\bdd.mdb[Ô] que está na máquina principal. O banco de dados só está presente na máquina principal.

Obrigado mais uma vez.
NETMANIA 11/12/2013 11:21:39
No caso, você pode criar uma pasta compartilhada na máquina onde irá ficar o banco de dados, e as demais máquinas irão se conectar nela pela rede (como você compartilha uma impressora, por exemplo).

Uma dúvida, quantas pessoas irão usar o sistema no horário de pico?
BLACKPIC 11/12/2013 11:25:58
Oi NETMANIA, obrigado por responder.

No máximo 1 pessoa na máquina principal enviando as ordens de serviço e 2 pessoas na máquina da oficina atualizando com a situação do serviço.

Vou fazer aqui e posto em seguida.

Obrigado.
ROBSON 11/12/2013 11:53:15
Você pode configurar a conexão do banco com App.patch, neste caso ele pode ficar em qualquer pasta junto com o executável do programa.
para usar em rede neste caso tem que compartilhar a pasta onde esta o banco e criar um atalho para o arquivo executável.
Esta é apenas uma das maneiras bem simples que funciona sem problemas algum.

NILSONTRES 11/12/2013 16:13:39
ABLACKPIC,
Os amigos acima estão certos, mas é preciso que vc entenda a logica da coisa.
Como vc chama um arquivo via rede ?
Se vc compartilhar uma pasta na maquina, vamos dizer [Ô]SERVIDOR[Ô].
Uma pasta com o compartilhamento chamado [Ô]SISTEMA[Ô], e dentro dela estiver seu banco.mdb
Então vc chamaria assim.
\
omedamaquina\compartilhamento\arquivo.mdb:
Ficaria assim no exemplo:
\\SERVIDOR\SISTEMA\banco.mdb

Agora se vc ainda não esta familiarizado com maquinas em rede e como se comunica com elas, saiba
que esse quesito é fundamental.

FILMAN 12/12/2013 00:09:38
Olá, o access é um pouco lento ara trabalhar em rede, mas funciona!

No entanto você pode criar um compartilhamento de rede em cada computador para acessar o servidor!
a leitura do arquivo .ini é bom que seja em um lugar padrão para todas as maquinas! Ex.

no servidor você colocou sua aplicação e todos os arquivos que a mesma utiliza só que o arquivo .ini ficaria em uma pasta comum para todos os computadores que tem o windows tipo C:\windows\conBanco.ini ai na leitura do arquivo você faria passando o caminho fixo e não utilizando o app.path, pois o mesmo identifica o caminho que esta o executável.
Isso torna-se um tratamento melhor até porque o compartilhamento de cada maquina pode não ser o mesmo para todos os computadores.

Espero ter sido claro, caso não entendeu me pergunte que te explico!
BLACKPIC 12/12/2013 07:41:42
Agradeço a ajuda de todos, nunca havia trabalhado com uma aplicação desse modelo.

Não sei dizer ainda o resultado porque estou tendo problemas em uma rede winxp e win7.

Obrigado a todos por enquanto.
BLACKPIC 12/12/2013 08:24:23
Bom, segui as orientações dos colegas, compartilhando a pasta no servidor onde se encontra o [Ô]bd.mdb[Ô].

no servidor o arquivo config.ini ficou dessa forma:

[Geral]
Caminho=c:\banco\bdd.mdb

Na máquina cliente o arquivo config.ini ficou dessa forma:

[Geral]
Caminho=\\pc1\banco\bdd.mdb

mas o vb6 na máquina cliente apresenta erro ao tentar abrir o banco de dados:

[Ô]Run-time error [ô]3050[ô][Ô]
[Ô]couldn[ô]t lock file[Ô]

O que vocês acham que pode estar acontecendo?

Obrigado.
NILSONTRES 12/12/2013 09:48:03
O Compartilhamento esta no XP ou no Win7 ?
Deu permissão de ler e gravar no compartilhamento ?
Faz o seguinte teste:
No executar digite \\pc1\banco\bdd.mdb
Se abrir o banco, tente editar um registro direto no access mesmo.
BLACKPIC 12/12/2013 10:17:17
Oi Nilson,

na verdade já tinha tentado fazer isso que você disse , só que através do visual data manager, que também apresentou esse mesmo erro. O banco de dados foi criado nele anteriormente.

Todas as permissões estão habilitadas no compartilhamento que se encontra no win7.

O interessante é que na máquina1 (servidor) onde está o banco de dados eu consigo abrir e alterar.

fiz um teste criando um banco no access 2010 e compartilhei na rede, a surpresa é que consegui abri-lo nas duas máquinas ao mesmo tempo, porém não consigo editar enquanto as duas máquinas estiverem usando ele, o que eu já esperava.

estive pesquisando e tá dificil achar a solução pra isso.

Obrigado por ter respondido.
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas