CADASTRO DE SENHA MASTER E SENHA FUNCIONAL

JMRF 14/06/2012 10:36:28
#404123

Bom dia,

Uso o VB.NET
Banco de Dados : Access

Tem como eu criar uma forma de cadastrar as senhas separadas por:
- Senha Funcional e
- Senha Master

Sendo que só quem tiver a senha master terá acesso a todo o programa, tipo:
- Para excluir ou alterar um lançamento só quem tem senha Master terá acesso
- A senha Funcional só dá acesso a lançamentos de Cadastro, Entradas e Saídas, por exemplo

Já quebrei cabeça pensando como cadastrar as senhas sem que outra pessoa possa fazer cadastros de senhas novas ou alterar as existentes.

Dá pra alguém postar algum código nesse sentido, por favor.

Desde já

Muito Obrigado

JMRF

ALEVALE 14/06/2012 12:15:14
#404138
Não é mais fácil você trabalhar com perfis ?

Cria uma tabela de perfil
Perfil1 - Admin
Perfil2 - Master
Perfil3 - Funcional

Dai no seu sistema quando o usuário logar no sistema ele vai [Ô]ocultar[Ô] botões, telas de acordo com o perfil, caso seja necessário realizar alguma alteração pedirá o usuário [Ô]master[Ô] para fazer.
JMRF 14/06/2012 13:23:50
#404146

Boa tarde,

ALEVALE,

Nesse caso eu irei usar o mesmo Form para Cadastrar comko ADM, MASTER E USUÁRIO, porém terei um ComboBox para slecionar Adm, Master e Usuário e tres tableas diferente é isso?
O código será o mesmo do que uso para um só tipo de Cadastro de Senha?

Se é isso, creio que consigo fazer.
Caso não seja essa a lógica, pode postar algum exemplo para mim, por favor.

Um abraço

JJMF


ALEVALE 14/06/2012 14:08:23
#404152
Resposta escolhida
Não você está confundido o código do sistema com a lógica, vamos lá..
Você terá uma tabela (PERFIL) que você irá cadastrar os usuários XX1,XX2,XX3, cada usuário terá um perfil associado, correto até aqui ?
Quando o usuário XX1, for acessar o sistema o mesmo insere o usuário e senha, após a validação de login o sistema irá chegar o perfil do usuário, dai os menus estarão disponiveis de acordo com o perfil:

Vamos desenhar a tabela:
PERFIL

Usuário: Perfil:
XX1 MASTER
XX2 FUNCIONAL

Logica no sistema:
Após validar os dados de login no próximo form você valida o perfil:

If strPerfil= [Ô]MASTER[Ô] then
HABILITAMENUCADASTRO
ElseIF strPerfil=[Ô]FUNCIONAL[Ô] then
DESATIVAMENUCADASTRO.
Endif

E por ai vai, depois você pode criar um form que o usuário [Ô]TI[Ô] por exemplo irá cadastrar os demais usuários, senhas,e-mail etc, informações de usuários.
Caso por exemplo você precise alterar uma dado com o perfil FUNCIONAL por exemplo você pode criar um form de senha que a senha será validade apenas pelo usuário MASTER.

ALEVALE 14/06/2012 14:13:56
#404154
Eu acho que o que vc quer é igual aqueles sistemas que vimos muitos em supermercados, preciso cancelar o item 10, passa o crachá e digita a senha.
Se for isso é simples, você irá ter uma função quer irá validar a senha e usuário MASTER, quando precisar executar uma determinada chamada no sistema, você chama essa função.
Se retornar falso, usuário ou senha errado, caso contrário UPDATE no banco etc..
JMRF 14/06/2012 16:57:13
#404180
ALE VALE,

Você matou a charada sem ser preciso eu falar. Eu estou criando um programa para cadastro de clientes de um dentista, mas quando a secretária quiser alterar um recebimento ou data de vencimento ou valor, ou nº de parcelas para pagamento, ou nº o cartão de crédito, só o proprietário liberará para ela efetuar o lançamento. Ou seja terá uma senha para abrir o programa E OUTRA senha (essa MASTER) para não ter que fechar o programa, DEPOIS usar a senha MASTER para abri-lo novamente e após a alteração, fechar novamente o programa e abrir com a senha FUNCIONAL. Criarei dentro do Form onde se faz o Cadastro, inclusão, alteração, exclusão etc um botão onde ao clicar pede uma senha MASTER e após inserida e validada essa senha dá acesso à opção ALTERAR, EXCLUIR.

Abraço

JMRF
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas