BANCO DE DADOS: MDF E DBF

FBUR 07/11/2011 12:28:12
#388615
Boa tarde.

Já faz algum tempo venho trabalhando com dados no formato DBF (dBASE). Os dados são gerados a partir de um software industrial instalado em uma máquina Windows XP.

A questão é que é bem [Ô]trabalhoso trabalhar[Ô] com este banco. Pelo que entendi, nós devemos na verdade trabalhar com tabelas .dbf que são geradas. Este software industrial gera tabelas .dbf e a minha aplicação VB6 faz o resto. Ou seja, abro as tabelas e trabalho com as informações (só trabalho com consultas, apenas para gerar relatórios).

A minha dúvida é a seguinte.

Percebo que este software industrial também gera arquivos MDF. Pesquisando um pouco, vi que tem algo a ver com o SQL Server.
Esse MDF serve para alguma coisa?? Seria algum arquivo de controle para facilitar o acesso às tabelas e dados, onde abriria ele no VB6 ao invés de abrir as tabelas .dbf diretamente?

O que incomoda é como esse sistema industrial salva as informações nas tabelas DBF.

Assim: Data | hora | dado1 | dado2 | etc

São duas tabelas. Uma de temperatura e outra de informações gerais (nome, número de série, etc), mas ambas com a mesma estrutura. Mas as tabelas não tem amarração com chaves primárias e chaves estrangeiras. Eu tenho que fazer a amarração com os horários, ou seja, nas minhas instruções SQL. (Se o horário da tabela X for igual ao horario da tabela Y, os dados pertencem a um mesmo processo.)

Isso dá um trabalho gigantesco. Então, depois que reparei que existe esse arquivo MDF pensei que poderia servir para algua coisa. Será que dá?

[]'s
NETMANIA 07/11/2011 15:44:05
#388634
Você quer migrar os dados .DFB para um banco relacional (como MySQL, SQL Server, Oracle, etc)? Se sim, você pode contruir um progama em VB que de tempos em tempos leia os arquivos DBF e carreguem o banco de dados.
KERPLUNK 07/11/2011 15:58:34
#388638
Citação:

Se o horário da tabela X for igual ao horario da tabela Y, os dados pertencem a um mesmo processo.


Se existe essa correlação, o melhor que vc tem a fazer é fazer um merge desses arquivos em um só, facilitando a linha de trabalho(já que é uma espécie de timeline).
FBUR 07/11/2011 20:18:44
#388658
Caro Netmania, já pensei em fazer a conversão e já fiz alguns algoritmos que importam. Deu certo, mas existem vários problemas relacionados que vão além destes, várias exceções que precisam ser tratadas que não é o foco deste post. Obrigado de qq forma.

Caro Kerplunk, essa junção de dados já está implementada e consolidada em algumas instruções SQL. Elas dão conta do recado.
Veja, não é que eu não esteja conseguindo fazer. O meu programa faz tudo o que eu preciso. Mas a manutenção do código é bastante trabalhosa.
Alterações no código-fonte devem ser feitas com muita atenção. Chega a ser mais chato do que o de costume.

Eu gostaria mais é de saber sobre estes arquivos .MDF. Pensei que já que as tabelas não têm relacionamento, estes arquivos .MDF devem ser alguma espécie de [Ô]complemento[Ô], justamente para facilitar.

Se não tiver outra alternativa, se eu tiver que abrir cada tabela .DBF de forma independente, paciência. :(

[]'s
AJSO 07/11/2011 21:05:15
#388662
Caro, FBUR
para utilizar esta correlação de index para SQL server será necessária no arquivo encontrar

BANCO.mdf e BANCO.ldf

vc perceberá no SQL Server Management Studio ao abrir o Banco de dados

para formar um banco de dados no sql faz se necessário este dois arquivos LDF e MDF

[Ô].mdf[Ô] referece ao data file e o [Ô].ldf[Ô] referece ao log file.
Esta são as concepções para o SQL Server criar um banco de dados.

Acredito que este modelo pode até conter um modelo MDF para o SQL poder ler as tabelas mas como ficaria todos os LOGS de acesso e parâmetros.....


Boa sorte
LLAIA 09/11/2011 09:29:34
#388774
Poxa, mas qualquer um pode criar um tipo de arquio e colocar a extensão .mdf nele. Qual o conteúdo desse arquivo .mdf que o software industrial cria? é texto puro?
EDERMIR 11/11/2011 19:23:30
#389000
Resposta escolhida
Apesar de não ser bem o assunto, os bancos de dados DBF, bem como os programas PRG, podem ser manipulados atravás do xHARBOR (free).

Esta [Ô]ferramenta[Ô] surgiu para salvar as aplicações em Clipper que não rodam em máquinas com VISTA / WIN7 / Windows SERVER 2008, além de permitir o acesso a bases de dados SQL em ambiente [Ô]DOS[Ô] (ai que saudade!).

é importante verificar com o fabricante do software qual a utilidade dos arquivos MDF. Podem ser estensões criadas para uso da aplicação sem nenhum fundamento com o SQL SERVER.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas