C# E BANCO DE DADOS

ASHKATCHUP 17/02/2010 13:48:40
#334581
Bom dia, pessoal.
Estou aprendendo C# sozinho, utilizando o google e o intellisense.
Agora, fiz uma aplicação que acessa um banco Access, com duas tabelas. Coisa simples.

Porém, o exemplo que eu vi no site do macoratii usa vários objetos para conexão:
-Connection
-Adapter
-Dataset
-Datarow
-Command


Como vocês fazem na sua aplicação? Existe uma maneira mais prática? No VB, eu usava ADO, com somente dois compoentes: connection e recordset.
Vocês criam uma classe de acesso ao banco e usam reflection nas classes normais?


Obrigado.

TECLA 17/02/2010 14:21:39
#334585
Dependendo do que você vai fazer no banco (INSERT, UPDATE ou DELETE), somentes as classes CONNECTION e COMMAND são necessárias.

Para utilizar instrução SELECT, um exemplo seria a utilização dos objetos CONNECTION, DATAADAPTER e DATASET (ou DATATABLE).
JWCELYO 17/02/2010 14:27:14
#334586
Geralmente eu trabalho com uma class bem preparada para requisito do projeto essa class pode conter funções de multiplos recursos,
como carregar datagridview ou um combox. ou filtrar dados de uma tabela. como mínimo de sytax SQL.
eu trabalho fortemente pensando na Reusabilidade de códigos em projetos futuros.
tenho varias class guardadas em meu computador. todos elas são de grande uso seja para banco de dados
ou para funções básicas como pegar o serial do hd ou fazer um download de arquivo na web.

referente a Adapter,Dataset,Datarow
eu utilizo somente o datatable pois dele eu tiro todos os três acima apenas com função com datatable.
ou seja código pequeno mas com funções múltiplas
ASHKATCHUP 17/02/2010 14:27:40
#334587
Obrigado por responder, Tecla.
Na verdade, eu entendi como funciona o esquema, mas achei que o código ficou meio poluido com tantos objetos.

Você instancia todos eles cada vez que vai trabalhar com o banco? (consultar, salvar, excluir)
ASHKATCHUP 17/02/2010 14:41:11
#334591
JWCELYO
Como que funciona o datatable? Ele permite edição?
JWCELYO 17/02/2010 15:14:54
#334595
Resposta escolhida
sim com dataset mas so em um datagridview.
mais isso não que dizer que não seja possível em textbox ou qualquer outro componet..
so para lembrar. é tudo em linha de codigo. sem aqueles assistentes de conexão do .NET que criar tudo em segundos
por eles é bem mais fácil mas eu não utilizo o eles.
TECLA 17/02/2010 15:34:02
#334598
Citação:

Você instancia todos eles cada vez que vai trabalhar com o banco? (consultar, salvar, excluir)


Normalmente, eu escrevo uma classe de persistência (ou camada) que executa estas ações.
LEVII 22/02/2010 11:40:56
#335020
Diferencas entre dataset e datatable:

Dataset e uma representação de um BD relacional para se trabalhar de forma desconectada...
dentro dele vc pode criar Tabelas, Relacionamentos ETC...
o Datatable e nada mais do que uma simples tabela de um dataset...
o Datarow e uma LINHA de uma tabela...ou Datatable...
o conection gerencia suas conexoes com o banco...
o command e um comando..seja insert, update ou delete..
o adapter e usado para operacoes de select..
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas