BANCO DE DADOS NA NUVEM COM VB6 ?

RICOCARDOZO 11/01/2013 15:00:34
#417200
Há um tempo atraz , fiz uma prgunta aqui no forum a respeito de bd na nuvem.
Mas com estas mudanças de cloud ou nuvem , será que poderia ter um disco virtual como uma unidade E: , e um banco de dados como o agenda.mdb , e atraves de um aplicativo desktop criado em vb6 acessar este bd sem precisar ficar carregando ele por ai.
Imagine a facilidade os beneficios , a possibilidade de um cliente poder trabalhar em casa ou no escritório sem precisa ficar fazendo back up de um lado pro outro.
Andei lendo por cima , a respeito do Azure e sei que o google tambem esta trabalhando nisto , um bd na nuvem como esles dizem.
O problema é saber se o vovo vb6 teria capacidade pra acessar este bd na nuvem.
Não sei se alguem tem interesse , mas gostaria de tentar fazer isto por enquanto so trabalho com o vb6.
Valeu
MICHAELL 11/01/2013 16:26:43
#417209
acredito que o problema nao seria o vb6 e sim o access.

trabalhar com access em rede local ja da problemas... de arquivo corrompido, arquivo pesado, etc
NETMANIA 11/01/2013 16:31:55
#417210
Concordo com o Maiconjg. Usar Access em cloud pode ser um tiro no coração. Caso você queria usar um banco em Cloud ou via Internet, migre para o MySQL, SQL Server, Oracle ou outro SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), pois estes são preparados para múltiplas requisições, e em vez de você mandar um elefante pela rede (Access mais dados), você só irá enviar os dados, gerando economia de banda.
RICOCARDOZO 11/01/2013 16:50:02
#417211
Não , sitei o Access só como exemplo poderia ser qualquer bd desde que exista uma conexão entre o aplicativo desktop e o hd virtual como podemos dizer.
Digo por exemplo:
Para uma conexão via web usamos um endereço ip certo, e para uma conexao na nuvem o que seria né?
AJSO 11/01/2013 18:03:42
#417227
Caros

Quando se fala em desenvolvimento em nuvem não podemos apenas direcionar só a forma de conexão.

Um texto rápido e com um visão macro de conceito.

A computação em nuvem refere-se a computadores e aplicativos que são executados remotamente e acessados pela Internet. Na computação em nuvem, as máquinas virtuais são executadas em grandes datacenters em substituição aos PCs e servidores físicos. Ao agregar as necessidades computacionais de vários usuários em um único centro, economias de escala são obtidas e resultam em benefícios significativos, como um menor consumo de energia, configuração e manutenção mais simples e atualizações de capacidade e desempenho mais fáceis. Vários aplicativos podem continuar em execução sem passar por alterações à medida que você os reimplanta a partir de desktops locais ou servidores na nuvem.

Alguns dos conceitos estão relacionados inclusive no modelo de construção das aplicações.

ADO.Net (ferramenta)
MEMBERSHIP (Conceito)

Critptografia de codigos MD5, HASH, etc....

TRANSACTION com COMMIT e OU ROLBACK em FUNÇÕES, PROCEDURES, TRIGGER, etc....

Isso não chegaria nem acontecer.....
Citação:

O problema é saber se o vovo vb6 teria capacidade pra acessar este bd na nuvem.


Pois o que se poderia fazer é colocar inclusive todos os arquivos DLL EXE nas nuvens tbm......
Ficaria o S.O. do usuári oe todos os seus aplicativos NAS NUVENS........

NAS NUVENS é diferente de WEB SERVER..........................


Boa Sorte
NILSONTRES 11/01/2013 21:52:11
#417235
Resposta escolhida
RICOCARDOZO,
O QUE VC QUER JÁ EXISTE TENHO SISTEMA RODANDO COM VB6 E MYSQL A MAIS DE 5 ANOS, NÃO PRECISA SER NUVEM, E SIM UM SERVIDOR WEB, E UM BANCO MYSQL HOSPEDADO LA.
RICOCARDOZO 12/01/2013 00:00:19
#417242
Pois é nilsontres é como o ajso comentou , seria bom conseguir manter tudo em um hd virtual , tipo banco de dados exe dll , dai ao executar ele roda direto da nuvem. Até tentei usar o skydrive , mais nao consegui ainda conectar o banco de dados que esta no skydrive.
MAFACILITY 12/01/2013 23:51:37
#417274
Remoto ou nuvem?

Nuvem=> é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dado, ou seja, é acessado de qualquer máquina.

??????
CARLINHOS.SONEG 14/01/2013 07:13:28
#417289
OLha eu utilizo um aplicativo chamado Drop Box que cria uma pasta na nuvem no meu desktop dai coloco o bd lá e em outro pc instalo o mesmo sistema que cria a mesma pasta e funciona sem problemas pois o endereço para achar o banco fica sempre assim [Ô]C:\Users\*****\Dropbox\[Ô] o chato é vc ter que instalar esse programa em todas as maquinas mas funciona....
RICOCARDOZO 14/01/2013 14:38:33
#417328
Pois é Carlinhos , estou tentando fazer isto pelo google drive , mais tambem precisa instalar no desktop para poder [Ô]sincronizar[Ô] e este sincronizar pelo geito fica meio lento.
Mais seria muito bom se tivesse uma conexão direta tipo acesso ao bd via ip do servidor onde fica o disco vritual , mais acho meio dificil.
Sei que existe isto pago , mais estava tentando fazer com estes serviços gratuitos como o skydrive e googledrive.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas