BANCO DE DADOS INSERIR, ALTERAR E EXCLUIR.

RICKSOUSA 24/05/2012 11:29:29
#402657
Bom dia amigos!

alguem pode me dar algumas dicas de SQl?

é que eu usava a referencia DAO, e agora passei a usar a referencia ADO e ontem me tirarão uma duvida e tbm eu achei
interessante o jeito de inserir no banco de dados do jeito que me ensinarão aqui, e tbm bem mais simples.


[txt-color=#e80000] Conexao.Execute [Ô]INSERT INTO agenda (codigo,nome,endereco,numero,bairro,cidade,uf,telefone,celular) VALUES[Ô] & _
[Ô]([ô][Ô] & codigo.Caption & [Ô][ô],[ô][Ô] & nome.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & endereco.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & numero.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & bairro.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & cidade.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & uf.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & telefone.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & celular.Text & [Ô][ô])[Ô][/txt-color]

antes para eu inserir eu fazia diferente:

[txt-color=#0000f0] tabela.AddNew
tabela([Ô]idcliente[Ô]) = CADid.Caption
tabela([Ô]cliente[Ô]) = CADcli.Text
tabela([Ô]telefone[Ô]) = CADtel.Text
tabela([Ô]mac[Ô]) = CADmac.Text
tabela.Update
MsgBox [Ô]Cliente Cadastrado com Sucesso[Ô], vbInformation, [Ô]Novo Cadastro[Ô]
tabela.MoveLast[/txt-color]

para alterar eu faria assim:

[txt-color=#0000f0] tabela.Edit
tabela([Ô]idcliente[Ô]) = CADid.Caption
tabela([Ô]cliente[Ô]) = CADcli.Text
tabela([Ô]telefone[Ô]) = CADtel.Text
tabela([Ô]mac[Ô]) = CADmac.Text
tabela.Update
MsgBox [Ô]Alteração Concluida com Sucesso!![Ô], vbInformation, [Ô]Alteracao...[Ô]
tabela.MoveLast[/txt-color]

e para excluir eu faria assim:

[txt-color=#0000f0] tabela.Delete[/txt-color]

gostaria de saber como eu faço com a instrução que ele me passou?

para inserir é assim:

[txt-color=#e80000] Conexao.Execute [Ô]INSERT INTO agenda (codigo,nome,endereco,numero,bairro,cidade,uf,telefone,celular) VALUES[Ô] & _
[Ô]([ô][Ô] & codigo.Caption & [Ô][ô],[ô][Ô] & nome.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & endereco.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & numero.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & bairro.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & cidade.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & uf.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & telefone.Text & [Ô][ô],[ô][Ô] & celular.Text & [Ô][ô])[Ô][/txt-color]

e para alterar e excluir, e tbm eu tava dando uma olhada numa apostila, só que é muito complicada.

tem algumas coisas tbm que é:

SELECT * FROM, WHERE etc... e etc...

sera que tem alguma postilinha simples explicando oq são esses comandos e como usar eles?



MARCELO.TREZE 24/05/2012 11:49:35
#402659
Resposta escolhida
Alterar

Conexao.Execute [Ô]UPDATE tabela SET campo2 = [ô]valor2[ô], campo3 = [ô]valor3[ô], campo4 = [ô]valor4[ô] WHERE campo1 = 1[Ô]


Excluir

Conexao.Execute [Ô]DELETE FROM tabela WHERE campo1 = 1[Ô]


algumas regras se tratando de ACCESS

quando o campo for do tipo DATA/HORA ele deve ser no formato #mm/dd/yyyy# repare que ele fica entre #

ex:

sSQL= [Ô]SELECT * FROM tabela WHERE datanasc = #[Ô] & Format(txtdataNasc.Text,[Ô]mm/dd/yyyy[Ô]) & [Ô]#[Ô]


quando o campo for do tipo Texto ou memorando o critério ficará entre [Ô][ô][Ô] apostrofo

ex:

sSQL = [Ô]SELECT * FROM tabela WHERE nome = [ô][Ô] & txtNome.Text & [Ô][ô][Ô]


e quando o campo for do tipo numero não se usa nenhum caracatere

RICKSOUSA 24/05/2012 12:53:05
#402668
valeu amigo!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas