BLOQUEIO DE ACESSO ESTACAO X SITE VB E MYSQL

LUIS.HERRERA 19/08/2011 09:27:25
#382053
Bom dia.
Implementei a comunicação do meu sitema com meu site, está funcionando perfeitamente em vários clientes, porém....

Em alguns não. Acredito que se não for problemas de instalação do ODBC do MySQL 5.1.8, seja algum bloqueio da Porta de comunicação.

Pergunta:
A porta padrão de instalação do ODBC é 3306 certo, o que pode estar bloqueando a porta? Será só o servidor ou Firewall, ou podem existir outros problemas (nos desktops e servidor)?

Pode ser outro problema? O estranho é funcionar em alguns clientes (empresas) e outras não.
Importante: Quando não funciona em um cliente digo na empresa como um todo (todos os terminais que usam o programa), pois se apenas um já acessasse, isso seria informado no meu site e não está acontecendo.

Nota: Já avisei o pessoal de TI das empresas com problema para verificar a Porta 3306, mas até o momento nenhum deles me deu retorno.
KERPLUNK 19/08/2011 09:36:15
#382055
Resposta escolhida
Isso é muuuuito relativo à estrutura de rede do seu cliente... o problema pode ser uma regra de rede, firewall, NAT, router... ou até mesmo uma combinação desses elementos.
LUIS.HERRERA 19/08/2011 09:53:12
#382057
Kerplunk então sobre o Firewall, antivírus e roteadores eu já havia informado aos TIs do cliente para checarem o bloqueio, agora sobre o NAT não havia pensado.

Estava lendo sobre o NAT e ví que ele resolve o problema dos IPs atribuindo ao IP Externo uma porta para identificar o cliente interno da solicitação. Nesse ponto fiquei confuso, pois a configuração do NAT é responsabilidade do TI (Cliente) e não da minha aplicação. Assim surge a dúvida, se o ODBC usa a porta 3306 como isso seria resolvido pelo NAT uma vez que ele usa outras portas?

Será que a porta 3306 é exclusiva para cada desktop e não irá interferir com a porta externa do servidor que acessa a internet?

Se for isso então oproblema não seria do NAT e sim exclusivamente dos programas que bloqueiam as portas locais (estação) como Firewall, Antivírus e até o Windows. Então seria só isso que precisaria ser resolvido ou estou errado?

KERPLUNK 19/08/2011 10:18:39
#382059
A coisa é simples. Se o MESMO código funciona normalmente em um cliente, ele deve funcionar em outros tb. Se não funcionar, é fator externo. À menos que a estrutura de rede do cliente seja sua responsabilidade, não há o que fazer quanto à código. Veja que nem todos os [Ô]problemas[Ô] de conexão são ligados ao código necessariamente, eles dependem(e muito) da rede também.
Além desses que te falei, o cliente pode também ter PROXY.
O que vc poderia fazer é fazer um trace da máquina cliente para o seu servidor(ou pedir para a TI do cliente fazer). Assim, se consegue detectar o defeito com mais facilidade...
JANDER 19/08/2011 10:39:51
#382061
Você precisa liberar a porta 3306 no firewall dos clientes.
LUIS.HERRERA 19/08/2011 10:44:57
#382062
O que seria e como fazer esse TRACE?

Nota: o meu programa já tenta se conectar ao meu site, mas é isso que não está funcionando.

Jander eu já pedi para eles verem isso, mas até agora os 3 que estão com problema não responderam, por isso fiz a pergunta para saber se há mais alguma coisa que possa interferir. Vou tentar novamente manter o contato e ter mais detalhes.
KERPLUNK 19/08/2011 10:48:51
#382063
No prompt do DOS:
C:\>tracert endereco_do_banco_de_dados

Caso o trace não consiga determinar o ip de onde está o banco de dados, esse ip não vai aparecer. Isso pode indicar um problema de DNS e/ou NAT
Caso ele consiga determinar o ip, ele vai aparecer do lado do endereço e vai mostrar um a um todos os [Ô]saltos[Ô] até o servidor onde está seu banco de dados. Nesse caso, verifique o que aparece.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas