CAMPOS OBRIGATRIOS
opa!!!
gostaria d saber q ferramentas,componentes,etc..para que alguns acampos sejam obrigatorios EX:nome,sobrenome,RG.,etc.e q quando nao preenchido um desses campos o cursor volte a ele indicando o campo nao preeenchido....
gostaria d saber q ferramentas,componentes,etc..para que alguns acampos sejam obrigatorios EX:nome,sobrenome,RG.,etc.e q quando nao preenchido um desses campos o cursor volte a ele indicando o campo nao preeenchido....
use o evento lostfocus
exemplo :
exemplo :
Private Sub txtRg_LostFocus()
If txtRg = "" Then
msgbox "Preencha o Campo RG.",vbOkOnly
txtRg.SetFocus
end If
End Sub
Complementando faça isso ou no lost do txt ou no botão gravar
eu particularmente prefiro no botão gravar
falo
eu particularmente prefiro no botão gravar
falo
Concordo com o amigo MILTONBARRETOS.
Eu faço no ato que o usuário clicar no botao Salvar...faço uma verificação nos campos obrigatorios, tipo:
if txtnome.text = empty then
msgbox "Campo obrigatorio"
txtnome.setfocus
exit sub
endif
E assim vai....vc pode colocar em todos os texts que vc quiser....
Eu faço no ato que o usuário clicar no botao Salvar...faço uma verificação nos campos obrigatorios, tipo:
if txtnome.text = empty then
msgbox "Campo obrigatorio"
txtnome.setfocus
exit sub
endif
E assim vai....vc pode colocar em todos os texts que vc quiser....
Faça a consisência na hora em que for salvar o seu registro.
Verificando os campos q são obrigatórios
Ex.:
If trim(txtnome.text) = "" then
msgbox "é necessário informar o campo nome",vbOkOnly
txtnome.setfocus
exit sub
end if
Verificando os campos q são obrigatórios
Ex.:
If trim(txtnome.text) = "" then
msgbox "é necessário informar o campo nome",vbOkOnly
txtnome.setfocus
exit sub
end if
Eu uso o evento VALIDATE da textbox.
Na inclusão de dados, se um campo é obrigatório, ou é uma data e o usuário digitou uma data inválida, ou se for um CPF ou CNPJ e o dÃÂÂgito não fecha. Testo na hora e dou a mensagem de erro usando o evento _VALIDATE.
CrÃÂÂticas no botão gravar eu faço tipo pesquisa se o cara já existe no BD, entre outras.
Erros nas textbox e obrigatoriedade de campos, prefiro testar na hora e dar a mensagem.
Exemplo do uso do _VALIDATE
VALIDATE é melhor que LOSTFOCUS porque se o usuário der ESC para cancelar o form (dentro de uma textbox com crÃÂÂtica), o evento VALIDATE não será executado, enquanto o LOSTFOCUS sempre será executado.
Na inclusão de dados, se um campo é obrigatório, ou é uma data e o usuário digitou uma data inválida, ou se for um CPF ou CNPJ e o dÃÂÂgito não fecha. Testo na hora e dou a mensagem de erro usando o evento _VALIDATE.
CrÃÂÂticas no botão gravar eu faço tipo pesquisa se o cara já existe no BD, entre outras.
Erros nas textbox e obrigatoriedade de campos, prefiro testar na hora e dar a mensagem.
Exemplo do uso do _VALIDATE
Private Sub txtNome_Validate(KeepFocus As Boolean)
' Nome Campo Obrigatorio
If txtNome.Text = "" then
MsgBox "Nome é Campo Obrigatório! ", VBExclamation
KeepFocus = True
txtNome.SetFocus
End If
End Sub
VALIDATE é melhor que LOSTFOCUS porque se o usuário der ESC para cancelar o form (dentro de uma textbox com crÃÂÂtica), o evento VALIDATE não será executado, enquanto o LOSTFOCUS sempre será executado.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas