BOAS PRATICAS PARA MONTAGEM DE TELAS

ICHIHARA 07/09/2010 20:05:12
#352427
Boa Noite!!

Gostaria de saber boas praticas a serem aplicadas para montar telas que possuem muitos campos a serem exibidos... Oque vcs acham de [Ô]Abas[Ô] ou até mesmo aquela barra de rolagem... alguem ja usou?

Abrs
MARCELOKROL 07/09/2010 21:54:04
#352432
Em todas as minhas telas eu sempre tento manter um padrão, os icones dos botões, as posições dos botões de açoes (salvar, excluir, fechar), sempre mantenho o mesmo estilo da tela, as teclas de atalhos, são sempre as mesmas em todas as telas. Nas telas de pesquisa mantenho sempre o mesmo padrão para que o usuário não fique pensando [Ô]e agora aperta o quê[Ô], assim tudo funciona do mesmo jeito em todas as telas do sistema.

Com relação a muitos campos, eu prefiro dividir as informações e coloca-los em abas, eu uso o XTAB e o TabStrip da vbaccelerator ambos free, e sempre funcionaram bem e nunca me deicharam na mão.

Espero ter contribuido e boa noite.
ICHIHARA 08/09/2010 07:31:58
#352436
Obrigado Marcelo!

Aceito mais opnioes, Abrs
JCARLOS 08/09/2010 10:58:19
#352451
Além das dicas aciama, faça o uso de campos [Ô]array[Ô], principalmente dos que têm a mesma finalidade. Ex: se vc tiver várias datas, crie um campo Array chamado txtData por exemplo onde a validação valerá pra todos eles. O vb tem uma limitação da quantidade de campo num form e ao criar array, ele conta como sendo um só pra cada objeto array.
ICHIHARA 08/09/2010 11:07:17
#352453
Boa Jcarlos, essa limitação mata muita gente...
MARCOSLING 08/09/2010 11:10:24
#352455
Em se tratando de boas práticas eu procuro fazer as telas de acordo com padrão windows/office. Nada de skins e muitas cores, pois tento fazer com que as telas sejam familiares para o usuário. Para o usuário que está acostumado com o padrão windows/office, é mais fácil que as funcionalidades estejam sempre nos mesmos lugares.
WEBMASTER 08/09/2010 19:09:04
#352491
Resposta escolhida
Eh interessante procurar por ferramentas e temas relativos a prototipacao.
A web veio para profissionalizar esta atividade (leia-se o webdesigner), existem muitos sites que falam sobre boas praticas em prototipacao e principalmente quando vale a pena quebrar em varias telas algo que ficaria muito poluido em uma so.

Claro, nao eh receita de bolo, cabe a voce aplicar para sua necessidade, mas nao custa nada ler um pouco a respeito.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas