BOAS PR?TICAS HTML/CSS?

DS2T 23/10/2015 11:13:54
#452954
Bom dia!

Eu nunca mexi muito com essa parte de css, html, javascript, jquery. Agora estou começando. Se estou conseguindo? Sim. Da maneira certa? Não tenho tanta certeza.
Tenho algumas perguntas e agradeceria muito qualquer ajuda.

1 - Até que ponto usar a facilidade da IDE do Visual Studio para criar aqueles estilos? (.auto-style1, auto-style2... etc) Eu reparei que ele cria uma porrada de estilo enquanto vou mexendo nas posições de margem, tamanho e colocando os controles. Sei que posso diminuir muito a quantidade desses estilos se fizer o código na munheca, escrevendo o css. Mas como funciona essa prática? O que é tido como boa prática quando lidamos com css/html?


2 - Eu não tenho muita criatividade na hora de desenhar o site. Geralmente eu olho vários sites do estilo que estou fazendo, e faço meio que uma cópia descarada deles. Eu vim do Windows Form, e meus programas nunca foram bonitos. Mas eram funcionais.
Reparei que na parte Web, a aparência é muito valorizada. Atualmente estou desenvolvendo um projeto, estou criando a View de qualquer jeito por enquanto. Só inserindo os controles pra fazer o projeto funcionar. Mais tarde irei ter que criar um layout bonito, colocar uns efeitos, etc.
Conhecem algum material para que eu aprenda a ter bom gosto? Saber olhar para uma janela e enxergar as possibilidades de layout, de efeitos, dela ficar bonita.

Obrigado a todos!
LAMPIAO 23/10/2015 13:29:57
#452959
Bom vamos lá,

Da forma que você escreveu é de se supor que você esta usando WebForms.

Se estiver dando os primeiros passos no desenvolvimento web, esqueça WebForms,

O caminho menos doloroso para o Backend é webapi/mvc, a linguagem recomendada é C#, e não poderia ser outra, é só pesquisar e você verá.

Agora no FrontEnd, é ai que ta a grande mudança e simplicidade, você só vai precisar do html/css e javascript, e para o javascript recomendo o angular como framework facilitador porque elimina o famoso código macarrão, que você sabe onde começa mas não sabe onde termina rsrs.

Para o css, existe o famoso Bootstraper Twiter, é o mais conhecido. é um framework css para facilitar e deixar mais homogênio suas telas, nesse site http://themeforest.net você poderá ver vários trabalhos e quase todos são baseados nesse framework.

Outra grande vantagem é que você pode usar qualquer sistema operacional para desenvolver toda a parte do Frontend, usando Sublime, Atom, ou qualquer outra IDE gratuita, que são muitos práticas nesse sentido, todas essas são multiplataformas.

Com o novo ASP.Net multiplatarforma, você também poderá desenvolver o backend no Linux, Mac ou Windows, e não existe e nem existirá o suporte para WebForms em multiplataforma.

Tá mas porque?

Porque possui muitas dependencias com System.Web, e o System.Web não existe mais no core clr para aplicativos web desenvolvidos com esse novo ASP.Net, o WebForms continuará existindo, mas apenas na plataforma Windows. São essas as informações que tenho até o momento sobre as mais recentes mudanças na plataforma ASP.Net.

Espero telo ajudado um pouco.

Abraços


KERPLUNK 23/10/2015 19:00:29
#452978
Resposta escolhida
Bem, vamos lá:
1 - Dificilmente será necessário que se crie estilos. Existem dezenas de frameworks prontos que suprem praticamente toda e qualquer necessidade nesse quesito. Como já citado, o bootstrap é um bom começo.
2 - Esse é um dos maiores problemas de quem inicia em programação web, vido de um modelo winforms. Para construir uma página web, os conceitos webforms são de pouca ou nenhuma ajuda. Esse geralmente é o papel do webdesigner, presente em equipes melhor estruturadas, o que sei que não é o caso da maioria, que deve fazer todos os papeis ao mesmo tempo, programador backend, frontend e design. Sim, a aparência é muitíssimo valorizada. Como páginas web podem ter um visual muito mais rico que uma aplicação desktop, os usuários acabam naturalmente ficando mais exigentes.

Pessoalmente, como já citado, uso a estrutura WebAPI/frontend em HTML+CSS+Javascript, com o forte uso de frameworks prontos, tanto para CSS como para Javascript, como o famoso JQuery para Javascript. Também faço uso de frameworks de componentes como o JQWidgets, que contém várias ferramentas extremamente úteis e versáteis. MetroUI também é um framework que me agrada bastante quanto à aparência, baseado em LESS, uma linguagem dinâmica para estilos, é simples e também muito versátil. Também o JQueryUI, desenvolvido pelo JQuery Team mesmo, é muito simples de se usar e também tem uma gama de componentes bastante úteis.

Fato é que você vai ser obrigado a usar OOP quando programar web, se quiser ter uma aplicação web realmente boa. Digo isso, porque a estrutura WebForms da microsoft está caindo em desuso e gradualmente abandonada pela maioria dos programadores web, incluindo eu. Como disse, o ideal é desenvolver uma WebAPI bem caprichada e um frontend o mais enxuto possível. Com a WebAPI pronta e funcionando bem, você pode com extrema facilidade desenvolver aplicações para outras plataformas, como mobile por exemplo...
DS2T 24/10/2015 15:08:44
#453007
Parece que ainda terei muuuuita coisa pra estudar. Vou começar dando uma olhada no bootstrap.
Muito obrigado aos dois.

Infelizmente só posso pontuar um, uma pena. Mas se fale de algo, ambos me ajudaram bastante.

Obrigado!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas