BD VS. C#

WILLVIDAL 14/02/2015 13:19:47
#444517
Boa tarde pessoal,

Sou novato em C# e estou estudando qual tecnologia utilizar em meus projetos, estava entre os bancos MSSQLServer e PostgreSQL e depois de alguma pesquisa optei pelo Postgres. Para o pessoal que já tem alguma experiência nisso, o que seria melhor utilizar ? NHibernate ou Entity com o postgres, me parece o entity é mais lento. Gostaria da opinião de quem já tem alguma experiência em C# coim Postgres e, se possível, indicar um bom material de estudo.

Att,
PROFESSOR 17/02/2015 18:13:51
#444576
Olá, WILLVIDAL

Sobre performance, é preciso saber antes qual o seu foco de comparação. Qualquer desenvolvimento que se dê com base em abstração sempre gera diminuição de performance em comparação com o acesso direto aos dados. E essa perda é maior ou menor considerando a complexidade do modelo de abstração.

Pessoalmente, eu prefiro a Microsoft Entity Framework porquê uso Visual Studio como IDE e com isso, não preciso [Ô]sair de casa[Ô] (Microsoft) por uma ORM.

No caso da Microsoft Entity Framework ou da NHibernate, ambas são modelos de abstração do tipo ORM, ou seja, que mantém o relacionamento entre as entidades. Em um estudo comparativo entre ambas, a NHibernate apresentou vantagem nas operações de carga de objetos por ID e exclusão de objetos, enquanto a Microsoft Entity Framework levou vantagem na gravação, na carga de entidades relacionadas e nas atualizações de dados. Há algum tempo, com o [Ô]Code First[Ô] FluentAPI, a Microsoft Entity Framework conseguiu ainda melhorar o desempenho na carga por ID, o que, em teoria, a tornaria [Ô]melhor[Ô] no quesito desempenho. A versão 6.0.2 inclui muitas melhorias, e não tenho muitas informações sobre a última versão da MHibernate, mas estou certo de que ela continua sem dever nada.

Ainda assim, na média, ambas possuem desempenho similar, independente do mecanismo de dados, mas, óbvio, visceralmente dependente da complexidade dos modelos.