C# E BANCO DE DADOS

ASHKATCHUP 17/02/2010 13:48:40
#334581
Bom dia, pessoal.
Estou aprendendo C# sozinho, utilizando o google e o intellisense.
Agora, fiz uma aplicação que acessa um banco Access, com duas tabelas. Coisa simples.

Porém, o exemplo que eu vi no site do macoratii usa vários objetos para conexão:
-Connection
-Adapter
-Dataset
-Datarow
-Command


Como vocês fazem na sua aplicação? Existe uma maneira mais prática? No VB, eu usava ADO, com somente dois compoentes: connection e recordset.
Vocês criam uma classe de acesso ao banco e usam reflection nas classes normais?


Obrigado.

TECLA 17/02/2010 14:21:39
#334585
Dependendo do que você vai fazer no banco (INSERT, UPDATE ou DELETE), somentes as classes CONNECTION e COMMAND são necessárias.

Para utilizar instrução SELECT, um exemplo seria a utilização dos objetos CONNECTION, DATAADAPTER e DATASET (ou DATATABLE).
JWCELYO 17/02/2010 14:27:14
#334586
Geralmente eu trabalho com uma class bem preparada para requisito do projeto essa class pode conter funções de multiplos recursos,
como carregar datagridview ou um combox. ou filtrar dados de uma tabela. como mínimo de sytax SQL.
eu trabalho fortemente pensando na Reusabilidade de códigos em projetos futuros.
tenho varias class guardadas em meu computador. todos elas são de grande uso seja para banco de dados
ou para funções básicas como pegar o serial do hd ou fazer um download de arquivo na web.

referente a Adapter,Dataset,Datarow
eu utilizo somente o datatable pois dele eu tiro todos os três acima apenas com função com datatable.
ou seja código pequeno mas com funções múltiplas
ASHKATCHUP 17/02/2010 14:27:40
#334587
Obrigado por responder, Tecla.
Na verdade, eu entendi como funciona o esquema, mas achei que o código ficou meio poluido com tantos objetos.

Você instancia todos eles cada vez que vai trabalhar com o banco? (consultar, salvar, excluir)
ASHKATCHUP 17/02/2010 14:41:11
#334591
JWCELYO
Como que funciona o datatable? Ele permite edição?