BNACO ACCESS

FRATA 20/08/2016 13:41:35
#466036
Prezados colegas:
Estou desenvolvendo uma pequeno cadastro de clientes que salva os dados num banco Access 2000.
As minha perguntas são as seguintes:
1 - é necessário ter o Access nessa versão para que o programa funcione? ou pode ser numa versão superior?
2 - E quem não tiver o Access instalado, como pode fazer para usar o programa, será que dá para baixar tipo uma versão compactada?
Antecipadamente agradeço aos colegas deste fórum, que sempre contribuem com respostas esclarecedoras. Obrigado!
OMAR2011 20/08/2016 13:58:08
#466037
Frata, Access não é considerado Banco de Dados.
Procure usar Mysql,SqlServer,Firebird,Mariadb ou outro.
FABRICIOWEB 20/08/2016 14:14:31
#466038
Brother aproveita que você esta começando e já troca isso de access para mysql ou algum outro access uma bosta
DS2T 20/08/2016 15:48:45
#466040
Resposta escolhida
1 - é necessário ter o Access nessa versão para que o programa funcione? ou pode ser numa versão superior?

Pode usar uma versão superior, ou até mesmo, nem usar. Você não precisa necessariamente do Access instalado para poder rodar o seu programa... Pode baixar um pacote de redistribuição, como por exemplo, o Microsoft Access Database Engine 2010 Redistributable ... Ele já instala todos os componentes e driver necessário para conexão... senão me engano, consegue até mesmo usar os recursos de relatório dele. (Que é muito bom, por sinal... melhor que o SQL Server Reporting Services )

2 - E quem não tiver o Access instalado, como pode fazer para usar o programa, será que dá para baixar tipo uma versão compactada?

A resposta anterior já responde essa pergunta.



Sobre Access ser banco de dados ou não... Eu diria que ele é sim. O tipo de acesso (via instância ou arquivo), ou a complexidade de gerenciamento de recursos (concorrências, por exemplo) não ditam se é um banco de dados ou não.
Ele possui toda a estrutura de um banco de dados (tabelas, campos, chave primária, chave estrangeira)... Tipos de dados... Ele usa padrão SQL...

E sinceramente? Pra que uma aplicação simples de cadastro de clientes MONOUSUÁRIO vai usar SQL Server ou MYSQL... é que nem usar uma metralhadora pra matar uma formiga.

Vai fundo no Access! Os recursos de relatório dele são incríveis. Só não recomendo usar quando for uma aplicação que trabalha em rede, multisuário. Aí vale a pena partir para outro banco de dados... senão vai te dar tanta dor de cabeça o gerenciamento da concorrência de dados e até mesmo corrupção do banco de dados, que nem vale a pena mexer nele.
KERPLUNK 20/08/2016 22:14:43
#466058
MICHAELL, preste atenção no que o DS2T disse. Access, para coisas bem pequenas e monousuário. Quando começar a ter pedidos para mais que isso, não insista em access, a maioria de nós aqui com experiência nisso pode atestar sem sombra de dúvida que você vai ter dor de cabeça se insistir no access quando não é mais o caso.
MICHAELL 20/08/2016 22:39:55
#466059
Citação:

:
MICHAELL, preste atenção no que o DS2T disse. Access, para coisas bem pequenas e monousuário. Quando começar a ter pedidos para mais que isso, não insista em access, a maioria de nós aqui com experiência nisso pode atestar sem sombra de dúvida que você vai ter dor de cabeça se insistir no access quando não é mais o caso.




eu nem estava nesse tópico...
e também não falei que estava utilizando access...

no outro tópico até comentei, que não estava utilizando access e sim SQL server.

porque insiste dizer que utilizo access? não entendi
MICHAELL 20/08/2016 22:42:14
#466060
já utilizei access e até utilizo em outro projeto com vb6.

mas comecei aprender C# a uns 3 meses e o tópico que criei ontem sobre Entidade Pessoas com C# eu estou utilizando BD SQL Server
KERPLUNK 20/08/2016 22:52:34
#466061
Citação:

:
:
MICHAELL, preste atenção no que o DS2T disse. Access, para coisas bem pequenas e monousuário. Quando começar a ter pedidos para mais que isso, não insista em access, a maioria de nós aqui com experiência nisso pode atestar sem sombra de dúvida que você vai ter dor de cabeça se insistir no access quando não é mais o caso.


eu nem estava nesse tópico...
e também não falei que estava utilizando access...

no outro tópico até comentei, que não estava utilizando access e sim SQL server.

porque insiste dizer que utilizo access? não entendi


Me enganei de nome, perdão.
FRATA 22/08/2016 14:40:40
#466072
Boa tarde!
Obrigado a todos pelos seus comentários.
Especialmente ao DS2T, pela sua explanação e detalhamento.
Fico-lhe muito grato pela atenção. Gostei muito da sua resposta;
me ajudou mesmo. Obrigado!
Grande abraço. Frata.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas