BANCO ONLINE

FRATA 08/03/2017 11:18:48
#472269
Prezados colegas:
Gostaria de saber se posso desenvolver uma aplicação em VB 6.0 sendo que o banco de dados rode online.
Também se isso é viável, e se é prático ou vai apresentar muitos erros.
Também se posso usar o Access 2000 nesse tipo de projeto.
Antecipadamente agradeço pela gentileza e atenção de todos.
Att. Frata
JOAOBENEVIDES 08/03/2017 12:24:47
#472272
Frata bom dia. Para sua pergunta sim você powde usar o banco online sem problemas , porém acredito como já é dito aqui que você começava fazer sua aplicação já em .net , casovrenha dúvida estamos a si para lhe ajudar
NILSONTRES 08/03/2017 12:33:49
#472273
http://www.vbmania.com.br/index.php?modulo=forum&metodo=abrir&id=472085&pagina=1
FRATA 08/03/2017 13:29:05
#472278
Prezado JOAOBENEVIDES.
Obrigado por sua resposta e pela sua disponibilidade em ajudar, acho muito bacana e muito gratificante esse espírito colaborativo deste Forum.
Grande abraço. Frata
GUIMORAES 08/03/2017 13:49:15
#472279
FRATA

Sim, é possível mas não é viável.
O ideal é criar uma Web API ou até um Web Service para a comunicação, pois assim você pode consumir seus dados a partir de uma aplicação desktop, mobile ou web, os recursos para esta comunicação se tornam mais leves, e assim você tem um ganho de desempenho (Consumindo os dados em json por exemplo).

Outra questão importante é que ACCESS NÃO é BANCO DE DADOS , e sim um organizador de dados. O Access 2000 (um adolescente de 17 anos) já está bem ultrapassado, não acha? Sempre vejo o pessoal insistindo aqui em usar access, principalmente na web.

Existem uma infinidade de SGBD[ô]s que você pode utilizar, com a sintaxe PL/SQL próxima do access, não vejo motivos para se manter em um organizador de dados.

Para se desenvolver uma Web API, você poderá fazer isto em .net, java, php, etc... Ou seja, esquece o VB6, ele não te dá suporte a isso, é até possível consumir estes dados pelo VB6, mas vai ser uma gambiarra sem precedentes, de manutenção dificultosa e de alto custo.
Talvez seja a hora de você partir para uma nova linguagem, e deixar para trás o que já foi bom, assim como já foi dito em outro tópico para você ( Aqui ).
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas