BLUETOOH

ICHIHARA 18/05/2016 09:15:16
#462205
Bom dia!

Alguem tem exemplos de codigos que utiliza bluetooh para comunicacao?
Gostaria de exemplos em C# e Vb6 :)

Abrs
OCELOT 18/05/2016 15:20:51
#462216
Resposta escolhida
Não possuo nenhum exemplo que possa te passar, mas tenho como te passar algumas informações relevantes sobre o assunto.

Primeiro de tudo depende de qual aparelho você está tentando se comunicar, cada aparelho pode disponibilizar serviços diferentes para o bluetooth, eu possuo experiência apenas com RFCOMM, que é basicamente uma comunicação serial com o aparelho, mas para exemplificar, um fone de ouvido funciona através de um serviço diferente de um mouse por exemplo, que também é diferente do serviço usado para enviar arquivos para celulares e assim por diante.

Se o seu caso for RFCOMM existem duas formas de se fazer isso, a mais simples é indo no gerenciador de bluetooth do PC e configurando o dispositivo como uma porta COM, assim você se conecta nele como se estivesse ligado por um cabo serial. é mais simples porém você tem menos controle sobre a comunicação.

A outra é se comunicando diretamente com o Bluetooth pelo protocolo RFCOMM, isso te dá mais controle sobre a comunicação porém existe um grande problema ao se fazer isso, que é o que existem basicamente 4 APIs diferentes que podem fazer isso e tudo vai depender do adaptador bluetooth usado no PC.

Você pode pesquisar sobre Bluetooth Stack que deve encontrar informações sobre as 4 principais stacks do bluetooth, que são basicamente as 4 implementações de software diferentes que existem.

A Microsoft possui uma disponível a partir do Windows XP SP2, a maioria dos adaptadores bluetooth mais simples usam esta implementação, porém não existe garantia que o adaptador que o usuário tem vai funcionar com ela, principalmente se for algum notebook que já vem com bluetooth integrado.

Fora a da Microsoft existe a da Widcomm, a da Toshiba e a do BlueSoleil, e cada uma delas é diferente de se programar.

Comigo aconteceu de pegar um notebook com Windows 7 que usava a stack da Toshiba, e, apesar dela teoricamente dizer que tinha suporte para a stack da Microsoft, só funcionava corretamente se usasse a stack da Toshiba, então se você resolve programar apenas para o da Microsoft pode esperar que vai ter reclamações uma hora ou outra.

A solução que encontrei foi comprar um componente chamado wcl, ele basicamente abstrai as 4 stacks e te da uma API unificada que você pode usar sem se preocupar muito com qual stack o adaptador bluetooth tem suporte. Se quiser ler mais sobre ela pode conferir o site dele em http://www.btframework.com/. Eu usei apenas a versão para o .Net mas eles possuem uma versão COM que deve funcionar com o VB6 também, porém acredito que sejam vendidas separadamente.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas