BOAS PR?TICAS TRATAMENTO DE ERROS UTILIZANDO DDD

LEANDROVIP 12/12/2015 04:13:47
#455060
Bom dia!

Estou desenvolvendo uma aplicação Desktop em C# em que utilizo como padrões o DDD, EF, IoC, Ninject, etc. Tenho uma dúvida relacionada ao tratamento de erros desta aplicação, como estou utilizando DDD possuo N camadas na solução, o que seria uma boa prática em relação ao tratamento? Fazer o tratamento de erros em todas as camadas repassando para a camada de apresentação, ou apenas na de apresentação em si? Procurei alguns exemplos, fóruns, mas não encontrei nada que sanasse..

Alguma idéia??

[]'s
KERPLUNK 12/12/2015 13:48:35
#455070
Resposta escolhida
O que eu costumo fazer é jogar as exceções das camadas mais internas até a mais externa usando o throw. Assim, tenho um stack completo do que está acontecendo. é uma das coisas que vou mostrar como fazer na série de vídeos no meu canal.
LAMPIAO 12/12/2015 16:31:54
#455071
Rapaz, eu faço exatamente como o KERPLUNK faz, ou seja, onde estourar o problema, vai retornando para as camadas superiores até chegar na camada de apresentação.
Há uma certa discussão sobre isso, e que o ideal seria usar Domain Notifications, mas sinceramente, para mim do jeito que está tá ótimo.
Pelo menos para mim fica mais compreensível do que usar o Domain Notifications, mas se quiser implementar procure por Domain Notifications ou Domain Events Pattern. Eu ainda não implementei e nem sei se farei isso, seria algo mais para um projeto novo e portanto não tenho nenhum exemplo de código para te passar.

Abraços
FOXMAN 12/12/2015 20:39:04
#455075
Também utilizo o throw nas camadas, devolvendo para apresentação o erro e onde ocorreu.
LEANDROVIP 14/12/2015 17:12:04
#455143
Obrigado a todos pelas respostas..

Vou deixar aberto até hoje para ver se alguém posta mais algo!

[]'s
JABA 14/12/2015 17:54:23
#455145
A ideia básica é repassar as exceções para as camadas mais acima somente quando não se puder trata-las.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas