BANCO DE DADOS SQL SERVER

MARCELOKROL 13/09/2016 22:14:54
#466887
Pessoal, vi uma postagem do Kerplunk ( Link post ), e nessa ocasião ele estava defendendo o sql server (e longe de mim criticar tal defesa). Hoje utilizo o sql server algumas poucas (somente 2) aplicações web que desenvolvi, no resto de minhas aplicações desktop (meu foco hoje é automação comercial) utilizo o firebird (2.5 por sinal), estou muito contente com ele é um banco de dados bem fácil de se trabalhar, estável, fácil e rápido de se instalar, e como tenho clientes que não gostam de investir em equipamento, o firebird da conta do recado sem problemas. Outra coisa que eu gosto muito no firebird é a facilidade de se atualizar o banco de dados em produção, que funciona da seguinte forma: existe um programa, segue o link , desenvolvido em delphi que sincroniza duas bases de dados, deixando as duas com a mesma estrutura. Então a partir disso, eu faço todas as alterações necessárias na minha base local, e quando preciso atualizar o sistema do cliente, utilizo o DataPump para fazer a atualização do banco. Com isso não preciso ficar salvando comandos SQLs ou ate mesmo criando um atualizador para o banco.

Bom... depois de toda essa explicação do meu cenário de trabalho e utilização do banco de dados firebird, me surgiu uma duvida:
Existe tal ferramenta parecida com o DataPump citado acima para o banco SQL Server, de preferencia gratuita?
KERPLUNK 13/09/2016 22:54:06
#466893
Resposta escolhida
Bem, faz um bom tempo que uso Entity Framework direto, pra tudo. Tudo que tenho à fazer é criar a classe que quero e o code first se encarrega de conformizar o bando de dados. Nem me preocupo em rodar nada. Se a tabela não existe, o code first a cria de acordo com a estrutura da classe, no momento em que o primeiro registro for salvo. Simples assim. Usem ORM e OOP e NUNCA MAIS terão que se preocupar com essa interação com banco de dados. Um ORM maduro como o Entity Framework, faz tudo que é necessário. Se você já tem o banco, ele cria as classes. Se você cria as classes, ele atualiza o banco.
MARCELOKROL 14/09/2016 08:23:47
#466897
Eu ja vi alguma coisa a respeito do Entity Framework, ate criei algo aqui. Mais um item que fiquei um pouco confuso e também não achei como fazer, foi os relacionamentos entre as tabelas, os populares [Ô]foreign keys[Ô], como também nessas chaves as propagações de atualizações!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas