BANCO DE DADOS PARA CONSULTA ONLINE

GNCNET 28/03/2012 11:37:10
#398507
Pessoal, preciso alterar meu banco de dados acess 2000 para um banco SQL. O sistema foi desenvolvido em vb6
Minha necessidade deve-se ao motivo de que alguns clientes querem acessar online seu dados a partir de filiais, sem que tenham que trabalhar com bancos de dados diferentes.
Qual banco de dados vocês me recomendam?
Qual programa posso utilizar para conversão do banco?

Agradecido,
Gardel
MARCELO.TREZE 28/03/2012 11:43:25
#398509
Eu sugiro o MySQL ou SQL server

programa pra conversão não me veio nenhum nome na cabeça agora, mas pesquise no google por access to mysql, ou access to sqlsever, etc

KERPLUNK 28/03/2012 11:43:44
#398510
SQL Server...
Existe um [Ô]assistente[Ô] para a conversão que roda tranquilo:

No Access 2000, no menu Arquivo, aponte para Novo e clique em Novo projeto do banco de dados existente. Esta opção cria um aplicativo ADP (Automatic Data Processing). Este aplicativo usa automaticamente o SQL Server Desktop Engine (também conhecido como MSDE 2000) ou o SQL Server como o servidor e o arquivo ADP como o aplicativo.

Observação Ao executar o Assistente de upsizing do Access 97 ou do Access 2000 para o SQL Server 2000, um erro de [Ô]Estouro[Ô] pode ser exibido. Para obter mais informações, clique nos números abaixo para ler os artigos na Base de Dados de Conhecimento Microsoft (alguns artigos podem estar em inglês):
279454 Mensagem de erro de [Ô]estouro[Ô] ao tentar fazer o upsizing para o SQL Server 2000
272384 Mensagem de erro de [Ô]estouro[Ô] ao tentar fazer o upsizing para o SQL Server 2000
Para obter mais informações sobre os problemas entre o Access 2000 e o SQL Server 2000, clique no número abaixo para ler o artigo na Base de Dados de Conhecimento Microsoft (a página pode estar em inglês):
269824 Descrição dos problemas de incompatibilidade entre os projetos do Access 2000 (*.adp) e do SQL Server 2000
Os seguintes white papers podem ajudá-lo a importar o aplicativo do Access para o SQL Server:

Criando aplicativos eficientes para o Microsoft SQL Server: este white paper explica porque o design do aplicativo ISAM não é apropriado para o SQL Server (em inglês).
http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/dnsqlsg/html/msdn_designeff.asp
Migrando o banco de dados do Microsoft Access para o SQL Server 7.0: Este white paper cobre o Assistente de upsizing, incluindo informações sobre alterações de design e limitações do assistente (em inglês).
http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/sql/70/deploy/access.mspx
GNCNET 28/03/2012 12:55:19
#398527
Se eu colocar o bd access em uma pasta virtual como o dropbox, haveria atualização em tempo real?
Como funcionaria este processo?
KERPLUNK 28/03/2012 13:55:40
#398540
Depois de convertido, você não vai mais usar o Access e sim o SQL-Server
No momento em que você quer converter, você passa a não usar mais o antigo e sim o novo banco de dados. De que adianta converter o banco de dados se vai continuar usando o antigo...
GNCNET 28/03/2012 14:01:46
#398544
João,
Desculpe-me por não ser mais claro.
Se eu simplesmente utilizar este bd access armazenado no dropbox, ele poderia ser compartilhado em várias filiais?
Funcionaria como se o bd estivesse em rede local?
KERPLUNK 28/03/2012 14:08:57
#398547
Citação:

Funcionaria como se o bd estivesse em rede local?


Se você conseguir mapear uma unidade de rede para o local onde o banco está, talvez, e somente talvez, funcione como se fosse uma rede normal. E mesmo assim, access, não foi projeto para trabalhar em rede(nem mesmo em uma rede local). Para usar o banco compartilhado, com conexão via internet, com absoluta certeza o melhor é usar um SGDB mesmo, como o SQL Server
GNCNET 28/03/2012 15:59:41
#398592
Vejam a situação...
Todo o código está mesclado com SQL, DAO e recordsets para Access.
Sei que a melhor alternativa é MIGRAR TUDO para SQL, mas quando vou terminar... código, relatórios etc

Realmente, não dá para utilizar o Access em uma pasta do dropbox com vários usuários, pois haveriam conflitos. Funcionaria se fosse apenas 1.

Como funciona o [Ô]SQL Server como um back-end em uma interface Access? (http://forums.dropbox.com/topic.php?id=21072)

Grato
KERPLUNK 28/03/2012 16:10:28
#398596
Você pode usar uma(ou mais) tabelas vinculadas. Não é o ideal, mas pode quebrar o galho.
Só de curiosidade, qual o tamanho do seu sistema? Quantos forms e relatórios tem mais ou menos? Qual a complexidade e o que ele faz?
MARCELO.TREZE 28/03/2012 16:22:56
#398601
Não acho que você terá trabalho em migrar tudo para funcionar com SQL SERVER, pelo contrário acredito que seja uma boa chance de atualizar seu sistema trocando (SQL, DAO e recordsets) por ADO, veja as vantagens, consistência, rapidez e flexibilidade, acho que o tempo é irrisório perto dos benefícios.

eu só consigo ver a modificação na conexão, e se você já usa query, apenas alguns modificações de consultas)

quanto ao tempo você vai começar coçando a cabeça, mas acada passo você você vai entender aumentando uma etapa na migração, ou seja você vai começar com uma alteração no dia, depois duas alterações no dia, depois tres, assim logo terminará, entendeu.

migre e não se arrependerá, ACCESS é bom para pequenos programas, quando se tratar de SGBD, sempre aconselho MySQL ou SQL SERVER.

Ps: estou montando um servidor Linux com Mysql, e os testes estão me agradando demais

GNCNET 28/03/2012 16:49:11
#398607
13 mb
tem +- 50 forms e 80 relatórios (rpt, Datareport)
1500 pag código...
é para sorrir ou chorar?
João, por favor, me passe seu cel para conversarmos
Página 1 de 2 [15 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas