BOAS PRATICAS PARA MONTAGEM DE TELAS
Boa Noite!!
Gostaria de saber boas praticas a serem aplicadas para montar telas que possuem muitos campos a serem exibidos... Oque vcs acham de [Ô]Abas[Ô] ou até mesmo aquela barra de rolagem... alguem ja usou?
Abrs
Gostaria de saber boas praticas a serem aplicadas para montar telas que possuem muitos campos a serem exibidos... Oque vcs acham de [Ô]Abas[Ô] ou até mesmo aquela barra de rolagem... alguem ja usou?
Abrs
Em todas as minhas telas eu sempre tento manter um padrão, os icones dos botões, as posições dos botões de açoes (salvar, excluir, fechar), sempre mantenho o mesmo estilo da tela, as teclas de atalhos, são sempre as mesmas em todas as telas. Nas telas de pesquisa mantenho sempre o mesmo padrão para que o usuário não fique pensando [Ô]e agora aperta o quê[Ô], assim tudo funciona do mesmo jeito em todas as telas do sistema.
Com relação a muitos campos, eu prefiro dividir as informações e coloca-los em abas, eu uso o XTAB e o TabStrip da vbaccelerator ambos free, e sempre funcionaram bem e nunca me deicharam na mão.
Espero ter contribuido e boa noite.
Com relação a muitos campos, eu prefiro dividir as informações e coloca-los em abas, eu uso o XTAB e o TabStrip da vbaccelerator ambos free, e sempre funcionaram bem e nunca me deicharam na mão.
Espero ter contribuido e boa noite.
Obrigado Marcelo!
Aceito mais opnioes, Abrs
Aceito mais opnioes, Abrs
Além das dicas aciama, faça o uso de campos [Ô]array[Ô], principalmente dos que têm a mesma finalidade. Ex: se vc tiver várias datas, crie um campo Array chamado txtData por exemplo onde a validação valerá pra todos eles. O vb tem uma limitação da quantidade de campo num form e ao criar array, ele conta como sendo um só pra cada objeto array.
Boa Jcarlos, essa limitação mata muita gente...
Em se tratando de boas práticas eu procuro fazer as telas de acordo com padrão windows/office. Nada de skins e muitas cores, pois tento fazer com que as telas sejam familiares para o usuário. Para o usuário que está acostumado com o padrão windows/office, é mais fácil que as funcionalidades estejam sempre nos mesmos lugares.
Eh interessante procurar por ferramentas e temas relativos a prototipacao.
A web veio para profissionalizar esta atividade (leia-se o webdesigner), existem muitos sites que falam sobre boas praticas em prototipacao e principalmente quando vale a pena quebrar em varias telas algo que ficaria muito poluido em uma so.
Claro, nao eh receita de bolo, cabe a voce aplicar para sua necessidade, mas nao custa nada ler um pouco a respeito.
A web veio para profissionalizar esta atividade (leia-se o webdesigner), existem muitos sites que falam sobre boas praticas em prototipacao e principalmente quando vale a pena quebrar em varias telas algo que ficaria muito poluido em uma so.
Claro, nao eh receita de bolo, cabe a voce aplicar para sua necessidade, mas nao custa nada ler um pouco a respeito.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas